TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia de Aprendizagem

Por:   •  12/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

A aprendizagem e o desenvolvimento das crianças dependem de uma série de fatores relacionados às experiências das crianças em seu ambiente. Por meio da observação, imitação, experimentação e estímulos recebidos, a criança vivencia diferentes experiências físicas, mentais e culturais para compreender melhor o mundo ao seu redor. Mas para que esse desenvolvimento seja concreto, o ambiente deve ser estimulante, desafiador e exigente para estimular os sentidos da criança (no bom sentido, claro!).

Todo aprendizado é carregado emocionalmente porque se dá na interação social, em um processo de vínculo. Considerando especificamente o aprendizado escolar, tecendo uma trama entre alunos, professores, conteúdos escolares, livros, escrita e muito mais. Eles não acontecem apenas no reino cognitivo. Há uma base emocional que permeia essas relações.

Na escola a criança precisa que o professor lhe ofereça atividades e recursos diversos para que ela possa se desenvolver em seu próprio ritmo. Cabe principalmente à escola como um todo estimular o deleite de aprender da criança e também à família reforçar o aprendizado adquirido na escola.

Portanto, a família, a escola e a sociedade desempenham um papel importante no ambiente educacional da criança quando se desenvolvem intelectualmente e  as necessidades emocionais das crianças também são mais exigentes. Consequentemente, a transmissão do amor inclui não apenas beijar e abraçar, mas também conhecer, ouvir, conversar e admirar a criança. Dependendo da idade é importante ir além dos limites naturais do afeto para praticar mais ações cognitivas ao nível da linguagem, por exemplo. Garanta sempre a interação contínua, respeite o tempo de cada criança, equilibre os estudos, os jogos e as interações eletrônicas, estimule a curiosidade e o incentivo e, acima de tudo, nunca deixe de viver para cuidar das crianças; Integre-os.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com