TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro interior Gestão de recursos humanos

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Este trabalho traz em resumo à importância que é agregada a organização, através do recrutamento e seleção, benefícios proveniente das negociações sindicais de antigamente, ou mesmo as que ainda estão em pleno calor de debate. Benefícios transportados também ao auxilio de saúde e segurança de trabalho, visando o colaborador, mas beneficiando também a organização de forma direta ou indireta. Quando a organização consegue manter um bom profissional de RH e com este um bom lastro de negociações, ela reduz consideravelmente sues custos e evita assim processos junto á justiça. Dirimiram-se questões acerca da importância sobre estes o fato de ter sido negociado previamente, com estruturas sindicalistas, observamos então e quando se tem um impacto positivo para o colaborador automaticamente o gatilho dispara um impacto igualmente positivo também a organização. Temos com isso uma medida e dois resultados. 


INTRODUÇÃO

Neste trabalho fizemos algumas considerações sobre alguns pontos importantes referentes ao que foi dito sobre importância do recrutamento e seleção assim como também da importância do Gestor de Recursos Humanos em toda sua esfera profissional, seu conhecimento, suas habilidades e não menos importante sua competência. Consideramos também aspectos sobre a questão da saúde e segurança do trabalho que entra como uma das funções do Gestor de Recursos Humanos. Foram amplamente revisadas as matérias sobre as relações sindicais e negociações e sobre que benefícios estas geram á organização.




A IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO

Para mostrar a importância que existe do recrutamento e também da seleção de colaboradores para uma organização é imprescindível que haja uma definição coesa para cada etapa delas exigindo com isso convenções normas regulamentos e por vezes ainda leis que regulamentam estas, advindas das negociações e relações entre as organizações e os sindicatos. 
Para CHIVENATO (1997) recrutar tem como conceito um conjunto de técnicas e procedimentos usados com o intuito de informar candidatos a oportunidade de empregos para fins de preenchimento com profissionais qualificados.
Vejamos como são importantes para as empresas os frutos destas negociações, quando a organização abre uma vaga de trabalho, muitas delas tem por compromisso, primeiro abrir para seus próprios colaboradores, ou seja, abre-se um recrutamento interno de acordo com FRANÇA (2009), “é a procura de candidatos que trabalha na própria organização para o preenchimento de uma vaga”, o simples fato de se procurar um profissional dentre os colaboradores da empresa gera aos colaboradores a expectativa de uma possível promoção profissional, criando com isso uma influência positiva á todos os colaboradores que tem interesse de crescimento profissional dentro da organização, fazendo com que estes produzam mais e melhor, estudando e se aperfeiçoando a cada dia. Quando esta busca se concretiza gera uma fidelização deste colaborador a organização e não há mudanças ambientais com novos colaboradores tampouco se requer socialização do candidato escolhido e ainda os custos são bem menores.
Com isso o profissional de RH tem que tomar alguns cuidados pra não frustrar aqueles que não obtiveram êxito na sua investida, um levantamento adequado dos candidatos, também disposição e divulgação correta das vagas, informações detalhadas de critérios de escolha do candidato e uma seleção objetiva, visto já se conhecer os candidatos, sem estes critérios pode-se deixar magoas entre os colaboradores que não foram escolhidos.
MARRAS (2000) apresenta como vantagens do recrutamento interno a velocidade do processo, que é otimizada ao extremo, a não necessidade de exames e testes preparatórios, o custo da operação quase nulo, além da evolução motivacional do indivíduo e dos demais membros, que criam e sustentam expectativas constantes de reconhecimento e promoção.
Recrutamento é considerado dentro do meio, um processo delicado e complexo que em sua totalidade divulga vagas de uma organização, por vezes primeiramente de maneira interna só depois é que se muda o foco para um ambiente externo chamando assim a atenção do maior número possível de candidatos profissionais do Mercado de Trabalho para um posterior processo seletivo desta organização.
Quando esta vaga não é suprida internamente então se inicia uma nova etapa denominada de recrutamento externo, a organização então divulga a vaga a todo um Mercado de Trabalho, ou seja, pra todos que não fazem parte daquela organização, que são os candidatos ativos, mas atrai também os passivos que estão em outras organizações, desta forma atraindo assim o maior número de candidatos interessados na vaga, neste momento a empresa não pode se esquecer da Lei nº 8.213/91 que trata da contratação de 5% de seu quadro de colaboradores deve enquadrar pessoas com algum tipo de deficiência, essa adoção politica de diversidade não é tomada com base em racionalização ética ou moral “ARANHA, ZAMBALDI; FRANCISCO” 2006; antes, é uma resposta estratégica de aquiescência à pressão institucional e politica “ IRIGARAY” 2006. . Este processo pode ser efetuado de inúmeras formas vejamos os mais comuns: na porta da empresa pode se colocar um cartaz ou uma plaqueta com dizeres de “Há vagas”, “Estamos contratando” ou “Contratamos, e o nome da vaga disponível”, tem também o boca a boca onde os próprios colaboradores indicam e divulgam, em estabelecimentos de ensino técnico e superior publico ou privado, anúncios em jornais e revistas especializadas, agências de recrutamento e seleção pública, privada ou organização não lucrativa, colocando essa vaga a disposição no Mercado de Trabalho á organização faz uma injeção de sangue novo, talentos, habilidades e experiências na organização, aumentando assim seu capital intelectual, renovando culturalmente e as aspirações desta, havendo por contrapartida que se torna mais oneroso, demorada e insegura que o recrutamento interno. “... O recrutamento externo é uma fonte rica em que a organização pode buscar o profissional disponível no mercado, aquele que está em outra organização, aguardando nova oportunidade. Portanto, a organização tem que definir o perfil do candidato a ser recrutado para evitar a perda de tempo” WERTHER e DAVIS, (1983). 
Tendo ainda o chamado Recrutamento Misto que nada mais é do que a junção do Recrutamento Interno e Recrutamento Externo, pois quando o recrutamento interno funciona, o colaborador irá para outro cargo deixando sua vaga em aberto, havendo necessidade de preencher sua vaga com o recrutamento externo.




