TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Da Adm

Trabalho Escolar: Principios Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 7

Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras.

Para compreender o mecanismo das Finanças:

Conhecer o fluxo financeiro na empresa Conhecer o ambiente econômico Conhecer o ambiente financeiro objetivos de a Administração Financeira maximizar a riqueza dos acionistas

distribuição de:

lucros X crescimento da empresa Lucros distribuídos R-D= L Lucros

retidos  A”  L”

Funções da Administração Financeira.

Caixa, Crédito e cobrança Risco Câmbio.

Decisão de financiamento Decisão de: Planejamento e controle financeiro Proteção de ativa relação com acionistas e investidores relações com bancos.

Controladoria: Administração de custos e preços Auditoria interna Contabilidade Orçamento Patrimônio Planejamento Tributário Relatórios Gerenciais Desenvolvimento e acompanhamento de sistemas de informação financeira.

Decisão de investimento: ATIVO CIRCULANTE Caixa e bancos Contam a receber Estoques Outros ATIVOS NÃO CIRCULANTE Realizável em longo prazo Intangível Imobilizado Investimentos TOTAL Questões a serem respondidas:

 Onde estão aplicados os recursos financeiros?

 Quanto está aplicado em ativos circulantes?

 Quanto em ativos permanentes? Em quais?

 Qual a melhor composição dos ativos?

 Qual o risco do investimento?

 Qual o retorno do investimento?

 Quais as novas alternativas de investimentos?

 Como decidir em quais ativos investir?

 Como maximizar a rentabilidade dos investimentos existentes?

 O que deve ser descartado, reduzido ou eliminado, por não acrescentar valor?

Decisão de financiamento PASSIVO Questões a serem respondidas: PASSIVO CIRCULANTE

 Qual a estrutura de capital? Fornecedores

 De onde vêm os recursos? Empréstimos e financiamentos

 Qual a participação de capital próprio? Debêntures

 Qual a participação de capital de Outros terceiros? PASSIVO NÃO CIRCULANTE

 Qual o perfil do endividamento? Financiamentos

 Qual o custo de capital? Como reduzi-lo? PATRIMÔNIO LÍQUIDO

 Quais as fontes de financiamento Capital Social utilizadas e seus respectivos custos? Reservas

 Quais deveriam ser substituídas ou Lucros ou prejuízos eliminadas? Acumulados

 Qual o risco financeiro?

 Qual o sincronismo entre os vencimentos das dívidas e a geração de meios de pagamentos?

Mas quais são os fundamentos da administração que alicerçam uma sólida construção formativa? O livro está dividido em três partes que buscam responder, a partir de diferentes perspectivas, a essa questão. A primeira parte destaca os conceitos básicos da área, situando-a no quadro das principais teorias organizacionais e administrativas. Busca, também, compreender a dinâmica do ambiente organizacional e dos processos de tomada de decisão.

Na segunda parte do livro, os autores privilegiam a análise das funções da administração: planejamento, organização, direção e controle, fazendo entender que a coordenação da interdependência, vital para lidar com a fragmentação originada na especialização, está embebida nas demais funções.

Aqui reside um dos grandes desafios de um livro-texto, que tem entre seus prospectivos leitores jovens estudantes ainda carentes de experiências organizacionais mais complexas, complementares às já vivenciadas na escola, na igreja ou no clube. Isso porque não é simples a compreensão de que cada uma das funções administrativas tem em si contidas todas as demais, de maneira semelhante às bonecas russas (matrioska), que se repetem, interna e seqüencialmente, em menores proporções, todas iguais entre si.

O planejamento serve ao exercício da organização, da direção, da coordenação e do controle, assim como a organização é função instrumental para o planejamento, a coordenação, a direção e o controle, e assim por diante, em relação a cada uma das funções administrativas. As áreas funcionais da administração são o foco da terceira parte do livro: operações, marketing, recursos humanos efinanças.

Aqui também se repetem, em maior ou menor grau, as contenções mútuas a la matrioska, observadas em relação às funções administrativas: planeja-se, organiza-se, dirige-se e controla-se para o exercício das operações, do marketing, da gestão das pessoas e das finanças, assim como cada uma daquelas funções administrativas envolve, em algum grau, operações (decisões e ações) próprias, finanças, gestão dos recursos humanos e marketing, ainda que internamente. Filipe Sobral e Alketa Peci não apenas destrincham para seus leitores esse complexo universo intelectual de categorias, construtos e conceitos teóricos, como também revelam, com excepcional maestria, as relações.

ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO.

Dinâmicas contidas na prática da gestão que eles nos ajudam a interpretar, compreender e explicar. Para tanto, recorrem a teorias resultantes de pesquisas, levadas a cabo no Brasil e no exterior, assim como a casos práticos ilustrativos.

Nesse sentido, o trabalho é de grande auxílio na identificação e na contextualização de técnicas, ferramentas e práticas de gestão. A interatividade da obra com alunos e professores que dela façam uso está garantida pelo uso de casos de empresas brasileiras para serem discutidos em classe, bem como pelo conjunto de questões, oferecidas ao término de cada capítulo, que induzem à discussão esclarecedora e à avaliação construtiva, por ser objetiva, do aprendizado.

Objetivos de aprendizagem bem-definidos e cuidadosos sumários e resumos reforçam ainda o caráter didático do livro. Com competência e equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com