TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparando a humanidade para o futuro

Tese: Preparando a humanidade para o futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Preparar a humanidade para o futuro é um objetivo de todos, foi por esse motivo que a Agenda 21 foi criada. Ela nada mais é que um programa de desenvolvimento sustentável e é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente.

Neste trabalho procuraremos explicar de forma clara desde a história da Agenda 21 até os objetivos e atividades deste maravilhoso projeto que se for devidamente obedecido trará grandes benefícios para a humanidade.

2. AGENDA 21

2.1- AGENDA 21 GLOBAL

A Agenda Global 21 foi concebida a partir de um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que ação humana impacta o meio ambiente. Constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de orientar para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo o alicerce é a sinergia da sustentabilidade ambiental, social econômica, perpassando em todas as sua ações propostas.

Contendo 40 capítulos, a Agenda 21 Global foi construída a partir de consenso dos países participantes, com a contribuição de governos e instituições da sociedade civil de 179 países, em um processo que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD, no Rio de Janeiro, em 1992, também conhecida por Rio 92.

Diante de iniciativas tão necessárias como essa a cada dia vem se fortalecendo os debates a acerca das questões ambientais. A partir desta conscientização a sociedade tem tido olhos, ouvido e voz para manifestar preocupações sobre a forma com o Planeta Terra vem sendo tratado, rejeitando ações de empreendimentos que, em suas atividades operacionais, agridam o meio ambiente sem retorno compensatório ao mal causado.

No Brasil, as questões inerentes ao meio ambiente ganham maior dimensão social e política, na medida em que, pelas particularidades apresentadas em suas riquezas, espalhadas em todas as regiões, especialmente, a amazônica dão ao país um fôlego de sustentabilidade natural diferente daqueles países que não contam com este mesmo privilégio.

Entretanto esta situação coloca o Brasil entre os países com maior visibilidade para os eventuais danos ambientais.

Por conta de uma realidade, onde o meio ambiente passa a ser prioridade mundial vide Agenda 21 Global. Não se deve pensar em exclusões, mas sim evoluir dentro de um cenário que muda a cada dia.

2.2. AGENDA 21 BRASILEIRA

Quando da Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente eesenvolvimento, Rio-92, os países participantes assumiram o compromisso e o desafio de internalizar, em suas políticas públicas as noções de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável.

Para cumprir esse desafio, foi criada por decreto presidencial a Comissão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com