TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidades E Limites No Campo Pedagogico

Trabalho Universitário: Possibilidades E Limites No Campo Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS

CURSO: PEDAGOGIA – 4º PERÍODO

PROFESSORA: SANGELITA M. FRANCO MARIANO

ALUNO(A):Kellen Cristina Pires

Síntese reflexiva a respeito das discussões sobre os limites e as possibilidades no âmbito do trabalho pedagógico nas instituições de educação infantil.

Vivemos num período que tem se destacado pela introdução de reformas em vários campos educacionais. Pode–se afirmar que as mudanças especificamente relacionadas à educação infantil estejam talvez entre as mais relevantes. A preocupação com as crianças pequenas e sua educação, ao longo do processo de expansão recente das creches e pré–escolas, já obteve avanços consideráveis no campo da pesquisa que precisam ser incorporados tanto internamente à área, quanto à arena mais ampla das questões educacionais O grande impacto proporcionado pela ampla distribuição do Referencial Curricular para a Educação Infantil em todo o país, coloca em evidência os vínculos entre política, currículo e práticas educacionais. Nesta perspectiva, o conhecimento e as pesquisas também revelam que não são neutros, necessitando do debate e das polêmicas para avançar, assim como para promover, por parte dos profissionais, uma recepção qualificada das propostas, resultando, efetivamente, em medidas que respeitem os direitos das crianças e possam contribuir quantitativa e qualitativamente para a melhoria do atendimento. As questões sobre as condições do ambiente a razão adulto e criança, a adequação de espaço físico, a formação de vinculo do educador e a rotatividade do profissional da creche ocasionada em grande parte por sua baixa remuneração e a própria formação do professor pode interferir e muito na aprendizagem, o cuidado precisa considerar, principalmente as necessidades das crianças , que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do ensino que estão recebendo. A criança tem que ser compreendida como um ser capaz de participar de diversas mudanças estando sempre em fase de construção e processo de humanização tornando assim mais um ser social. Nas escolas da área infantil os alunos devem participar de momentos de brincadeira, como parte da construção do conhecimento assim, sendo adquirido através de suas interações tornando assim a educação prazerosa onde o professor se torna mediador e facilitador do aprendizado. Contudo as escolas de educação infantil não podem se limitar num espaço somente de guarda e zelo dessa criança e sim um lugar onde a criança tem outros meios de aprendizagem.

Dentro de um contexto em que o professor educa a criança e a criança com outra criança desenvolve a aprendizagem através dessa rica mediação, e sempre o professor ter por traz de cada brincadeira ou jogo objetivos a serem alcançados.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »