TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo

Tese: Processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

Processo

1. Condições ótimas

- Apoio da administração estratégica, inclusive definindo os objetivos das mudanças.

- Perspectiva global da empresa.

- Integração necessidades indivíduo x organização.

- Enfocar organização como sistema aberto.

2. Dificuldades básicas

- Envolvimento positivo público interno.

- Tempo razoável de intervenção

- Atingir a cultura da organização, introduzindo as mudanças necessárias.

Imputs e metodologia

Diagnóstico situacional das causas

1. Levantamento

• Revisão da literatura

• Questionários

• Entrevistas

• Observação pessoal

2. Crítica do levantamento

• Identificação dos problemas

• Enfoque sistema aberto... [

1 O que são processos?

R.: É um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem, ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.

2- Principais caract. de uma organização tradicional e uma organ. voltada p/ processos?

R.: Organização tradicional : caráter autoritário, hierárquico, mecanicista, burocrático, modelo de Taylor e Fayol geralmente;

Organização por Processos: Nesse tipo de organização os funcionários entendem o processo como um todo, nesse nível se valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor. Os funcionários se tornam polivalentes, não limitados apenas a suas atividades.

3- Como podem ser classificados os processos? Cite os tipos e a classificação.

R.: a)Quanto aos Níveis: Processos primários ou de negócio: incluem as atividades que geram valor para o cliente. Como exemplo tem-se os processos de: produção, venda recebimento e atendimento de pedido (cliente).*Processos de suporte ou apoio: são os conjuntos de atividades que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários, como: folha de pagamento, call center, recebimento e atendimento de pedido (fornecedor de material).*Processos gerenciais: são aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.

b)Quanto a Hierarquia: Macroprocesso: é um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, cuja operação tem impactos significativos nas demais funções. Dependendo da complexidade, o processo é dividido em subprocessos. *Subprocessos: divisões do macroprocesso c/objetivos específicos, organizadas seguindo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento. *Atividades: os subprocessos podem ser divididos nas diversas atividades que os compõem, e em um nível mais detalhado de tarefas.

4- Qual o principal objetivo da análise administrativa?

R.: Efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos, envolvendo, portanto, a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacionais, assim como os processos e métodos de trabalho.

5- Como você caracteriza esta análise administrativa?

R.: É útil para o desenvolvimento de uma gama de atividades, em quaisquer setores da administração e que esse processo deve ser iniciado com um planejamento cuidadoso, prevendo o envolvimento positivo do público interno da organização, possibilitando a conscientização no sentido de aprender a ver o problema, tendo assim uma ampla participação da força de trabalho no andamento do projeto, por meio de reuniões, entrevistas, questionários e outros recursos.

6- A análise administrativa, de enfoque comportamental, é apresentada em etapas q facilitam sua execução, quais as etapas mais abrangentes? Ou Pontos Fundamentais?

R.: 1. Diagnóstico situacional das causas: busca identificar não só o clima e a estrutura da organização, mas também seus métodos e processos de trabalho, o que se pode conseguir, em princípio, por meio das fases de levantamento de dados e crítica respectiva.

2. Intervenção planejada, envolvendo:

a) o estudo das soluções dos problemas, compreendendo, de início, as fases de planejamento da solução e competente crítica;

b) o planejamento das mudanças, efetivado, em linhas gerais, nas fases de implantação e controle dos resultados.

7- Há condições que caracterizem um estado ótimo para uma intervenção a partir de uma análise administrativa? Quais são estas condições?

R.: - Apoio da administração estratégica, inclusive definindo os objetivos das mudanças.

- Perspectiva global da empresa.

- Integração necessidades indivíduo x organização.

- Enfocar organização como sistema aberto.

8- O que você entende por visão holística da empresa? Há alguma relação com o envolvimento de stakeholders?

R.: Visão holística: o todo representa mais do que a soma das suas partes. Assim, esta abordagem global fornece um melhor entendimento da empresa, pois integra todas as divisões e subdivisões do sistema.

Stakeholders: o responsável pelo planejamento ou plano, consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. Os stakeholders são elementos fulcrais em termos de planejamento estratégico de uma empresa ou organização.

9- Quais são as principais aplicações da análise administrativa? (Cite cinco).

R.: • Aprovar uma estrutura organizacional, seja de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com