TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema cultura

Ensaio: Problema cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Ensaio  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7

Revisão da tentativa 1

Iniciado em quarta, 19 setembro 2012, 21:49

Completado em quarta, 19 setembro 2012, 21:56

Tempo empregado 7 minutos 28 segundos

Acertos 6/6

Nota 1.5 de um máximo de 1.5(100%)

Question 1

Acertos: 1

Considerando as relações que podem ser construídas entre a “sociedade” e a “cultura”, julgue as afirmações que seguem como verdadeiras ou falsas.

I – A sociedade é um sistema de inter-relações que conecta os indivíduos uns com os outros.

II – Nenhuma cultura pode existir sem sociedades e, igualmente, nenhuma sociedade poderia existir sem cultura.

III – As variações culturais entre os seres humanos são explicadas por fatores biológicos, pois as culturas são cargas genéticas.

IV – A cultura pode ser discutida separademente da sociedade, fato aliás garantido pelo princípio da neutralidade da análise sociológica.

V – Sem cultura, os indivíduos não seriam sequer humanos.

Escolher uma resposta.

a. I – Falsa, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Verdadeira, V - Verdadeira

b. I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Verdadeira, V - Verdadeira

c. I – Verdadeira, II – Falsa, III – Verdadeira, IV – Verdadeira, V – Falsa.

d. I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Verdadeira, IV – Verdadeira, V - Falsa

e. I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Falsa, V - Verdadeira

Resposta correta: I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Falsa, IV – Falsa, V – Verdadeira

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta e auxilia na compreensão das relações que existem entre a sociedade e a cultura. As afirmações falsas são a III e a IV. A afirmação III é falsa por associar a cultura a uma herança genética, quando na verdade a cultura é formada por uma herança social. Já a afirmação IV é falsa por afirmar que a cultura pode ser compreendida de maneira independente da sociedade na qual se insere.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Acertos: 1

Toda cultura tem seus próprios padrões de comportamento, que podem parecer estranhos às pessoas provenientes de outros contextos culturais. Sobre a postura dos cientistas sociais, assinale a alternativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. O relativismo cultural não significa necessariamente que todos os costumes e comportamentos sejam igualmente legítimos, pois o papel do sociólogo é justamente evitar respostas automáticas e examinar questões complexas a partir dos mais diferentes ângulos possíveis

b. Diante do Diante do contato com uma outra cultura é preciso relativizar e isso implica a compreensão cultural em termos de seus próprios significados e valores

c. A prática etnocêntrica de julgar e comparar outras culturas à própria cultura e forma de viver deve ser questionada, já que as sociedades evoluem e progridem naturalmente. As culturas atrasadas tendem a se igualar às melhores culturas, tendo em vista os processos civilizatórios

d. Um exemplo de choque cultural entre o Oriente e o Ocidente pode ser a constatação de que filhotes de cachorro são adotados como animais de estimação na Europa, ao passo que são tidos como iguarias para alimentação em um mercado chinês

e. Diante do contato com uma outra cultura é preciso relativizar; isso implica a compreensão cultural em termos de seus próprios significados e valores.O relativismo cultural não significa necessariamente que todos os costumes e comportamentos sejam igualmente legítimos, pois o papel do sociólogo é justamente evitar respostas automáticas e examinar questões complexas a partir dos mais diferentes ângulos possíveis.

Resposta correta: A prática etnocêntrica de julgar e comparar outras culturas à própria cultura e forma de viver deve ser questionada, já que as sociedades evoluem e progridem naturalmente. As culturas atrasadas tendem a se igualar às melhores culturas, tendo em vista os processos civilizatórios.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque a prática do etnocentrismo remete sim à comparação de outras culturas com a nossa e deve ser evitada porque uma cultura não pode ser compreendida com outras categorias que não as suas próprias. Além disso, a diversidade cultural deve ser completamente aceita e respeitada. Os indivíduos são diferentes porque suas sociedades são diferentes, não há qualquer possibilidade de se tomar a hegemoneização cultural como a melhor tendência para quaisquer sociedades, sejam elas quais forem.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Acertos: 1

A reflexão sobre os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural destaca a importância da resistência em aplicar os padrões culturais gerais a pessoas que vivem em contextos muito diferentes. Por outro lado, é também problemático aceitar explicações culturais para situações que vão contra os valores e as normas que você considera como certos. Certas realidades são bastante complexas e desafiadoras neste sentido. Considere o caso das mulheres no Afeganistão, que sob o controle do Talibã, foram submetidas a normas rígidas que governavam todos os aspectos de suas vidas, obrigando-as, entre outras coisas, a se apresentarem em público apenas vestindo a burca.

Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com