TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho para a Empresa Bateria Máxima.

Por:   •  20/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Processo de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho para a Empresa Bateria Máxima.

Alda Maria Castro Lopes

Rio de Janeiro, 11 de Abril de 2017.

   

Importância da Segurança do Trabalho

                A garantia da segurança é fundamental para que os trabalhadores possam permanecer num ambiente executando suas tarefas com conforto, eficácia e integridade física e mental. A segurança é uma situação, um estado, qualidade e condição caracterizada pelo afastamento de risco ou de perigo.

Uma boa maneira de gerenciar esses ricos, perigos condições latentes é possuir um sistema de gestão de saúde no trabalho formalizado na empresa.

Historia da Segurança do Trabalho no BRASIL (início)

1891 – A preocupação prevencionista teve início com a Lei que tratava da proteção ao trabalho dos menores, em 23/01/1891

1919 – Criada a Lei n° 3724, de 15/01/19 – Primeira Lei brasileira sobre acidentes de trabalho.

1941 – Em 21/04/41, empresários fundam no Rio de Janeiro a ABPA – Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes.

1943 – CLT foi aprovada pelo decreto-Lei n°5452, em 01/05/43 (entrou em vigor em 10/11/43). Foi o instrumento jurídico que viria a ser prática efetiva da prevenção no Brasil.

A partir daí não paramos mais.

Conceito de Bateria

A bateria é um conjunto de acumuladores elétricos que possui a propriedade de converter energia química em energia elétrica, tendo como função abastecer o sistema elétrico do veículo de energia e acumulá-la quando o veículo estiver em funcionamento (BOSCH, 2008).

 O Italiano Alessandro Volta criou a pilha não recarregável. Em 1859, o francês Gaston Plante aperfeiçoou o invento, que passou a ser recarregável, além de acumular energia. Sua utilização em automóveis surgiu décadas depois em 1912, sendo, ainda hoje, articulada aos sistemas elétrico e eletrônico dos automóveis, e responsável pela alimentação de seus componentes elétricos (SBRT, 2006). As baterias automotivas comuns possuem a composição típica.

Índice

1° Passo - Analisar todo o cenário dessa empresa.

2° Passo - Identificação dos riscos e treinamentos.

3° Passo - Implementar métodos de avaliação e acompanhamento periódico das nossas atividades.

4° Passo - Objetivo. 

1° Passo

                O cenário dessa empresa foi declarado muito deficiente, pois os colaboradores tinham contatos diretos com as substâncias químicas, que com uso inadequado dos EPI’s tornava-se mais grave o desenvolvimento das atividades no local,   levar mais e mais funcionários a problemas de saúde, a diminuição da vida laboral deles e levando a empresa a responder por mais ações trabalhistas futuramente.

             Foi identificada a exposição efetiva dos riscos aos colaboradores, levando assim a necessidade de treinamento sobre as principais substâncias da bateira, o “chumbo” e o “acido”. Dentro desse treinamento foram abordados, os danos que essas substâncias químicas poderiam causar a saúde de cada um e como se prevenir contra elas mesmo tendo que manuseá-las.

Sendo assim, começamos o processo de conscientização dos colaboradores e com a certeza de que sabendo do que se trata poderíamos nos cuidar mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com