TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Visão Sobre Conceito de Serviços: Position Paper

Por:   •  28/9/2016  •  Artigo  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC Centro de Ciências da Administração e Sócioeconômicas – ESAG Mestrado em Administração

Autor: Gisele Medeiros Kettes

Uma visão sobre conceito de serviços

KON, Anita. Economia de serviços: teoria e evolução no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

A autora conceitua e classifica as atividades de serviço como sendo muitas variáveis, e as definições quanto as diferenças diversificadas. O setor prima, pela hetereogenidade, a pluralidade de visões e de interpretações. A análise mais tradicional confrontada com a evolução das teorias mais atuais ,nos reporta a uma abordagem mais contemporânea à respeito da características dos serviços e de como são classificados.

Verifica-se devido a essa diversificação nas análises teóricas, conforme o enfoque e entendimento dos autores citados (Kon,2004), em alguns casos a visão é mais centrada em fatores de oferta, enquanto outros, focam nos fatores de demanda, e que até os dias de hoje é objeto de questionamentos promovendo assim debates e analogias inesgotáveis entre estudiosos do assunto.

No âmbito da visão mais tradicional a circulação econômica que produz riqueza material é a parte produtiva(bens e produtos), no que se refere a serviços o conceito e a classificação era posicionado como consumo improdutivo, e nessa última afirmação, segundo os tradicionalistas não participavam da acumulação de riquezas. Além de improdutivas, as atividades de serviços eram consideradas de baixa rentabilidade.

Os autores nessa época davam pouca importância a questão de serviços, até porque o serviço era consumido ao mesmo tempo que era produzido, foi dessa concepção que surgiu a afirmação que era improdutivo. E nesse momento histórico, o foco principal basicamente do funcionamento da economia capitalista, era baseado essencialmente na produção industrial.

Segundo a teoria de Marx "... as atividades econômicas se voltava as evidências da criação e acumulação de riquezas por parte das atividades em forma tangível(bens e produtos)". A produção tangível considerada como oposta das fontes intangíveis(serviços). Serviços eram vistos nessa teoria tradicional como parte residual em relação ao global. As atividades de serviços eram denotadas como intangíveis e de inerte, menos produtividade.

As transformações econômicas de um modo geral sofreram significativas mudanças no sec.XXI, o mundo está em constante evolução propiciando uma nova era, na forma e no direcionamento do mercado econômico a visão e o conceito sobre o tema: serviços, vem evoluindo dia-a-dia na economia, devido a vários fatores que influenciam de forma efetiva. Nesse caso podemos citar a globalização, a tecnologia, e a informação que chegam cada vez mais rapidamente e transparente ao consumidor, e esse por sua vez, cada vez mais exigente, em função de ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com