TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino introdução a docencia unip

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.802 Palavras (16 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 16

1 Introdução

Neste trabalho em grupo da disciplina de Pratica de ensino: Introdução a docência, os alunos devem ler os 13 textos designados e fazer um trabalho de reflexão de cada um deles, analisando a relação aluno e professor.

2 Reflexões

2.1 Educação? Educações: aprender com o índio.

Referente ao texto: Vimos que ninguém escapa da educação, porem em determinados lugares existes diferentes tipos de cultura, como é o caso apresentado, no mesmo, fica claro diferenças de pensar e agir entre índios e colonizadores, o que nos leva a perceber que não existe apenas uma única forma de educar ou um único modelo de educação.

Neste contexto vimos que nossa primeira educação vem de casa, os pais, irmãos, tios, avós são os primeiros a nos ensinar regras gerais de comportamentos, maneiras corretas de se alimentar, como se vestir, sobre a higiene pessoal, ou seja, tudo que sabemos, visto que até mesmo o andar e falar nos foram ensinados, ou seja, a educação é um processo natural.

Outro ponto a ser comentado refere-se ao fato visto anteriormente onde vimos os diferente tipos de cultura e para cada cultura existe um tipo de educação ambas se complementam, uma vez que a educação é uma fração do modo de vida exercido pelo grupo social, neste caso índios e colonizadores. Os índios educam seus filhos a serem caçadores, guerreiros, construir cabanas, entre outros afazeres, ou seja, ensinam o que ser útil ao convívio e para suprir a necessidade de sua cultura. Por outro lado, a educação que um colono tem será inútil, para a convivência em uma aldeia. Neste caso a falta de educação para a vida em uma aldeia.

Quando os índios recusam a educação dos colonizadores eles estavam valorizando sua cultura, existem povos que submetem e dominam outros com a educação e a educação oferecida pelos colonizadores não serviam para servia para os índios pois ambos tinham conceitos diferentes a respeito da educação.

A educação no Brasil apresenta algumas características próprias de países em desenvolvimento, entre ela a desigualdade na distribuição de renda e deficiência no sistema educacional. Não é possível o aumento de renda há pessoas sem formação profissional, por outro lado, a solução não é apenas o abrir a porta das escolas. (revista.usp JOSÉ GOLDEMBERG). Soluções para tal situação seria uma melhor politica educacional onde o profissional seria melhor remunerado, e estimulados a especializações, escola em condições físicas para atender os alunos e a comunidade, informatização e aumentos das escolas técnicas.

A Constituição Federal de 1988, no capítulo próprio da educação. A educação básica é um conceito, definido no art. 21 como um nível da educação nacional e que congrega, as três etapas que estão sob esse conceito: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. E o art. 22 estabelece os fins da educação básica: A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. A missão da educação em outras palavras é formar os educandos para assumirem seus papeis sociais.

2.2 O fax do Nirso

O mercado de trabalho exige de seus funcionários não só a eficiência, técnica e objetividade, mas também rapidez, criatividade e diversidade para serem compatíveis ao mesmo tempo produtivos e financeiramente viáveis a empresa, há por tanto a necessidade da qualificação para o trabalho, através de cursos profissionalizantes, faculdades e especializações.

Deste modo a educação está abrindo as portas para o mercado de trabalho que é muito competitivo devido a expectativas que as empresas criam a respeito de seu potencial, assim, quanto mais diplomas, mais qualificado. Porem no texto apresentado o que teve mais valor foi o saber e Nirso, e ele era um excelente vendedor, tem coisas que não se aprende na escola. O que nos leva a outra reflexão, qual era o grau de instrução que Nirso tinha, e onde ele estudou.

Para esta questão levantada devemos analisar a qualidade e ensino no Brasil, segundo pesquisa no Brasil Escola verificou que: são muitos os problemas que a educação brasileira apresenta especialmente na educação publica. Em setembro 2006, um grupo de empresário e políticos, com a participação dos meios de comunicação lançou um projeto denominado Todos pela Educação.

Hoje no Brasil 97% dos estudantes com idade entre 7 e 14 anos se encontram na escola;

Para cada 100 alunos que entram na primeira serie somente 47 terminam o 9º ano na idade correspondente, 14 concluem o ensino médio sem interrupção e apenas 11 chegam à universidade; 61% dos alunos do 5º ano não conseguem interpretar textos simples. 60% dos alunos do 9º não interpretam textos dissertativos; 65% dos alunos não dominam o cálculo, 60% dos alunos do 9ºnão sabem realizar cálculos de porcentagem.

O Brasil tem um grande desafio na área da educação: melhorar a qualidade do Ensino Médio. O governo admite que essa é a etapa que mais precisa melhorar. O Índice da Educação Básica mostrou que o Ensino Médio piorou em 13 estados. (Bom dia Brasil 08/09/2014)

Apesar do mercado de trabalho exigir um profissional qualificado será bem provável que encontraremos alguns Nirso disputando vagas de emprego.

2.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire 2002.Pedagogia da Autonomia – Saber Necessário à Pratica Educacional 25º Edição Editora Paz e Terra S/A

Nesta frase de Paulo Freire, encontramos a essência da educação, a construção do conhecimento, que visa criar condições para que ocorra o aprendizado, que se difere do simples decorar formulas e teorias proposta pelo docente. Não existe uma verdade absoluta e ao educar não podemos ignorar o saber do educando. A construção do saber envolve pesquisas e discursões, mas acima de tudo o educando deverá identificar as oportunidades para a aplicação deste novo conhecimento em seu dia-dia, ou seja, o aprendizado deve ser utilizado. É valido lembrar que em determinados problemas da matemática, muitas vezes existe mais de uma maneira resolve-lo, os educandos deveram usar seus conhecimentos, para este fim.

No texto: A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão lobo), o lobo foi ignorado, provavelmente por ser lobo, a minoria e sem voz, consequentemente ele foi excluído, sua verdade não foi percebida e o fim dele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com