TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preencher O Quadro

Casos: Preencher O Quadro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Ano/época Marco Histórico Escolarização Alfabetização

Década de 40

Século XX Foi a época que intensificaram a democratização. A escola passou a receber muitos alunos .

Até os anos 80 quando a organização por ciclo começou a ser introduzida no Brasil a primeira serie correspondia a série de alfabetização somente os aluno considerados alfabetizados passaria para segunda serie.

As criança que não sabia ler e escrever não passavam para a segunda serie ou seja a cada 1 mil criança no brasil cursando a primeira série apenas 449 passaram para a segunda serie menos de 50%das criança no brasil rompe a barreira da primeira série ou seja aprenderam a ler e escrever onde a alfabetização seria uma representação de fonemas em grafemas(escrever)e de grafemas em fonemas (ler).

Na década de 80 a alfabetização se fazia dos métodos hoje considerado irracionais foi a partir da metade dos anos 80 que se passou a questionar seus fundamento e suas eficiência . Tradicionalmente a perspectiva psicológica foi dominada pela ênfase nas relações entre inteligência (QI) e alfabetização e nas relações entre os aspecto fisiológico e neurológico e os aspecto psicológicos da alfabetização. A alfabetização era um processo de compreensão , expressão e significado por meio de código escrito ,não era considerado alfabetizado a pessoa que não fosse capaz de decodificar símbolos visuais em símbolos sonoro.

Anos 90 do século

XX até o inicio do XXI A cartilha vinha sendo desde o século XX o material fundamental para o desenvolvimento do processo de alfabetização foi a parti dos anos 90 do século XiX as cartilha por ferirem os principio da psicogênese da língua escrita passou a sofre diversas criticas e foi substituída por novos materiais didáticos denominados livro de alfabetização . O processo de alfabetização seus condicionantes sociais ,culturais e políticos tem importantes repercussões no problema dos métodos de alfabetização particularmente cartilha da definição de pré requisito da preparação para a alfabetização e para preparação de alfabetizadores A questão dos métodos alfabetizador que tanto vem polarizando as reflexões sobre a alfabetização será insolúvel enquanto não se aprofundar nas diversas facetas do processo de alfabetização e não se buscar métodos e procedimentos mais eficaz para o processo de ensinar a ler e escrever.

Século XXI até o dia atuais Em janeiro de 2003º MEC anuniou que a alfabetização de jovens e adulto seria um prioridade para o novo governo federal .Para isso foi criada a secretaria extraordinária do analfabetismo durante o mandato de quatro anos do governo lula. Há alguma década acreditavam-se quando terminava a graduação o professor estaria apto para atuar na sua área o resto da vida. Hoje em dia a realidade é diferente principalmente para profissional docente este deve estar ciente que sua formação não e permanente ele deve esta sempre atualizado Nos dias atuais os problemas permanece a diferença e apenas que hoje os alunos não rompe a barreira do primeiro ciclo que substitui a primeira serie como a etapa de alfabetização ou no caso do sistema que optam pela progressão continuada e passam para o ciclo seguinte mesmo não alfabetizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com