TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de osmose na cebola roxa

Por:   •  7/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  1.849 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As plantas precisam crescer e se reproduzir, mas para que isso ocorra elas precisam de um fator principal, que é a água. A membrana da célula mantém a integridade celular e delimita a passagem de substâncias entre o meio intracelular e extracelular. A água passa de uma região de concentração alta para uma região de concentração baixa (processo de difusão) pela membrana, no qual esse movimento da água entre meios com concentrações diferentes de soluto se chama osmose, sendo um caso particular da difusão. (TAIZ e ZEIGER, 2013)

MATÉRIAS E MÉTODOS

Foram coletados com auxílio de uma lâmina de barbear e uma pinça, finas camadas da epiderme foliar (catafilo) de uma cebola roxa (Allium cepa). Em seguida esse fragmento foi acomodado na lâmina e aplicado sobre ele uma gota de água destilada, em seguida sobre ele a lamínula. Após montar a lâmina com o fragmento, foi utilizado o microscópio óptico em dois tamanhos de aumento (4x e 10x) para registrar e observar.

Em seguida a lâmina foi retirada do microscópio, e sem retirar a lamínula, secou-se a água pela extremidade com auxílio de papeis filtro. Após a retirada da água foi aplicado na outra extremidade, uma solução de sacarose 0,25M e em contato com a outra extremidade o papel filtro, esse processo foi repetido até que a solução percorresse o corte e substituísse a água destilada. Após substituição da água destilada pela sacarose, a Lâmina foi levada ao microscópio para observação e registro. Dando continuidade ao experimento foi refeita a técnica retirando a sacarose por uma das extremidades em contato com o papel filtro e na outra extremidade foi adicionado o álcool 96%, em seguida a amostra foi levada ao microscópio para registro e observação

ANÁLISE DO RESULTADO

Sabe-se que o vacúolo das células vegetais é a região onde se tem mais concentração de soluto. Nele pode estar acumulado alguns tipos de solutos como: íons inorgânicos, açúcares, ácidos orgânicos e pigmentos (TAIZ e ZEIGER,2013). A cebola roxa (Allium cepa) contém em seu vacúolo uma substância chamada Antocianina, que são pigmentos responsáveis pela coloração das flores, composta por vários grupos de hidroxilas, são hidrofílicos e, portanto, solúveis em água o que permite sua presença no vacúolo das células.

No primeiro momento, quanto a água entrou em contato com o fragmento. Figura 1, observou-se que o pigmento preenchia as células de forma homogênea. Dessa forma concluiu-se que o interior da célula estava mais concentrado do que o meio (água destilada) que o circundava, portanto o potencial hídrico da célula era menor do que o (ψw) do meio. Segundo TAIZ e ZEIGER (2013) a água se move para dentro e fora das células em resposta a um gradiente de potencial hídrico, dessa forma a água foi para dentro da célula, pois o movimento da água sempre irá da região de maior (ψw), para a região com menor (ψw), deixando a célula turgida.

No segundo momento, quando o tecido vegetal foi submetido a solução de sacarose. Figura 2, as células perderam água, pois o interior destas era menos concentrado que o meio em que as mesmas estavam (solução sacarose), logo o potencial hídrico no interior da célula era maior que o potencial hídrico do meio, dessa forma a água saiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com