TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de logística de Nescafé

Artigo: Processo de logística de Nescafé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Artigo  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de logística do Nescafé

A matéria-prima utilizada na fabricação de NESCAFÉ é proveniente de fazendas que tradicionalmente cultivam os melhores grãos de café brasileiro, sobretudo na região paulista da Alta Mogiana e no sul de Minas Gerais.

Depois de colhidos e secados, os grãos seguem para usinas de beneficiamento cuja etapa consiste na retirada das camadas que ainda recobrem os grãos (chamadas pergaminho e película argêntea), seguida da separação por formato e tamanho e da eliminação das últimas impurezas e dos grãos imperfeitos. Uma vez separado e limpo, o café designado então como café verde é ensacado, marcado e transportado para os armazéns.

Ao chegar à fábrica, o café verde de diferentes tipos é examinado por técnicos, que fazem a seleção da matéria-prima e a liberam quando se asseguram que o café verde está de acordo com aos padrões de qualidade exigidos pela empresa. Os diversos tipos de café verde são, em seguida, combinados em proporções adequadas para o preparo dos blends, ou seja, das misturas que caracterizarão cada uma das versões de produto de NESCAFÉ.

Em equipamentos de alta precisão, os blends sofrem graus específicos de torrefação, conforme o tipo de NESCAFÉ a que se destinam. Depois de torrados, os grãos de café são submetidos a um resfriamento, evitando-se que o calor acumulado durante o processo prossiga sua ação desidratante. Resfriado, o café passa pela fase de moagem, na qual é transformado num pó homogêneo.

A etapa seguinte é a de preparo do extrato líquido, que corresponde ao preparo doméstico do café. Para isso, o pó é colocado em enormes cafeteiras, nas quais, sob alta pressão, circula a água. Com isso, extrai-se do pó as substâncias que se dissolvem em água e que dão o aroma e o sabor característicos da bebida. Em seguida, é feita a desidratação: por um processo térmico especial, a água é retirada do extrato líquido, tendo-se como resultado um pó que conserva o sabor e o aroma do café. As partículas desse pó são depois reagrupadas em grânulos maiores, que permitirão que o café se dissolva mais facilmente em contato com a água, no momento de uso pelo consumidor.

A última etapa é a do acondicionamento: o café solúvel, na forma final de grânulos, é acondicionado automaticamente em frascos de vidro esterilizados. Graças à vedação hermética da embalagem, o produto fica protegido do contato com o ar, conservando todas as suas propriedades e garantindo assim que o produto chegue ao consumidor com suas características totalmente preservadas. Antes da expedição, cada lote fica armazenado por cerca de uma semana, tempo em que se realiza o último controle, com exames laboratoriais de amostras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com