TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processop Gerencias

Ensaios: Processop Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 1

PASSO 1

Introdução

O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas.

Através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas; enquanto a administração estratégica se preocupa com novos mercados, novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ação empresarial.

Planejamento

Ultimamente percebe-se que o ambiente do processo de planejamento teve uma grande mudança nos últimos anos, pois a globalização dos negócios fez com que os mercados e os consumidores sejam mais exigentes devido à diversificação dos produtos e concorrências.

Nos tempos atuais o planejamento é mais do que nunca necessário à gestão da empresa, entretanto para colocá-los em pratica de forma efetiva, é preciso que o gestor conheça e saiba utilizar bem cada um dos seus elementos, suas funções e seus limites e que seja flexível ao ponto de perceber que planejar nem sempre é o contrário de fazer.

PASSO 2

“Veja o futuro antes dos outros”

Na visão do Professor Roberto Shinyashiki a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e consequentemente profissional.

Um empreendedor sabe que existe duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que a outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades, ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

“O desafio do administrador do futuro”

Na visão do Professor Paulo Barreto dos Santos o administrador do futuro busca incansavelmente o sucesso profissional, a qualquer custo, mesmo em prejuizo de sua vida pessoal e família, trabalhando horas além do seu expediente, devendo estar sendo antenado e estudando sempre. Mas é um gestor justo, que respeita e é respeitado pelos subordinados.

Considerações Finais:

Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, ações visando a realização de determinado projeto.

Planejamento é o esforço para dirimir o caos que se instala quando inúmeras atividades ocorrem na realização de um intento.

Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos o que vai acontecer.

O planejamento não é uma iniciativa onde pretende acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficacia nos projetos e processos decorrentes.

“Planejar é elaborar um roteiro de ações para atingir um fim”.

Chiavenato,Idalberto Administraçao/Idalberto Chiavenato. - Rio de Janeiro:Elsevier; São Paulo:Anhanguera,2010.

Planejamento

Planejamento é um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações que será elaborador, implantado, desenvolvido, implementador e gerenciador, em pro de um objetivo distinto preestabelecido.

O planejamento tem por finalidade antecipar as situações previsíveis; predeterminar os acontecimentos e preservar a lógica entre eventos.

Requisitos do processo de planejamento

Procurar informação para definir precisamente os objetivos, visando estabelecer previsões e alternativas para a predominância da ação.

As partes do Planejamento são:

a. Planejamento dos fins: especificação do estado futuro desejado;

b. Planejamento de meios: proposição de caminho para a empresa chegar ao objetivo desejado;

c. Planejamento organizacional: esquematização dos requisitos organizacionais para poder realizar os meios propostos;

d. Planejamento de recursos: dimensionamento de recursos humanos e materiais determinação da origem e aplicação de recursos financeiros;

e. Planejamento de Implantação e controle: corresponde à atividade de planejar o gerenciamento de implantação do empreendimento.

O planejamento divide-se em vários tipos, a depende da área de atuação e do objetivo a ser alcançado.

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico: processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vista a obter um nível de aperfeiçoamento na relação da empresa com seu ambiente.

Planejamento Tático: tem por objetivo aperfeiçoar certa área de resultado e não a empresa como um todo.

Planejamento Operacional: a formalização através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimentos e implantação estabelecidas.

Para que o planejamento seja realizado com sensatez e siga um paramento que vise a alcança os objetivos proposto, ele deve segui alguns princípios gerais:

Princípios Gerais de Planejamento

Princípio da contribuição aos objetivos:

Princípios da precedência do planejamento:

Princípio da maior penetração e abrangência;

Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade;

O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

ETAPA 2

No ano de 2012 , a Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas Und.2 , organizou uma semana de palestras e mini-cursos, onde em todas as noites simultaneamente, aconteceu vários projetos com os mais diversos temas com relação aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com