TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparaçao de solução

Por:   •  18/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

INSTITUTO DE QUÍMICA

[pic 3]

PREPARAÇAO DE SOLUÇÕES E DETERMINAÇÃO DE

CONCENTRAÇÃO

INTRODUÇÃO

Uma solução é uma mistura homogênea (tipo de mistura onde não é possível distinguir de forma individual cada um dos seus componentes) de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução).

As propriedades de uma solução não dependem apenas dos seus componentes, dependem de sua concentração, que é dada pela razão entre a quantidade de soluto e o volume da solução. A concentração é expressa comumente em mol (unidade de medida que expressa a quantidade de matéria, átomos, moléculas). Essa concentração é chamada de molaridade da solução. Quando não se tem o reagente na forma pura, preparam-se inicialmente soluções que tenham aproximadamente a molaridade desejada. Depois estas soluções são padronizadas pela titulação contra solução de uma substancia pura, com concentração conhecida, chamada de padrão primário ou secundaria. Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão através da pesagem direta da quantidade da substancia, seguida pela diluição em um volume definido de solução.

A titulação é efetuada para determinação de concentração, vai se adicionando lentamente e agitando o reagente a substancia de concentração conhecida ate a variação de propriedades físicas ou químicas. A titulação termina quando se chega ao ponto de equivalência que é identificado pelo indicador, que foi utilizado a fenolftaleína, que apresentou uma cor rosa.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Preparo de soluções:

  • Preparados 100 mL de solução de HCl 0,1 M (solução 1), partindo do HCl concentrado;
  • Preparado 250 mL de solução de NaOH 0,15 M (solução 2);
  • Padronizar a solução 2 com solução de biftalato de potássio 0,1 M.
  • Padronizar a solução 1 com solução de NaOH 0,15 M (solução 2), já padronizada.
  • Foi calculada a massa de NaOH e HCl para a preparação da solução;
  • Transferir para um erlenmeyer (com pipeta volumétrica) 10 mL da solução 1, adicionar ~ 10 mL de H2O destilada e 3 gotas de solução de fenolftaleína (indicador). Preparar 3 erlenmeyer da mesma maneira;
  • Transferir a solução de NaOH 0,15 M para uma bureta de 25 ml;
  • Desenvolver a titulação, anotando o volume de NaOH 0,15 M consumido na operação. Repetir o procedimento para os demais erlenmeyer.
  • Determinar a concentração desconhecida de uma solução de HCl (solução 3), fornecida pelo professor, após misturá-la com outra solução de HCl de concentração conhecida (solução 1).
  • Desenvolver a titulação, anotando o volume de solução de NaOH 0,15 M consumido na operação. Repetir o procedimento para os demais erlenmeyer.

DADOS E RESULTADOS

PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE NaOH 0,15 M (SOLUÇÃO 2) COM SOLUÇÃO DE BIFTALATO DE POTÁSSIO

FRAÇÕES

1

2

3

MÉDIA

Volume gasto de NaOH 0,15M

7,1

7,2

7,0

0,4224

Concentração Molar da Solução 2: 0,1408 mol/l.

PADRONIZAÇÃO DA SOLUÇÃO DE HCl 0,1 M (SOLUÇÃO 1)

FRAÇÕES

1

2

3

MÉDIA

Volume gasto de NaOH 0,15M

7,5

7,5

7,4

0,3154

Concentração Molar da Solução 1: 0,105 mol/l.

CONCLUSÃO

Determinar a concentração existente numa solução por meio de uma titulação. Em prática ficaram explícitos os erros que podem ocorrer numa análise química. A diluição de biftalato de potássio auxiliado com a presença de fenolftaleína na solução que pode constatar a padronização de uma solução de hidróxido de sódio, pois a titulação das duas soluções causou a coloração rosa na solução final, o que confirma a padronização da solução de NaOH. A concentração obtida da solução está entre o tolerado pela faixa de erro no preparo das soluções, portanto ela está em condições de ser utilizada no trabalho em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com