A IMPORTANCIA DA SELEÇAO PARA A ORGANIZAÇÃO

Fechamos desta forma as bases do recrutamento, sendo o passo seguinte e não menos importante a seleção dos candidatos ao cargo disponível, entra neste momento a busca de um curriculum vitae enxuto e bem formatado, visto que este assume importante aspecto no recrutamento, funciona como um catálogo ou mesmo um portfólio do candidato.
Segundo os autores IVANCEVICH e IRWIN (1995), seleção é como um processo em que se escolhe dentre uma lista de candidatos o que melhor alcança critérios de seleção para a vaga disponível, considerando as atuais condições do mercado. 
CHIAVENTO (1999) Diz que a seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: Aquelas que apresentam características desejadas pela organização.
Ainda segundo MARRAS (2000, p.79), “seleção de pessoal é uma atividade do sistema de Adm. de RH, que tem por finalidade escolher, sob metodologia específica, candidatos a emprego recebidos pelo setor de recrutamento, para o atendimento das necessidades internas da empresa”.
Entendemos com isso que a seleção é complementar e indissociável ao recrutamento dos candidatos é através desta que se conhece de o perfil do fato o candidato, com suas habilidades e defeitos, com perguntas testes e dinâmicas de grupo dentre outras ferramentas aplicáveis, como esta etapa é um tanto quanto onerosa, só passa por ela os candidatos previamente selecionados do recrutamento. Sendo a entrevista a mais usada, pois é a que o entrevistador interage com o candidato.
CHIAVENATO (1999) “É provável que as entrevistas sejam o método mais amplamente utilizado para determinar as atribuições e responsabilidades de um cargo e a amplitude da sua utilização reflete suas vantagens”.
Mas para que tudo sai de maneira correta dois pontos ainda são de fundamental importância para se criar um impacto positivo a organização, saber se o entrevistador tem as competências necessárias para fazer este papel e se o modo que planejou e formalizou a entrevista foram os mais assertivos.


