TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUTURO DA HUMANIDADE

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 11

                 

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS

BACHAREL EM ENFERMAGEM

RAQUEL SANTANA CARVALHO

        

 O FUTURO DA HUMANIDADE

Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade Ages como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina de Anatomia no 3º período do Prof. º Fábio Luiz.

     

                                                            Paripiranga-BA

                                                       Março de 2015

CURY, Augusto Jorge. O futuro da humanidade. – Rio de Janeiro: Sextante. 2005. p. 159.

Raquel Santana Carvalho

CREDENCIAIS DO AUTOR:

Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista brasileiro. Nasceu em Colina, no interior de São Paulo em 2 de outubro de 1958.Autor de vários livros de grande sucesso no Brasil, é um estudioso sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos. Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais. À sua atividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.

RESUMO:

O romance escrito por Augusto Cury, o Futuro da Humanidade, retrata a vida de um jovem estudante de Medicina, Marco Polo, que transforma tudo a sua volta. Faz todos pensarem no real sentido da vida, da busca pela felicidade. A partir de um corpo no Laboratório de Anatomia, ele instiga o “eu” de cada um a ser o principal ator de sua história e parte então na busca da história de vida, daquele corpo ali que era agora um objeto de estudo e mais nada. O livro se divide em 28 capítulos, de fácil entendimento e linguagem extremamente simples, o autor nos revela que tudo é possível se você sonha e acredita em si, na liberdade interior e vai em busca de realização de objetivos, para que a vida tenha sentido e que esse sentido nos leve a melhor maneira de viver. Sendo nos mesmos os responsáveis pela nossa própria felicidade, sem depender de ninguém, atuar no palco da vida e faze-la um verdadeiro espetáculo, Marco Polo nos guia a um caminho de autoconhecimento.

PARTE I:

Citações:

“[...] - O homem sem história é um livro sem letras” (p. 9).

“[...] Cada ser humano é um mundo [...]” (p. 11).

“[...] Retalhem seu corpo, mas jamais penetrarão em sua alma” (p. 13).

Parecer:

Os primeiros capítulos nos apresenta Marco Polo, o jovem estudante de Medicina que em sua primeira aula de Anatomia questiona a história dos corpos presentes em sala para a dissecação e ai se iniciam os enredos. Pra ele cada corpo ali teve suas vitória e derrotas, não eram apenas objetos que serviriam para um estudo. Ao confrontar o professor com suas ideias foi desafiado a procurar e mostrar a turma alguma história interessante daquelas pessoas agora sem vida. E é assim, que na rua ele encontra seu mestre, Falcão. Todos nos existimos e temos um universo particular, que só pertence a cada um de nós, mas que o status, a sociedade em si acaba por possuir e controlar. Pensar e decidir nossos atos é um dom, a vida não é por si complexa, quem a possui que a faz assim. E o comodismo, que é um grande território de areia movediça, deixa as pessoas sem desafios na vida, sem viver.

PARTE II:

Citações:

“Se você não brincar com a vida, a vida brigará com você” (p. 19).

“-  Antidepressivos tratam da dor da depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam a angústia da solidão...” (p. 26).

“[...] Ter inimigos fora de si é perturbador, ter dentro da própria mente é apavorante. A sensação de ser invadido no único lugar em que devemos ser livres me assombrava” (p. 31).

Parecer:

A história do corpo sem vida no laboratório é então conhecida por Marco Polo, o que todas as partes de seu corpo, suas artérias e órgãos passaram foi finalmente descoberta. Assim como a de Falcão é conhecida, como mendigos são excluídos da sociedade e o que passaram até chegar a morar em tal endereço. Os comportamentos que evidenciamos durante nossas vidas demonstra o quanto somos controlados pela força que vem externamente, aquela que vem da opinião dos outros. Existe um padrão social, e se você não o segue, acaba ficando a margem. As decepções da vida vão destroçando as pessoas e deixando-as com pensamentos negativos, a própria sociedade rotula e exclui que pessoas que passam por momentos ruins na vida e assim sonhos são por vezes enterrados.

PARTE III:

Citações:

“Loucura é um nome popular carregado de discriminação e de falsos medos. O nome científico é psicose.  Há vários tipos de psicoses que se apresentam com vários graus de intensidade e, consequentemente, com vários níveis de superação” (p. 34).

“[...] Eu creio que o mundo bioquímico do cérebro não pode explicar completamente as contradições dos pensamentos, o território das emoções, os vales dos medos” (p. 34).

“[...]A mesma luz que ilumina os olhos expõe nossas mazelas[...]” (p. 42).

“[...] Para ele, orgulho era uma das maneiras mais tolas de manifestar a inteligência” (p. 45).

“-  No mundo há mistérios, no corpo há enigmas, mas no espírito e na mente humana se escondem os maiores segredos do universo.  Vocês estão penetrando no corpo deste homem, mas nunca em seu ser.” (p. 46).

Parecer:

Aqui continuamos conhecendo a história de Falcão, um professor universitário de Filosofia que sofreu com psicoses e acabou continuando sua vida nas ruas. Passou a ser um rotulado, um esquizofrênico e nada mais que isso, a sociedade o isolou pelo seu comportamento fora do padrão, quando foi abandonado socialmente se abandonou também internamente. E que contradição, buscar algo que está dentro de si mesmo, e que na maioria das vezes não enxergamos. As escolhas da vida nos ajudam a revelar ou esconder esse eu, e o que não pode faltar sempre, é o privilegio da dúvida. O corpo da sala de Anatomia havia sido um importante medico do próprio local. Pra surpresa de todos houve sim uma bela história por trás dos órgãos mortos na mesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com