TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Psicologicos

Pesquisas Acadêmicas: Processo Psicologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

Cap. 11

1) Identificação do problema: Por mais estranho que pareça identificar uma situação como problemática constitui, algumas vezes, um passo difícil. Podemos não conseguir perceber que temos uma meta. Por exemplo, precisaríamos estar fora do rumo de um carro que se aproxima e que deixamos de notar. Ou poderíamos deixar de perceber que nosso percurso para alcançar uma meta encontra-se obstruído. Um exemplo seria precisar obter mais dinheiro porque não temos o suficiente para comprar algo que desejamos. Ou poderíamos deixar de reconhecer que a solução, que tínhamos em mente não está correta. Por exemplo, o cargo que esperaríamos conquistar poderia não estar disponível para nós. Se o seu problema é a necessidade de redigir um artigo, você precisa identificar, inicialmente, uma pergunta que seu trabalho formulará.

Definição e representação do problema: Após identificarmos a existência de um problema, ainda precisamos defini-lo e representá-lo em grau suficiente para compreender como solucioná-lo. Considere, por exemplo, a preparação para redigir seu artigo. O passo de definição do problema é fundamental.

Formulação de estratégia: Após o problema haver sido definido corretamente, o próximo passo consiste em planejar uma estratégia para solucioná-lo. A estratégia pode envolver análise. Como alternativa, ou talvez como contribuição adicional, ela pode envolver o processo complementar de síntese.

Organização das informações: Neste estágio, você tenta integrar todas as informações que julga serem necessárias para realizar eficazmente a tarefa do momento. Ela poderia envolver obter referências ou mesmo juntar suas próprias ideias. Este estágio é, fundamental para uma boa solução do problema.

Alocação de recursos: A maioria de nós, além de nossos outros problemas, defronta-se com o problema de possuir recursos limitados. Esses recursos incluem tempo, dinheiro, equipamento e espaço. Alguns problemas exigem muito tempo e outros recursos. Outros requerem muito poucos recursos. Estudos mostram que pessoas (e os melhores alunos) com muita capacidade para resolver problemas tendem a dedicar uma parte maior de seus recursos mentais ao planejamento do que as pessoas sem experiência na solução de problemas.

Monitoramento: O uso cuidadoso do tempo inclui o monitoramento do processo de resolução do problema. As pessoas que resolvem problemas com sucesso não iniciam um percurso para uma solução e esperam, em seguida, até chegarem ao fim do per curso para verificar onde se encontram (Schoenfeld, 1981). Testam, preferentemente, sua própria atuação ao longo de todo o percurso para assegurar-se de que estão se aproximando de sua meta. Caso não estejam, reavaliam o que estão fazendo. Podem concluir que erraram inicialmente, que saíram do trajeto em algum ponto do per curso ou mesmo que vislumbram um percurso mais promissor, caso sigam uma nova direção. Se você estiver preparando um artigo, desejará monitorar se está progredindo. Se isto não estiver ocorrendo, desejará saber por quê.

Avaliação: Da mesma forma que precisa monitorar um problema enquanto se encontra no processo de solucioná-lo, você precisa avaliar sua solução após haver terminado. Uma parte da avaliação pode ocorrer imediatamente. O restante pode ocorrer um pouco mais tarde ou mesmo muito mais tarde

2) Os problemas bem estruturados possuem caminhos claros para uma solução. Estes problemas também são denominados problemas bem definidos. Os problemas mal estruturados não possuem caminhos claros para soluções. Estes problemas também são denominados problemas mal definidos.

3) Isomórficos são dois problemas, isto é, sua estrutura formal é a mesma e somente seu conteúdo formal difere.

4) Insight é um entendimento notável e, algumas vezes, aparentemente súbito de um problema ou de uma estratégia que ajuda a solucioná-lo. O insight envolve, muitas vezes, conceitualizar um problema ou uma estratégia para sua solução de um modo totalmente novo. O insight envolve frequentemente detectar e combinar informações relevantes antigas e novas para obter uma visão inédita do problema ou de sua solução. Embora insights possam transmitir a impressão de serem súbitos, muitas vezes, são o resultado de muito raciocínio e trabalho esforçado anteriores. O insight pode tomar parte na resolução de problemas bem estruturados, porém é associado com mais frequência ao caminho árduo e tortuoso para a solução que caracteriza os problemas mal estruturados. Durante muitos anos, os psicólogos interessados na resolução de problemas têm se empenhado em descobrir a verdadeira natureza do insight.

5) configuração mental uma disposição da mente envolvendo um modelo existente para representar um problema, o contexto de um problema ou um procedimento para a solução do problema. Entrincheiramento é outra designação para configuração mental. Quando as pessoas que solucionam problemas possuem uma configuração mental entrincheirada, elasse fixam em uma estratégia que, normal mente, dá resultado na solução de muitos problemas, mas não opera bem na resolução deste problema específico. A fixação funcional, especificamente, é a incapacidade para entender que algo conhecido por possuir um uso específico também pode ser usado para desempenhar outras funções. A fixação funcional nos impede de solucionar novos problemas usando instrumentos antigos de novas maneiras.

6) A transferência positiva ocorre quando a solução de um problema anterior torna mais fácil a resolução de um problema novo, ou seja, algumas vezes a transferência de uma postura mental pode ajudar na solução de problemas.

A transferência negativa ocorre quando a solução de um problema anterior torna mais difícil solucionar um problema posterior. Algumas vezes, um primeiro problema faz com que uma pessoa opte pelo caminho errado.

7) A maioria dos pesquisadores definiu criatividade em termos globais como o processo de produzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com