O IMPACTO POSITIVO DAS RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS PARA AS EMPRESAS 

Todas as relações sindicais e as negociações trabalhistas que são acordadas afetam diretamente os colaboradores e as organizações em sua maioria de maneira positiva para ambos, pois delimita até aonde vai o direito de um e de outro.
Esta negociação segundo Amorim (2012), pode ser tomada como um processo de interação verbal em que as partes dialogam para propor e argumentar. 
Já na visão de Fernandes (2010) negociação é um relacionamento entre duas pessoas em busca de dias melhores para ambos.
Mas para isso se faz necessário também e não menos importante ter bons negociadores “Gestores de RH” que irão de maneira adequada dirimir atritos entre a organização e os sindicatos, respaldando assim uma pacificidade, quanto mais curtas as negociações tanto melhor para todos, desta forma impactam positivamente dentro das organizações, pois não sobram resquícios de atritos nem ficam duvidas pairando sobre os colaboradores ou empresários, inclusive na hora da contratação, pois tudo já esta delimitado entre as organizações e os sindicatos, ou seja, quando alguém inicia suas atividades dentro de uma organização ele já sabe que direitos tem naquele cargo, se tem direito a insalubridade que já tenha sido discutido entre sindicato e organização, se tem direito uma cesta básica ou vale transporte, tudo isso já foi negociado no passado, mas continua como direito, pois se transformou em lei, mesmo quando não vira lei este pode se transformar numa convenção a qual os empresários respeitam e aderem. Lembrando que todo respaldo legal é fundamentado em teorias técnicas amplamente discutidas e quando a organização respeitam estes direitos, ganha respeito e apoio de seus colaboradores que produzem mais e melhor, sendo assim a empresa ganha quando cumpre acordos negociados ou mesmo aqueles que ainda não foram impostos a organização, mas já estão vigorando em áreas similares. Desde os primórdios da humanidade o homem busca de alguma forma trabalhar e ganhar seu sustento através de seu trabalho, este passou por diversas variações até mesmo pela fase escravo e senhor, hoje com a introdução internacional de direitos do trabalho estamos caminhando para uma forma que seja mais justa e imparcial, evitando segregações raciais ou de cunho sexual dentre outras, isso juntamente com os direitos de trabalho que vem se aperfeiçoando traz de certa forma tranquilidade e satisfação a cada trabalhador.
É sobre este lastro de harmonia que há colaboração mútua na organização, praticamente acabando com a troca de emprego (turnover) e faltas (absenteísmo) na organização. 


COMO A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO IMPACTAM POSITIVAMENTE NA ORGANIZAÇÃO

Toda organização tem por obrigação respeitar normas de saúde e segurança do trabalho, adequando-se a estas legalmente sob pena de multas e outras sanções cabíveis em cada caso, pode também investir em prevenção de acidentes, em ergonomia, agindo desta forma evita problemas e onerosidade para si e perder temporária ou definitivamente seus colaboradores.
Sendo este um tema de suma importância dentro das organizações hoje todos tem que colaborar de varias maneiras sempre com um feedback preciso entre as partes, para diminuir ou mesmo cessar acidentes ou quase acidentes é necessário também que a organização tome frente ao diminuir atos e condições tidas como insalubre que deixam seus colaboradores expostos aos riscos pertinentes. Durante anos a produção e a competição eram privilegiadas em detrimento da saúde e ou mesmo acidentes e mortes do colaborador, porem essa mentalidade sendo mudada por vezes pela força de lei, tendo o colaborador hoje amparo legal e normatizado, melhorando com isso condições de trabalho e sua saúde. Trazendo consigo ainda benefícios ás empresas, pois economizam com tratamentos médicos de colaboradores afastados, seguros, reposição de vaga em aberto. A organização é quem deve tomar a frente com ajuda de todos os colaboradores em passar uma consciência aos colaboradores de usar EPI’s de usar de maneira adequada, determinadas máquinas, isso com treinamentos e outras ferramentas que couber ou achar necessário, todos devem conhecer as normas e regulamentos que tratam do seu cargo e do seu ambiente de trabalho evitando assim o maior numero de acidentes possível, embora sejam muito complexos e extensos os quesitos saúde e segurança do trabalho, torna-se pratico no cotidiano quando bem planejados e com a e empenho de todo podendo ser efetivado com diversas ferramentas como: cursos, palestras, reuniões e outros tipos de adequação de conduta em relação aquela forma insalubre pela qual tenham que se expor.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Então temos que quando uma determinada organização segue de maneira lógica e determinada as legislações vigentes oriundas de negociações trabalhistas e segue protocolos de uma negociação em andamento ela tanto se protege quanto se beneficia, pois evitara problemas e custos com colaboradores e com a justiça do trabalho ou dependendo do caso com a justiça comum , quando a organização tem um bom profissional de Rh que cumpre com um perfil adequado e é cumpridor das delimitações legais, ela ira cumprir rigorosamente seus deveres e com isso só terá vantagens, pois seus colaboradores produzirão mais e melhor amparados pela lei e por sua organização cumpridora desta. Esta é uma das maneiras em podemos observar a importância e a necessidade de se ter um bom Gestor de RH. Vemos que recai um sem numero de responsabilidades sobre o profissional do RH além de recrutar, selecionar, treinar, cumprir normas e legislações diversas inclusive de saúde e segurança do trabalho, dispensar e negociar com instituições sindicais e colaboradores, por este e outros motivo se faz necessária á valoração deste profissional.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMORIM, W. A. C. de. As greves de 2011 e 2012. Fundação instituto de pesquisas econômicas, São Paulo: n.377, p. 22-32, fevereiro 2012. 

