TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas nas Empresas de Construções

Por:   •  29/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Católica de Moçambique

Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia

Trabalho de Práticas de Tecnologias de Informação

Falta de segurança dos trabalhadores e Falta de sinalização adequada

Nomes: Helquias Xavier dos Santos

Docente: Mário Pires

Tete, 06 de setembro de 2021

Índice

Introdução        2

Objetivos        3

Objetivo geral        3

Objetivos específicos        3

Justificativa        4

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA        5

        Falta de segurança dos trabalhadores        5

        Falta de sinalização adequada        6

ANÁLISE DO TRABALHO        6

Introdução

A CETA, Engenharia e Construção, é uma empresa de construção civil e obras públicas, dedicando-se a edificações (Construção e Reabilitação), infraestruturas, rodoviárias (Estradas e Pontes), obras de hidráulica (Abastecimento Água, Saneamento e Drenagens) e produção de materiais (Pedra, Blocos e Travessas para a Indústria Ferroviária), operando em toda a extensão do território da República de Moçambique.

Com mais de 30 anos ao serviço de Moçambique a CETA é uma empresa de direito moçambicano, sedeada em Maputo, e possui cinco estaleiros principais, em Maputo, Beira, Tete, Nampula e Mocuba na Zambézia, assim como, duas pedreiras próprias para produção de inertes, a Pedreira de Tete e a Pedreira de Cura na Beira.

A empresa conta com 3146 colaboradores, mas ainda se verifica alguns problemas como a falta de segurança dos trabalhadores da construção civil, ainda com todo o avanço tecnológico, as atividades exercidas nesta área abrangem certo grau de insegurança para os trabalhadores, que concretizam suas atividades laborais em lugar arriscado. Desta forma, as empresas necessitam tornar mínimos os riscos a que estão sujeitos seus funcionários, já que a falta de um eficaz sistema de segurança causa problemas de pequena produtividade, baixa qualidade dos produtos e/ou serviços e o acréscimo de custos, sendo, que o acontecimento de um acidente de trabalho implica em sérios prejuízos.

 E a falta de sinalização adequada segue como mais uma maneira de prevenir acidentes na construção civil é por meio da sinalização adequada. É importantíssimo que todos os pontos de risco do canteiro de obras estejam marcados de forma clara e objetiva. Para isso, é indicado utilizar placas, barreiras, fitas e sinalizações luminosas. Desse modo, os colaboradores saberão quais locais evitar e se proteger de qualquer risco.

Objetivos

Objetivo geral

Verificar se os Equipamentos de Proteção Individual e sinalizações estão sendo usados corretamente pelos trabalhadores na empresa acima citada.

Objetivos específicos

Identificar o perfil do trabalhador nas obras de construção civil Ceta na cidade de tete;

Descrever os tipos de Equipamentos de Proteção Individual utilizados pelos trabalhadores nas obras de construção civil Ceta na cidade de tete;

Analisar a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual para prevenção dos riscos.

Analisar a importância do uso de sinalização adequada para Proteção Individual para a prevenção dos riscos nas obras em construções.

Justificativa

O uso do Equipamento de Segurança Individual e a falta de sinalização adequada vem ganhando grande destaque dentro da construção civil, pois a segurança e a saúde do trabalhador são prioridades.

Falta de segurança dos trabalhadores:

A empresa necessita fornecer o kit de proteção individual sem cobranças ao empregado que fica responsável pelos cuidados com os equipamentos como conservação, limpeza e guarda. O empregador ainda deverá prover um treinamento a respeito do uso adequado dos equipamentos, evitando assim, que os funcionários trabalhem sem proteção e garantindo seu uso correto.

Tendo em vista que os gastos em relação à compra, manutenção e treinamentos relacionados aos EPI’s são relativamente baixos ao se comparar com o seu benefício, pois o mesmo resguarda e projeto o empregado evitando acidentes de trabalho e consequentemente evitando grandes custos para a empresa com tais acidentes e também danos e sequelas temporárias e/ou permanentes ao trabalhador.

Lembrando que ainda há trabalhadores que resistem ao uso apesar de saberem a funcionalidade do EPI, portando é importante que a empresa seja rigorosa em relação ao uso dos equipamentos necessários.

Falta de sinalização adequada

A empresa necessita fornecer o kit de sinalizações, a carência de foco e concentração entre os colaboradores também pode levar a um acidente e, dependendo da ocasião, até mesmo afetar outros trabalhadores que estejam no mesmo local, em um efeito cascata.

A falta de organização é um dos pontos que influenciam ao não uso de sinalizações que oferecem riscos aos colaboradores em uma obra. Fica fácil de imaginar como a ausência de sinalização em um local especifico pode influenciar na circulação inadequada de pessoas formam uma combinação com grande potencial para acidente.

Metodologia

Este trabalho foi desenvolvido com estudo de diminuir ou eliminar acidentes ocorridos em uma obra, sendo por meio de coleta e levantamento de dados no local da pesquisa, com argumentos da realidade das obras e das medidas de segurança adotadas no local antes e depois da intervenção do profissional da área de Segurança do Trabalho. As intervenções propostas tiveram embasamento nas referências bibliográficas disponíveis, tais como artigos de assuntos pertinentes e relacionados ao tema, bem como consultas a legislação em vigor. Também foi realizado um questionário buscando diagnosticar na visão dos trabalhadores as melhorias que serão realizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com