TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino introdução a docência - unip interativa

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  2.335 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Interativa

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Aluno: Luciano Nunes Vera e Silva

RA: 1701992

Polo Jundiaí

2017

Sumário

  1. Reflexões referentes aos 13 textos
  1.  Educação? Educações: aprender com o índio
  2.  O fax do Nirso
  3.  A História do Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
  4.  Uma pescaria inesquecível
  5.  A folha amassada
  6.  A lição dos gansos
  7.  Assembléia na Carpintaria
  8.  Colheres de Cabo Comprido
  9.  Faça parte dos 5%
  10.  O Homem e o Mundo
  11.  Professores Reflexivos
  12.  Um Sonho Impossível?
  13. Pipocas da Vida

  1. - Reflexões sobre os 13 textos
  1. Educação? Educações: aprender com o índio

A educação está em todos os momentos de nossas vidas, mas realmente é necessário imaginar uma forma de sabermos qual educação queremos para nós e nossos filhos. Hoje em dia encontramos diversos tipos de educações nas escolas e com valores bem diferentes. Às vezes penso se vale a pena continuar buscando todos estes ensinamentos e ascensão na carreira ou se vale a pena voltarmos às origens e viver como nossos avós. O índio tem razão, deixamos de aprender muitas coisas valiosas e aprendemos coisas que não nos dá condição de sobrevivência. No meu caso, sou engenheiro com 3 especializações e estou desempregado, se tivesse aprendido a cuidar do campo tenho certeza que estaria trabalhando.

  1. O fax do Nirso

O mercado de trabalho não exige diversos diplomas ou múltiplas especializações, no meu modo de pensar, os profissionais tentam se diferenciar por si próprios numa tentativa de ficarem cada vez mais atrativos ao mercado de trabalho, sem perceber que isto virou um círculo vicioso, onde todos estão buscando a mesma coisa, ficando assim cada vez mais difícil. Acho que algumas atividades deveriam ter um teto de graduação ou cursos, quantas vezes ouvimos casos de bons funcionários que foram promovidos, não deram certo como chefes e não puderam voltar ao cargo anterior.

  1. A História do Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

O debate é a melhor forma de encontrarmos o melhor entendimento das situações. Mesmo temas que dizem ser indiscutíveis, como a Matemática, podem existir formas diferentes de se chegar ao mesmo resultado. O professor deve sempre apresentar o tema na forma mais verdadeira possível e colocar algumas possibilidades para que o aluno perceba as diferenças entre as conclusões possíveis. Às vezes me questiono sobre a Bíblia, ou até mesmo sobre a História da Humanidade, será que tudo foi escrito da forma que aconteceu? Será que não foi escrito de forma a melhorar a estória pelo lado do narrador? Como dizia meu avô: toda estória tem mais de uma versão, basta mudar o narrador.

  1. Uma pescaria inesquecível

A Ética é um dos pilares da sociedade, como podemos garantir que a população está aprendendo a “soltar o peixe” senão for algo abrangente como ensinar na escola desde cedo. Lembro-me de uma disciplina que tinha no meu tempo, a Moral e Cívica, tão importante para uma geração inteira. Creio que este tipo de ensinamento é retirado da grade curricular propositalmente para deixar as pessoas menos entendidas e diminuir a quantidade de questionamento sobre as condutas que vemos hoje na política. Vejo muita gente dizendo que algumas condutas vergonhosas na política tem que ser assim mesmo senão são expurgados. Ora, é assim que queremos mudar alguma coisa? O menino poderia muito bem pegar o peixe e ficar quietinho, mas como seria sua vida sem o exemplo do pai para se lembrar? Lembro-me quando fomos pescar com meu pai em um riacho em Caldas-MG. Tínhamos varas de pescar lambaris, eu e meu irmão ficamos bem perto um do outro ao longo do riacho, pescávamos peixes e colocávamos em uma sacolinha cada um. Em determinado momento, meu pai me surpreendeu pegando peixe na sacolinha do meu irmão e colocando na minha, pois havia uma certa disputa em quem pegaria mais peixes e certamente não queria perder. Meu pai foi duro com a questão, na época não entendi, mas além de encerrar a brincadeira imediatamente e tomar uns tapas, fiquei de castigo por uma semana, sem brincar e sem sair de casa, somente de casa para escola e vice versa. Que bom que eu também tive uma pescaria inesquecível.

  1. A folha amassada

Qualquer ação gera uma reação, por menor que seja sua fala ou atitude em relação a outra pessoa gera um dano irreversível, seja para o bem ou não, este “dano” será irreversível. Temos sempre que tomar cuidado com o que falamos ou ensinamos para os que convivem conosco. Quando multiplicadores ou doutrinadores os cuidados devem ser redobrados, pois estamos gerando “danos” em diversas pessoas de uma só vez e certamente o impacto gerado em uma pessoa é diferente da outra, portanto temos que entender as pessoas antes de pensarmos em ensinar questões ideológicas principalmente. Meu avô dizia que temos duas orelhas e uma boca, então que precisamos ouvir mais e falar menos. Nesta frase tem um ensinamento que reflete um pouco a questão do aluno problema, precisamos entender o problema do aluno, ouví-lo e só depois criar uma abordagem adequada.

  1. A lição dos gansos

Em toda a minha carreira como gestor de grandes indústrias houve a busca por ser um líder cada vez melhor. Descobrir quem pode ser um líder ou quem vai ser sempre liderado, entender seus conhecimentos, habilidades e aptidões e planejar desenvolvimento pessoal com treinamentos internos e externos, dependendo das carências de cada um, já é um tremendo treinamento como professor. O difícil são aqueles que mesmo com todas as abordagens de entendimento e ensinamentos que proporcionamo-lhes, ainda se esforçam no sentido contrário. Será que são casos perdidos realmente ou as abordagens teriam que ser mudadas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (980.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com