TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Teoricos

Casos: Primeiros Teoricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Émile Durkheim (1858-1817) foi o fundador da escola francesa de sociologia, ao combinar a pesquisa empírica como teoria social. Ainda sob a influência positivista, lutou para fazer as ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica.

Principais Obras

1893-De La division Du travail social

1895-Les résgles de La méthode sociologique

1897-Le suicide

1912-Les formes élementaires de La vie religiuse

Pensamento

A sociedade deve ser estudada a partir dos fatos sociais como eles se apresentam na prática o que também possibilita a utilização dos métodos das ciências naturais para a análise dos fenômenos sociais. Ele entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e dependente dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social.

De acordo com a sua concepção: “a sociedade não é uma simples soma de indivíduos, em si sistema formado pela associação, que representa uma realidade especifica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo sem consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. É preciso ainda que as consciências estejam associadas, combinadas; e é desta combinação que resultam a vida social e, por conseguinte, e esta combinação que a explica. Agregando-se, penetrando- se, fundindo-se,as almas individuais dão nascimento a um ser,psíquico se quisermos,mas que constitui o individualidade psíquica de um novo gênero”.

Esta “individualmente psíquica”, resultante da combinação das consciências individuais correspondem, no pensamento de Durkheim à “consciência coletiva”diferente das consciências individuais . A organização social, pois, para ele somente é possível graças a esta consciência.

Max weber

1864-1920 Foi um intelectual alemão jurista, economista e muito considerado um dos fundadores da Sociologia, afirma que o papel da sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorre na sociedade,buscando extrair desses fenômenos os ensinamentos é sistematizá-los para uma melhor compreensão,é por isso que sua sociologia recebe o nome de compreensiva.

Principais Obras

1889-Tese sobre as companhias de comércio medievais

1891-Professor universitário- Tese sobre a história agrária e jurídica de Roma

1894-Professor de Economia Política Freiberg

1897-Professor de Economia em Heidelberg (colapso nervoso)

1899/1904-Viagens Europa e America do Norte

1903-Honorarprofessor (regime de semi-aposentadoria)

1904/1905-Publica “A Ética Protestante é o espírito de Capitalismo”

1918-Professor de sociologia em Viena

1919-Professor de sociologia em Munique

1920-Morre aos 56 anos

Pensamento

A ação é um comportamento humano quais os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido é determinado pelo comportamento alheio. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, é esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.

Augusto Comte

1798-1857 foi um filósofo Francês,fundador da sociologia e do Positivismo.Aos dezesseis anos de idade com interesse pelas ciências naturais,conjugado às questões históricas e social, ingressou na escola Politécnica de París.No período de 1817-1824 foi secretário do Comde Henri de Saint-Simon,expoente do socialismo utópico.

Comte: deve ser analisada à luz das leis e métodos naturais. Assim como existe uma física da natureza deve haver uma física social que explique o comportamento dos indivíduos na sociedade.

Principais obras

1816/1828-Ópusculos de Filosofia Social (republicados em conjunto,em 1854,como apêndice ao volume IV do sistema de política positiva)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com