TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Position Paper "O MONGE E O EXECUTIVO"

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 5

Position Paper

"O MONGE E O EXECUTIVO"

O objetivo deste position paper é alguns itens da obra O Monge e o Executivo. Uma história sobre a essência da Liderança, escrita por James C. Hunter. O livro visa proporcionar uma analise sobre as colocações do autor sobre liderança. A obra traz a história de John Daily executivo, casado pai de dois filhos que não esta tendo bons resultados com a vida que leva tanto nos aspectos profissionais quanto familiares, e que depois de uma conversa com sua esposa decide viajar para um mosteiro, esperando que neste lugar encontre uma solução para os seus problemas, Leonard Hoffman um executivo famoso que vive nesse mosteiro será o professor de John nessa jornada de conhecimento e reflexão, no mosteiro John irá descobrir o verdadeiro significado da palavra liderança, vai entender qual o verdadeiro papel de um líder servidor, quais são as suas características, o amor ágape e quem foi e é um exemplo perfeito de liderança.

O autor faz referência sobre o verdadeiro significado da palavra liderança, ele a designa como uma habilidade de conduzir pessoas, demonstrando que um grande líder sabe guiar sua equipe, não apenas pelo fato de ser o chefe, mas porque sua equipe confia nas suas escolhas e no seu poder de liderança. No que concerne o termo liderança podemos estabelecer que “é a habilidade de fazer com que as pessoas trabalhem entusiasmadas para obter objetivos comuns a todos” (RIQUE, 2008). Liderar é fazer com que as coisas sejam desenvolvidas através das pessoas, por isso um líder deve exercer relações interpessoais com seus liderados,  para que se possa formar um líder, ele deve possuir uma característica muito importante: a motivação, esta faz com que o grupo atinja resultados eficientes, porque os obstáculos não  são superados sem motivação.

Um bom e verdadeiro líder servidor apresentado pela obra de Hunter não é aquele que impõe regras e dita ordens, o papel do líder é fundamental para gerenciar um grupo de uma empresa. E ele é quem dirá qual o melhor caminho que levará a empresa para o sucesso, sendo ele um guia servindo de exemplo para os seus liderados, pois “o líder é aquele que vê mais longe do que os outros” (LEROY, 1993), sendo ele capaz de alcançar ótimos resultados através do empenho da sua equipe, servindo-os, abraçando as necessidades dos outros quando necessário, os repreendendo-os quando preciso, principalmente incentivando e fazendo prevalecer a harmonia do grupo.

Ações como ouvir e tratar são algumas das formas de prestação de serviço do líder para com os seus liderados, elas fazem parte das principais habilidades características de um bom líder servidor. Ouvindo se tem a oportunidade de dar atenção ao grupo, podendo suprir as dificuldades dele para que possa alcançar o perfeito desenvolvimento das atividades, fazendo com que a equipe se sinta valorizada pelo líder, assim crendo que o trabalho em grupo é de suma importância.  Independente da camada que se ocupa ou do salário que recebe em uma empresa deve-se tratar a todos exatamente iguais da mesma forma que gostaria de ser tratado, pois, “você é tratado da maneira como ensina as pessoas a tratá-lo” (DYER, 1978) para que desta forma se ganhe o respeito, admiração e colaboração para a construção de relacionamentos saudáveis.

Quando o autor fala sobre o amor ágape, apresenta que o amor também é uma definição de liderança, conceitua o como sinônimos, isto é, quando um líder demonstrar ter paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade e compromisso, ou seja, “quem ama lidera; quem não ama apenas chefia, dá ordens” (OLIVEIRA, 2003). O autor mostra aos leitores que enquanto o líder tiver o amor ágape saberá ele conduzir os empregados tomando decisões diretas que beneficie a todos. Estas são virtudes importantíssimas, que colabora para melhor relação entre o líder e o liderado, assim o relacionamento entre toda a equipe cresce em busca do mesmo objetivo e a recompensa do líder será ser reconhecido pelo seu mérito, carisma e principalmente a alegria de saber que juntos alcançaram ótimos resultados, grandes exemplos de conquista de resultados mediante o amor ágape são Jesus Cristo, Madre Teresa, Gandhi e Martin Luther King.

        Hunter na obra faz referência a Jesus Cristo como o maior líder de todos os tempos, aquele que jamais necessitou cursar o ensino superior e nem ocupar um cargo administrativo dentro de uma empresa para conquistar respeito, admiração e seguidores. Ele carregava consigo todas as características de liderança que muitos líderes precisam ou almejam. Tendo sido ele capaz de influenciar as pessoas de 2.000 anos atrás como as de hoje com certa finalidade.

 Jesus Cristo na obra de Hunter é reconhecido pelo exemplo de liderança, pelo simples fato de ser um líder que sabia servir, Cristo como líder tinha plena convicção quanto a melhor saída e a melhor maneira para que seus liderados obtivessem sucesso e salvação, mesmo sendo superior recebeu a todos com consideração, seu bom exemplo era constante não só em palavras, mas também em ações, e “seu tipo de liderança era caracterizado por ação e não por posição” (NAVARRO, 2012) pressupondo que o guia tem trabalhar incansavelmente em relação a seus objetivos, sempre tomando a frente e assim foi que Jesus Cristo, levou juntamente com seus discípulos a mensagem de seu Pai para muitas pessoas, atraindo muitos seguidores até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com