TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Position Paper

Por:   •  21/10/2015  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Luterano de Manaus[pic 1]

Disciplina: Processos Básicos em Psicologia

Position Paper: A cognição e a afetividade no processo de aprendizagem – Teoria de Henri Wallon

Docente: Cleice Mara Coêlho

Discente: Viviane Correia da Costa

Manaus- AM

2015

Position Paper do Artigo:  A cognição e a afetividade no processo  de                                  aprendizagem.

Teoria de Wallon

O artigo relatou sobre vários fatores no que se refere a afetividade e a cognição no processo de aprendizagem e essa proposta parte do princípio de que aprender implica em compreender o ser humano que tem história de vida e ao mesmo tempo é sensível para adquirir novas experiências. Seguindo este raciocínio é feito uma abordagem sobre a importância do afeto e a cognição no decorrer do aprendizado, fundamentando-se em teóricos que se aprofundaram e pesquisaram sobre essa relação. Para compreender porque a questão da afetividade interfere no processo de aprendizagem é preciso passear na teoria de Wallon, Vygotsky e o Piaget, ambos relatam sobre esse processo de interação subjetiva. Atualmente é feita uma reunião de aspectos na tentativa de superação no processo de aprendizagem e é feito um estudo de mecanismos cognitivos no momento de aprender, uma das três teorias sobre este estudo atraiu minha atenção que é a de Henri Wallon.

Frase  de Henri Wallon:

“A criança responde as impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas”

Wallon não foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa, dizia que reporvar é sinônimo de expulsar e excluir, ou seja, “a própria negação do ensino”. E passa por cinco estágios de desenvolvimento: o impulsivo emocional, o sensório motor e projetivo, personalismo, estágio categorial e estágio da adolescência.

As emoções para Wallon, tem papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e percepctível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.

A teoria de Henri Wallon afirma que a afetividade surge antes da inteligência do indivíduo e que o homem é fruto da sua forma de entender o todo. A ação do outro sobre a criança e as interações da criança com os outros tem importante papel em sua teoria, ele atribui às emoções um papel de primeira grandeza na formação da vida psíquica. Em cada fase do desenvolvimento, tanto os aspectos afetivos como os cognitivos ele afirma que são elos, o que significa dizer que a afetividade depende, para evoluir, de conquistas efetivadas no campo da inteligência, haja vista que o ser humano é um ser afetivo e que a criança recebe influencia e é influenciada e tem seu desenvolvimento psíquico marcado pelo meio social. Wallon assinalou o aspecto social da afetividade se desenvolve a partir das emoções, para ele o meio social e os processos afetivos e cognitivos possuem uma estreita relação sendo assim a aprendizagem se forma no convívio com o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com