TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processamento De Pedido De Compra

Trabalho Escolar: Processamento De Pedido De Compra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

LOGISTICA REVERSA

DESMANCHE

LOGISTICA REVERSA

DESMANCHE

Trabalho apresentado à disciplina Logística

Empresarial, ao Professor: Luiz Paixão.

EQUIPE

Alexandre

Paulo Vítor

Renata

Rodrigo

SUMARIO

Introdução....................................................................................................4

Desenvolvimento..........................................................................................5

Pesquisa de Campo....................................................................................8

Conclusão....................................................................................................10

Referencias bibliográficas............................................................................11

INTRODUÇÃO

Com competição acirrada do mercado, é preciso que as empresas busquem cada vez mais soluções e novas estratégias para sobreviverem, com a legislação cobrando cada vez mais das empresas sobre os produtos gerados por elas que está causando grandes impactos negativos ao meio ambiente por conta do auto consumo da população; é preciso que se crie uma alternativa para solucionar esse problema. A logística é uma das ferramentas importantes nesse processo e é preciso destacar um se seus tópicos, o da distribuição, onde existe uma preocupação com a entrega do produto até o cliente final, em contra partida temos a logística Reversa que se preocupa no retorno dos materiais, agregando mais valores a seus produtos através do desmanche entre outros. O assunto abordado neste trabalho é o canal da logística reversa, o desmanche, onde seu principal objetivo é fazer com que os produtos após o seu final de vida não seja descartado em vias públicas ou no meio ambiente, criando assim um ciclo onde o compromisso das empresas irão muito mais além de fabricar e distribuir mas também em fazer com que o produto após consumo retorne para empresa, para se possa depois do processo de fabricação redistribuí-lo novamente ao processo produtivo; fazendo com que diminua os custos de matéria prima, gere lucros e se torne uma empresa mais competitiva.

DESENVOLVIMENTO

Através de estudo dos canais da Logística Reversa, constitui-se uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais, após sua venda e consumo, à suas origens, agregando valores aos mesmos. O conceito de logística reversa é trabalhado em três canais que são: reciclagem, reuso e desmanche. Para um melhor entendimento sobre o tema desmanche podemos dizer que é a maneira de aproveitar os produtos de pós-consumo, onde diversos materiais podem ser obtidos através da desmontagem de bens de pós-consumo e reaproveitados retornando ao ciclo produtivo.

Nas atividades da classificação de “fim de vida útil”, a logística reversa poderá atuar em duas áreas: dos bens duráveis ou descartáveis. Na área de atuação de duráveis, estes entrarão no canal reverso de desmontagem e reciclagem industrial; sendo desmontados na área de ‘desmanche’, seus componentes poderão ser aproveitados ou remanufaturados, retornando ao mercado secundário ou à própria indústria que o reutilizará, sendo uma parcela destinada ao canal reverso de reciclagem. No caso de bens de consumo descartáveis, havendo condições logísticas, tecnológicas e econômicas, os produtos são retornados por meio do canal reverso de “reciclagem industrial”, onde os materiais constituintes são reaproveitados e se constituirão em matérias-primas secundárias, que retornam ao ciclo produtivo pelo mercado correspondente, ou no caso de não haver as condições acima mencionadas, serão destinadas ao ‘destino final’ os aterros sanitários, lixões e incineração com recuperação energética.

Os canais de distribuição reversos são responsáveis pelo retorno de bens de pós-consumo ao ciclo produtivo, impedindo assim que haja acúmulo de materiais descartados em ambientes urbanos. Um exemplo de canal de distribuição de desmanche e reciclagem é dos automóveis, como foi dito anteriormente. O nível que se tem atingido no reaproveitamento dos materiais dos automóveis atingem valores de 75% usando relacionados com o peso total do veículo de final de vida que entra em um desmanche. Os restantes 25% constitui-se de resíduos encaminhados ao lixo urbano. Dos 75% e aproveitados tem- se cerca de 70% de materiais ferrosos e 5% de não ferrosos.

Nos dias atuais estamos vivenciando a cultura do consumo, caracterizadas pela ideia do compre-use-disponha, o que propicia incentivo a pouca durabilidade e utilidade dos bens consumidos, porém tem-se observado o aparecimento de uma nova cultura que seria reduza-reuse-recicle, visando manter uma maior responsabilidade da sociedade perante o meio ambiente.

Conforme (MOURA, 2002), o processo de desmanche de matérias é executado de maneira fácil e rápida, fazendo com que as peças e os componentes sejam aproveitados, de uma forma economicamente sustentável.

Segundo Leite (2003), o canal reverso de desmanche é uma forma de revalorizar um produto durável pós-consumo. O autor ressalta e explica que nesta etapa, o produto passa por um processo de desmontagem no qual são retirados os componentes que apresentam condição de serem usados e/ou revalorizados.

Produtos refabricados, ou de outra forma, convertidos em novos, mais uma vez o valor irá ser menor do que os dos produzidos pela primeira vez, entretanto, seu valor será substancialmente maior do que o dos produtos que são vendidos para refugo ou reciclagem. Ex.; computadores cujas peças são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com