TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Produção De açucar E Etanol

Trabalho Universitário: Processo De Produção De açucar E Etanol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Apos a pesagem do caminhão e a analise feita no laboratrio pra verificar a porcentagem de sacarose contido na cana (ATR) se dá inicio ao processamento da mesma, a carga é tranferida para as esteira que transporta a cana ate a moagem, a cana colhida manualmente passa por uma lavagem para retirar as impuresas, a agua utilizada é tratada e reaproveitada, a cana colhida por maquina não passa pelo processo de lavagem para não perder sacarose alem de não passar pelos picadores, pois ja vem picada da propria colheita, a cana é processada por difusor ou moenda e o que sobra é o bagaço que serve para alimentar as caldeiras que gera energia.

O caldo proviniente da moagem do primeiro e segundo terno ( primeira e segunda moenda) servem para a produção de açucar pois são ricos em sacarose, já o caldo dos ternos restantes vão para a destilaria onde é produzido o etanol.

A primeira etapa da produção do açucar é o tratamento do caldo, com a função de clarificar, retirar as impurezas (solídos soluveis ou insoluveis como terra, bagacilho, sais mineirais corantes etc.) no caldo contido e regular o Ph, onde por um processo quimico atraves da adição de anidro sulfuroso (SO2) ao caldo aquecido se retira as impurezas.

esse processo se chama sulfitação,

após a sulfitação e filtração para retirar os coleoides fomado no processo a proxima etapa é aquecer o caldo e decantar, nessa sircunstancia o caldo fica parado e as impurezas descem para o fundo do tanque onde se concentra um lodo que será filtrado para recuperar o restante de açucar nele ainda contido.

Após a decantação o caldo proveniente dessa etapa que estara clarificado contendo cerca de 15% de Brix vai para os evaporadores com a função de retirar a maior parte de agua contida no caldo formando assim um melaço (xarope), contendo cerca de 65% de Brix. Dai então o caldo é bombeado para os tachos de cozimento para assim cristalizar o açucar.

O xarope é concentrado ate a condição de massa nessa fase ocorre a cristalização da sacarose em forma de cristais de açucar por meio da adiçãodo licor-mãe (semente).

Essa massa resultante é centrifugada para remover do cristal o xarope ainda contido

Apos a centrifugação temos a secagem do açucar e somente depois da secagem pode ser feito a embalagem seja ela para fins comerciais ou fins industriais onde ficam armazenas em embalagens de grande porte.

O melaço que foi retirado da centrifugação é enviado para a destilaria podendo dser fermentado para aprodução de etanol

Curiosidade:

Cerca das 430 usinas produzem tanto açucar como o etanol dependendo das condiçoes de mercado easpectos tecnicos;

Os maiores produtores de açúcar são Brasil, Índia, China, União Europeia e Tailândia. O maior consumidor de açúcar é o Brasil;

Valores nutricionais? Nenhum. O açúcar apenas contém calorias vazias;

Na verdade, o açúcar só começou a adentrar as cozinhas do mundo a partir do século XVII, quando a mercadoria começou a ter uma circulação significativa e se tornou mais acessível. Até então, qualquer tipo de adoçamento era feito com mel e o sumo da cana;

Segundo os mais antigos relatos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com