TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Práticas Profissionais Pedagogia

Por:   •  6/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

PEDAGOGIA – 2014/02

RELATÓRIO E PESQUISA DE PRÁTICA PROFISSIONAL –

E.E.F SÃO CRISTÓVÃO

ALUNO: EMERSON OLIVEIRA FORNARI

Relatório e Pesquisa de Prática Profissional – E.E.F. São Cristóvão

Apresentado à UTA – Fundamentos Pedagógicos no Curso de Pedagogia

Tutor Local: Valéria F. Paz Burato

Polo de Apoio EAD - Criciúma - SC

CRICIÚMA SC – 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................04

2. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – CURSO PEDAGOGIA ..............05

3. ANÁLISE DOS DADOS LEVANTADOS..........................................................05

4. ENTREVISTAS PROFESSORES PEDAGOGOS...........................................06

5. ENTREVISTA COM DIRETOR(A)...................................................................07

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................08

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................08

1. INTRODUÇÃO

Sabemos que para se ter um melhor resultado no processo de eno aprendizagem é necessário que o professor lance mão de diferentes recursos didáticos, pedagógicos e contextos formais e/ou não formais de educação o que enriquece e muito a maneira de conduzir o processo educativo dos alunos.

O presente relatório é resultado da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica – Materiais Didáticos, da Unidade Temática de Aprendizagem: Curso de Pedagogia .

Temos como objetivo compreender que a atuação do profissional da Educação no contexto do dia-a-dia na Escola e sua forma de ingresso no campo de atuação, nas formas de organização e produção do trabalho escolar e nas perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional, e ainda analisar a importância do uso de materiais didáticos como ferramenta de apoio do processo de ensino aprendizagem. Buscamos ainda propiciar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para o processo de ensino aprendizagem; refletir sobre a prática pedagógica; atuar como intelectual crítico na contextualização sociocultural de suas aulas e na transformação social mais ampla; saber trabalhar com as ferramentas e recursos que se referem aos conteúdos e recursos didáticos.

Como procedimento metodológico foi adotada conversas com professores e alunos, pesquisas na internet, tendo como embasamento, Libâneo, J.C. Gestão e Organização da escola: Teoria e Prática, livro base de nossa pesquisa.

Após a realização da pesquisa elaboramos este relatório, o qual descreve aspectos importantes sobre a utilização de materiais didáticos e acreditamos que servirá como subsídio para outras diversas pesquisas sobre o tema, contribuindo ainda para a reflexão sobre a importância dos materiais didáticos e estimular a aprendizagem do aluno.

2. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL CURSO DE PEDAGOGIA

Segundo o dicionário Houaiss Conciso, educação é “processo para o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano”.

No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos.

A educação não tem uma fórmula pronta a seguir, a fórmula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os nossos educandos, estes por sua vez têm seus conhecimentos prévios que devemos levar em consideração para acrescentar nessa “fórmula” do educar, inserir a história da comunidade no currículo da escola para que estas se incluam na educação trazendo assim motivação necessária ao processo de ensino-aprendizagem.

“Educação é um processo contínuo que orienta e conduz o indivíduo a novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões, dentro de suas capacidades”.

Pesquisar é um processo que objetiva entrar em contato com realidades desconhecidas ou pouco conhecidas, revelando suas características e peculiaridades, observando critérios específicos e com uma metodologia de trabalho. O ato de pesquisar se confunde com as ações visando conhecer o mundo, pois pesquisar é especular, buscar, inquirir, questionar e, finalmente, conhecer.

3. PESQUISA DE CAMPO – ANÁLISE DOS DADOS LEVANTADOS

A escola E.E.F. São Cristóvão é de caráter integral funcionando dás 08:00 às 17:00h e das 13:00 às 17:00h. Sendo somente de ensino Fundamental de 1º a 9º ano e foi fundada em 1965. Escola se caracteriza pela Inclusão e tempo Integral, também é Escola referência no Polo Sul, contando com um total de 207 alunos de 06 até 14 anos, tendo ainda classes específicas para alunos especiais(cegos e surdos).

As famílias contam com média de 4 pessoas, a maioria tanto Pais como Mães trabalham no Comércio e são de classe média urbanos, muitos alunos(as) vivem com os avós. A Escola possui infraestrutura completa, sendo 11 Salas de aulas, Campo de Futebol, Quadra poliesportiva, Parque Playground, Laboratório de Informática com 18 computadores, alunos possuem tanto apoio de Professores como de Pedagogos. A Escola ainda mantém parceria com a Acic, são realizados Eventos em integração com a Comunidade em geral. Eventos no Salão de Festas da Igreja São Cristóvão. Principais eventos são em Julho e Dezembro para mostrar o trabalho da Escola e se integrar com a comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com