TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema Teoria e Observação

Por:   •  25/11/2018  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Problema, teoria e observação

Problema em ciência:

  1. O que é um problema?

Um problema é uma questão não resolvida e que é objeto de discussão. Aquilo que ainda não foi resolvido... Questão para a qual faltam instrumentos ou informações para solução imediata.

  1. Leia o excerto abaixo (Bachelard, 1977,p. 148 apud Delizoikov, 2001) e discuta com seus pares: Qual a implicação disto para a definição de um problema cientifico? E na matemática, qual a definição de problema?

Um problema cientifico é aquele que, não apenas ainda não foi resolvido, mas cujo objeto de estudo e/ou instrumentos de analise são do domínio da ciência.

No ensino, os problemas devem ser colocados pelos alunos ou por eles assumidos. O problema constitui uma situação não resolvida que corresponde a um objeto em discussão na esfera do discurso cientifico.

De acordo com Felix Praia, Cachapuz e Gil-Perez, 2002:

...importa que os alunos possam tomar consciência da construção dinâmica do conhecimento, das suas limitações, da constante luta em busca da verdade não de certezas, mas de um melhor e mais útil conhecimento. Está em jogo a necessidade do exercício da imaginação e da intuição intelectual que deve estar presente na tentativa de resolução do problema e em todo o trabalho de produção cientifica. (Felix Praia, Cachapuz e Gil-Perez, 2002,p. 130)

Teoria em ciência:

  1. O que caracteriza uma teoria cientifica? E na matemática?

Segundo o texto, p. 131; as teorias científicas são caracterizadas pela flutuação entre consenso e dissenso apesar de serem  as melhores explicações sobre o mundo num determinado tempo. São sujeitas a temporalidade e devem ser referência para seleção e organização de conteúdo. Na matemática as teorias exigem generalização e toda teoria requer validação de seus pares e posteriormente da sociedade. Na química, frequentemente aplicam-se teorias centrais as práticas cientificas em si; mas em nível de ensino são muitas vezes, utilizadas representações teóricas devido a abstrações dos temas. Estas representações são nomeadas de teorias; teorias marginais, portanto; p. 133.

  1. Observe o esquema abaixo: - Movimento de aproximação e de afastamento em relação ao Núcleo Externo- p.133

Quais as implicações para as ciências?

Para as ciências; a identificação do movimento hierárquico das teorias científicas pode auxiliar na compreensão da dinâmica da evolução do conhecimento cientifico de determinada área do conhecimento e permitir localizar o movimento e relevância de uma dada teoria em meio ao fluxo de certa área do conhecimento.

Quais as implicações para o ensino de ciências?

Para o ensino de ciências, este movimento pode significar excessivas simplificações da estrutura e do papel desempenhado pelas teorias; o que implicaria passar para o aluno a ideia de que a ciência não tem caráter evolutivo. Ao professor cabe não simplificar e incorporar as mudanças, demonstrando que a evolução do conhecimento científico não é linear. p.134.

Observação em ciência:

  1. Pense na seguinte situação:

Como seria uma aula de ciências na perspectiva empírico-indutivista?

Nesta perspectiva a aula de ciências seria aquela em que, a partir de uma experimentação constrói-se uma generalização conceitual.

E na perspectiva racionalista?

Nesta perspectiva a aula de ciências seria aquela em que, a partir de uma experimentação s alunos propõem questionamentos sobre a construção social do conhecimento ali apresentado e/ou levantam hipóteses; desenvolvendo assim um círculo virtuoso de construção dos saberes. Por exemplo: proposições matemáticas sobre estatísticas sociais- dados do IBGE...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com