TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERNET - O FUTURO DA HUMANIDADE

Projeto de pesquisa: INTERNET - O FUTURO DA HUMANIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

A INTERNET É O FUTURO DA HUMANIDADE

A INTERNET É UMA AMEAÇA A HUMANIDADE

Trabalho final de conclusão na disciplina: Políticas em Segurança da Informação apresentado ao prof. Paulo Henrique Pereira

SÃO PAULO

2013

A Internet é o Futuro da Humanidade

“A primeira impressão que temos, ao acessar a Internet e conhecer suas imensas possibilidades, é a de estarmos já em pleno futuro. O mundo é reduzido às dimensões da tela da nossa máquina, dando-nos uma sensação de alcance e poder quase ilimitados.” (Cancello Luiz A. G).

Nesse atual mundo globalizado, a maioria das pessoas acha que simplesmente o fato de estar conectado a internet, existindo a facilidade de se obter qualquer tipo de informação ou serviço, já representa aquela visão do futuro, que muitas vezes acreditamos que só existiam em filmes de ficção cientifica.

Essa é apenas uma pequena parte do que realmente a internet pode oferecer, pois a existem muito conhecimento, serviços e atividades que podemos realizar através da internet, as possibilidades são enormes e inimagináveis. Pode se entender que hoje conhecemos algo limitado e ínfimo, ao que podemos realizar com o conhecimento adquirido pelo uso de novas tecnologias.

“A disponibilidade de uma determinada tecnologia aumenta de forma dramática o domínio que a "minoria eletrônica" exerce sobre a grande massa de desfavorecidos que compõe, hoje, o grosso da raça humana. Os poucos privilegiados, se não estiverem com a consciência desperta para esse estado de coisas, tenderão a incorrer em diversos erros que, em curto espaço de tempo, podem trazer conseqüências nefastas a todos.” (Cancello Luiz A. G).

De acordo com a citação acima, existem diversos recursos providos pela internet, que podem favorecer um domínio tecnológico e de massificação de pensamentos e idéias. Um bom exemplo é o uso que se faz de redes sociais.

As redes sociais podem ser mobilizadas tanto para ajudar pessoas, como para prejudicar, ou ate mesmo para vendas de idéias e produtos, muitas vezes inúteis. O futuro utilizando a internet que muitas pessoas enxergam são apenas a facilidade de comunicação com as pessoas.

“A rede de computadores é apenas um meio. Não será ela a determinar os rumos do Homem; esta é uma tarefa para a nossa consciência social e ambiental. É irracional ficarmos grudados no monitor enquanto providenciamos grades com pontas de flecha para os nossos muros, segurança armada para a nossa rua e votamos no deputado que é a favor da pena de morte - que afetará somente os desfavorecidos.” (Cancello Luiz A. G).

O que determina nosso futuro através da internet ou de qualquer outro meio, é como utilizamos e aplicamos os conhecimentos, pensamentos e idéias adquiridas, enquanto utilizamos as tecnologias disponibilizadas. A importância da aplicação desses conhecimentos é que definira realmente o futuro.

“Ficam estas notas para reflexão. Perdoem-me aqueles que iniciaram a leitura deste texto esperando arroubos de entusiasmo quanto às possibilidades abertas pela Internet. Elas existem, sem dúvida, mas precisam ser controladas pelos homens, através de suas potencialidades mais características - consciência e solidariedade. Enquanto tecermos glórias ao neoliberalismo, onde impera a sobrevivência do mais apto, devolvendo-nos a uma lei vigente para os animais, nada estamos fazendo de concreto para que a situação se inverta. Se não olharmos de frente a realidade, em breve estaremos totalmente enrolados pela rede, como o bicho que, quanto mais se move, mais preso fica.” (Cancello Luiz A. G).

Apenas o entusiasmo no uso internet não garante um futuro melhor, ou mesmo a distribuição do conhecimento, nem tira o poder de uma minoria dominadora da tecnologia.

Precisamos utilizar as facilidades hoje apresentadas para podermos entender nossos erros passados e corrigi-los em busca de um futuro realmente proveitoso em qualquer meio, seja físico ou virtual.

A Internet é uma Ameaça à Humanidade

"Á medida que os seres humanos se confundem cada vez mais com a tecnologia e uns com os outros através da tecnologia, as velhas distinções entre o que é especificamente humano e o que é especificamente tecnológico tornam-se mais complexas." (Sherry Turkle).

Com o mundo hoje completamente conectado, ao invés de trazer vários benefícios vem ocorrendo uma alienação da realidade, um excesso de exposição da vida privada e muitas vezes riscos financeiros. Outro fato importante é o excesso de violência divulgado pela mídia, muitas vezes com a intenção de conscientizar, mas que pode também estar fazendo apologia a novos crimes e violência.

“Em geral nem chegamos a nos conscientizar da nossa grande proximidade com a violência, porque todos nós fazemos concessões para evitá‑la. Como marinheiros contra o vento, raramente percebemos que, abaixo da superfície visível do nosso mundo, se esconde uma grande escuridão.” (Julian Assange).

Hoje em dia a maior ameaça causada pela internet é falta de privacidade que ela causa, seja na vida pessoal, profissional e em muitos casos financeiras. Com um conhecimento mais avançado de uma minoria, diversas fraudes bancarias são aplicadas a usuários incautos e displicentes no uso da internet.

“O Estado se agarraria como uma sanguessuga às veias e artérias das nossas novas sociedades, engolindo sofregamente todo relacionamento expresso ou comunicado, toda página lida na internet, todo email enviado e todo pensamento buscado no Google, armazenando esse conhecimento, bilhões de interceptações por dia, um poder inimaginável, para sempre, em enormes depósitos ultrassecretos. E, não satisfeito, passaria a minerar incontáveis vezes esse tesouro, o produto intelectual privado coletivo da humanidade, com algoritmos de busca de padrões cada vez mais sofisticados, enriquecendo o tesouro e maximizando o desequilíbrio de poder entre os interceptores e um mundo inteiro de interceptados.” (Julian Assange).

Outro ponto de vista são suas informações pessoais, pois em cada site e lugar, hoje você deixa suas informações pessoais, como telefone, endereço, numero do cartão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com