TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Penal,

Pesquisas Acadêmicas: Processo Penal,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIOS – MANDADO DE SEGURANÇA

( ) 1 – O mandado de segurança constitui meio jurídico célere e eficaz, por disposição constitucional, como o objetivo de fazer cessar ato ilegal praticado por autoridade.

( ) 2 – A CRFB/88 não estabeleceu prazo para a impetração do mandado de segurança, mas a Lei nº 12.016/09 o fixou em 120 dias.

( ) 3 – Quem figura no pólo passivo de uma ação de mandado de segurança adquire a denominação de impetrado.

( ) 4 – Para os fins de impetração da ação de mandado de segurança, não pode ser reconhecida a liquidez e a certeza de direito que dependa de comprovação por meio de documentos que não acompanham a petição inicial.

( ) 5 - Em sede de mandado de segurança, é possível a concessão de liminar sem ouvir a autoridade indicada como coatora.

( ) 6 – Um dos requisitos do mandado de segurança é violação, "a direito liquido e certo", que não admite, para a impetração do “writ”, a dilação probatória.

( ) 7 – Havendo "direito líquido e certo" devidamente comprovado através da documentação juntada aos autos e ainda, uma situação que necessite de uma medida de caráter urgente, convencendo o julgador da necessidade da medida, poderá o juiz deferir o pedido liminar, sem ter que ouvir o MP.

( ) 8 – O deferimento do pedido de liminar não torna desnecessária a solicitação de informações por parte da autoridade coatora.

( ) 9 – O prazo para as informações da autoridade coatora em sede de mandado de segurança é de 120 dias.

( ) 10 – Na ação mandamental, deve haver o protesto por todos os meios de prova em direito admitidos.

( ) 11 – A ação mandamental não se confunde com processos cujos ritos são ordinários, já que não possibilita a produção futura de provas.

( ) 12 – Quando a prova do alegado depender de perícia, é inviável a utilização do mandado de segurança.

( ) 13 - É pacífico o entendimento segundo o qual ao juiz é permitido corrigir, de ofício, a errônea indicação da autoridade coatora na ação de mandado de segurança.

( ) 14 – A inexistência de direito líquido e certo enseja a extinção do processo de mandado de segurança com julgamento do mérito.

( ) 15 – o mandado de segurança tem cabimento em matéria processual penal quando o advogado é impedido de se comunicar com o seu cliente preso.

( ) 16 – o juiz que não recebe as informações da autoridade indicada como coatora, na ação mandamental, não deve entender como verdadeiros os fatos alegados no “writ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com