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Praticas Profissionais

Por:   •  18/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  31 Visualizações

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CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG – CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

JOÃO ANTONIO SILVA

JOYCE ANDRÉA DE ABREU

MATHEUS BATISTELLA MATTOS

PROJETO DE PRATICAS PROFISSIONAIS: DESPORTO ESCOLAR

CIRCUITO DESAFIOS E EMOÇÕES

CASCAVEL

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAG – CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

JOÃO ANTONIO SILVA

JOYCE ANDRÉA DE ABREU

MATHEUS BATISTELLA MATTOS

PROJETO DE PRATICAS PROFISSIONAIS: DESPORTO ESCOLAR

CIRCUITO DESAFIOS E EMOÇÕES

        

Projeto apresentado à disciplina de Praticas Profissionais: Desporto Escolar como requisito para obtenção de nota parcial e aprovação semestral no Curso de Educação Física pelo Centro Universitário FAG.

Professora Me.  Dirleia Aparecida Sbardelotto Castelli. 

CASCAVEL

2022

SUMÁRIO

1. DADOS GERAIS OU IDENTIFICAÇÃO

4

2. JUSTIFICATIVA

5

3. OBJETIVOS

6

4.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

7

5. ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS

9

6. METODOLOGIA

12

7. CRONOGRAMA DO PROJETO

13

8. RECURSOS E MATERIAIS UTILIZADOS

16

9. RESULTADOS ESPERADOS

17

10. REFERÊNCIAS

18


1. DADOS GERAIS OU IDENTIFICAÇÃO

PROPONENTES: João Antonio Silva, Joyce Andréa de Abreu, Matheus Batistella Mattos.

TEMA: Circuito com atividades lúdicas.

LOCAL: Colégio Estadual Jardim Consolata (colégio público), localizado no bairro Jardim Consolata, na cidade de Cascavel – Paraná.

PUBLICO ALVO: Alunos do 6 e 7 ano, na faixa etária entre 10 a 12 anos, no período vespertino.

ESPAÇO FISICO: Será realizado na quadra do colégio.

DURAÇÃO: 1 vez na semana durante um mês.

EQUIPE DO PROJETO: Integrantes do grupo e professores Helysson e Debora.


2. JUSTIFICATIVA

A implementação de atividades lúdicas através do projeto proposto sem dúvida é de extrema importância, principalmente em um colégio público de baixa renda. Essa abordagem se baseia na compreensão de que crianças em situação socioeconômica desfavorável muitas vezes enfrentam desafios adicionais em seu desenvolvimento motor, cognitivo e social.

Por meio do projeto, os alunos têm a oportunidade de explorar e desenvolver seus domínios, visto que as atividades previstas proporcionam um ambiente seguro e inclusivo e também estimulam o prazer pela prática da Educação Física, promovendo a adesão e a continuidade das atividades físicas futuramente.

Portanto, a implementação de atividades lúdicas na aula de Educação Física é uma forma eficaz de promover o desenvolvimento integral dos alunos, proporcionando-lhes um ambiente estimulante e prazeroso, contribuindo para a formação de cidadãos mais saudáveis, autoconfiantes e socialmente habilidosos.

3. OBJETIVOS

  1.  OBJETIVO GERAL

Promover o desenvolvimento integral dos alunos por meio de atividades lúdicas que estimulem seus domínios.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aprimorar o domínio psicomotor através de exercícios que trabalham lateralidade, espaço, tempo e consciência corporal;

Aplicar atividades cognitivas que buscam melhorar e desenvolver a atenção e a criatividade dos alunos.

Permitir que os alunos possam se aproximar dos seus colegas, conhecendo melhor uns aos outros através das atividades sociais.

Demonstrar a importância das relações interpessoais com os colegas da atividade.

4.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 PRINCÍPIO DA LUDICIDADE

No estudo histórico da ludicidade,

o lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". Se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo (ALMEIDA, 2007, p.16).

Portanto, entendemos que a ludicidade se tornou muito mais que apenas brincar ou jogar. É uma atitude que professores precisam ficar atentos, para que sua prática tenha impacto no universo da criança. Segundo MODESTO (2014, p 1-2), “o aspecto lúdico torna-se importante instrumento na mediação do processo de aprendizagem, principalmente das crianças, pois elas vivem num universo de encantamento, fantasia e sonhos onde o faz de conta e realidade se mistura, favorecendo o uso do pensamento, a concentração, o desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de construção do pensamento”.

De acordo com Negrine (2001, p.28), “o comportamento lúdico não é herdado e sim adquirido por meio da aprendizagem”. Nesse sentido, apesar da aprendizagem lúdica ser normalmente atrelada ao ambiente escolar, ela não ocorre, segundo o autor, unicamente na escola, mas em quaisquer ambientes que possam gerar mediações pedagógicas. Logo, segundo ele, “a atividade lúdica serve de mediação entre o mundo racional e o mundo simbólico, mundos nos quais se insere todo o comportamento humano” (2001, p.29).

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