TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Bayer

Monografias: Processo Bayer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 3

Técnico Em Segurança Do Trabalho

Fluxograma De Beneficiamento De Alumina

Nome: Guilherme Oliveira De Souza

Professor: Antônio Carlos

Turma: 11086/2013.2

INTRODUÇÃO

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos. Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. Entretanto, nenhum deles possui jazidas de bauxita em seu território, dependendo exclusivamente da importação.

Processo bayer

O processo bayer é o principal e o mais econômico método para produção de alumina e alumínio, a partir de bauxitas gibsíticoscom baixa porcentagem de sílica. A bauxita é moída e digerida em autoclave com uma solução de hidróxido de sódio, carbonato de sódio e cal. A suspensão e o rejeito, denominado lama vermelha, Após a digestão e resfriamento, são separados por sedimentação e filtração. Os principais constituintes da lama vermelha são: oxido de ferro, titânio, carbonato de cálcio e produtos de desilicação. Após a digestão, a suspensão de aluminato de sódio é introduzida em precipitadores, onde germens de gibsita catalisam a formação de Al (OH)3. O precipitado é separado, lavado e calcinado. As condições de precipitação, tais como tempo, temperatura e condições de nucleação, são importantes no controle da distribuição de tamanho da partícula, textura e pureza do hidróxido produzido. No processo bayer para cada 2,5 toneladas de bauxita tem-se, após a calcinação, aproximadamente 1 tonelada de alumina.

Bauxita

A Bauxita é um minério que ocorre naturalmente. A bauxita é um material heterogêneo, composto principalmente de um ou mais hidróxidos de alumínio, e várias misturas de sílica, óxido de ferro, titânia, alumino silicato, e outras impurezas em quantidades menores. Os principais hidróxidos de alumínio achados em proporções variadas na bauxita são gibisita e os isômeros boemita e diásporo. A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivo, cimento, químico, metalúrgico, refratário, etc.

Digestão

O estágio inicial, denominado digestão, envolve num primeiro momento a moagem da bauxita, seguida pela digestão propriamente dita com uma solução cáustica de hidróxido de sódio (NaOH) sob temperatura e pressão. As condições em que se processa a digestão (concentração, temperatura e pressão), variam de acordo com as propriedades da bauxita. Plantas modernas comumente operam em temperaturas entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com