ARANHA, F.; ZAMBALDI, F.; FRANCISCO, E. Diversity Management and 
Performance: A Review of Evidence and Findings in Academic Papers from 1973 to 2003. 
26th International Congress of Applied Psychology. Atenas, 2006, CD-ROM. 


CHIAVENATO, Idalberto. “Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal”. São Paulo: Manole, 2008.



CHIAVENATO, Idalberto - Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações - 3ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.


CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Empresas. Uma abordagem contingencial. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.


DELMANTO, Fábio M. de Almeida. Código Penal Comentado. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Renovar, 2002.

FERNANDES, W. Habilidades em negociação: A necessidade de ser um bom negociador. Salto - SP: Editora Schoba, 2010.

HACKETT, Penny. Como fazer entrevistas de seleção. Trad. Márcia Cruz Nóboa Leme.
Nos sites:
http://www.partnerh.com.br/rhgeral/ acessado em 06 de maio 2014.
http://www.gruponoticia.com.br/view/?id=476 acessado em 06 de maio 2014.

HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 5ª edição. Tradução do original: Man’s Worldly Goods, 1959, Monthly Review Press. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.

IVANCEVICH, John M; IRWIN, Richard D. Human ResourceManagement Nova York, 1995, p. 777.

IRIGARAY, H. Prejudice against lesbians, gays, and bisexual employees and its impacts on 
their health and well being. Anais 26th International Congress of Applied Psychology. 
Atenas, Grécia, 2006, CD-ROM. 


LIMA, Francisco M. Marques de. Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista. 13. ed. São Paulo: Editora LTr, 2010. PLT 325. 

LIMONGI-FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos São Paulo: Saraiva. 2009.

LODI, J.B. “Recrutamento de Pessoal”. São Paulo: Pioneira, 1967.


MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 8 ed. São Paulo: Futura, 2000.

NUNES, Gilvan da Silva – “Recrutamento e Seleção”. São Paulo, Érica, 2002

OLIVEIRA, Djalma de P. R. de Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologias e Práticas. 18ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

SALIBA, Tuffi Messias. Curso Básico de Segurança e Higiene Ocupacional 4 ed. São Paulo: LTr, 2011 - PLT 210

SANTOS, O.B. “Psicologia Aplicada à Orientação e Seleção de Pessoal”. São Paulo: Pioneira, 1973.

SORIO, Washington. – 2007- www.rhportal.com.br/artigos – acessado em 05 de maio 2014.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao
estratégico. 3º ed. – São Paulo: Futura, 2000.

WERTHER, B. W; DAVIS, K. Administração de pessoal e recursos humanos: a qualidade de vida no trabalho. São P

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com