TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administratvis - Cafeteria

Monografias: Processos Administratvis - Cafeteria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

PASSO 1

1) Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Um bom gestor precisa sempre manter a equipe motivada, traçando metas e desafios, sabendo resolver as mais diversas situações, no entanto, mais que solucionar crises e conflitos, é necessário ter algumas habilidades que completam um bom gestor:

• Adaptabilidade: um bom líder é capaz de trabalhar para qualquer tipo de empresa. Ele é capaz de se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial.

• RESILENCIA (capacidade de lidar com problemas): habilidade de lidar com problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações.

• Interatividade: um bom gestor precisa conhecer sua equipe de trabalho e o mais importante, se relacionar bem com todos os membros. Isto é um verdadeiro diferencial no cotidiano das empresas, pois, conhecendo as pessoas com quem trabalha, o gestor é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveita-las ao Maximo.

• Polivalencia: da mesma maneira que o bom líder sabe se adaptar aos vários tipos de empresas, ele também consegue ter uma boa desenvoltura em vários departamentos. Um líder que já tenha passado por muitos departamentos certamente tem uma visão melhor sobre diferentes situações.

• Ponderação: durante a gestão, o líder se depara com situações complexas e que exigem várias decisões importantes. Elas podem mudar os rumos da companhia, das pessoas envolvidas e dele próprio. Assim, é importante que o gestor saiba ponderar qual é a melhor opção em cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo.

2) O conceito de empresa, gestor e empresário:

• Empresa é uma organização da produção na qual se combinam os preços dos diversos fatores da produção, trazidos por agentes distintos do proprietário da empresa, visando a vender um bem ou serviço no mercado, para obter a diferença entre os dois preços (preço do custo e preço de venda) o maior proveito monetário possível. A principal característica de empresa é o seu fim econômico, empresas visam somente o lucro. Elas só podem ser de âmbito jurídico.

• Empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando, diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa. É o profissional que exerce a atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços.

• Gestor é definido pelas suas funções dentro da organização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos. É ele quem desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficientes a cada situação e para atingir os objetivos propostos.

3) PORQUE AS EMPRESAS SÃO CONSIDERAS SISTEMAS ABERTOS?

A estrutura das empresas de sistemas abertos é formada pela interação da organização com o ambiente externo. Onde os acontecimentos do ambiente (mudanças) podem afetar a organização, assim tendo que se adaptar fazendo certas alterações na sua estrutura, técnicas e produtos. A interação ou o ambiente externo moldam a estrutura dos sistemas abertos.

4) O QUE É MISSÃO, VISÃO E VALORES OSGANIZACIONAIS?

• Missão significa uma tarefa que é recebida. É a razão de existência da organização. A missão também deve satisfazer o ambiente externo, ou seja, oferecer algo que responda a sua ansiedade. Ela é uma declaração de propósitos ampla e duradoura que individualiza e distingue a organização em relação a outras no mesmo ramo. A missão de uma empresa deve responder a duas questões básicas: O que é? E Para que ela serve? Respondendo tais questionamentos é possível a elaboração da missão, que nada mais é do que a resposta a essas duas questões.

• Visão representa o destino que pretende transformar em realidade. É estabelecida sobre os fins da instituição e corresponde à direção suprema que a organização busca alcançar. É um plano, uma ideia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente num prazo determinado. É mutável por natureza e representa algo concreto a ser alcançado.

• Valores organizacionais é o conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades da instituição. São os valores que devem nortear as ações e a conduta de quem trabalha na organização e que o público pode esperar da organização. Quando claramente estabelecidos, ajudam a reagir rápida e decisivamente nas situações inesperadas que se apresentam.

PASSO 2

a) Entendimento de cada integrante do grupo:

Bruna Vieira: algumas empresas não trabalham com o sistema de gestor ou empresário, a maioria delas trabalha com um chefe, onde ele manda e os empregados simplesmente obedecem, não existe aquele vinculo de chefe e empregado, onde a maioria dos chefes e donos de empresas não se preocupam com os seus empregados e sim com o dinheiro que eles ganham em cima de cada um de seus trabalhadores.

Antonio Aguiar: hoje em dia no mercado de trabalho, os verdadeiros lideres de empresas estão escassos, como a minha colega abordou, cada um esta mais preocupado com si, e não estão trabalhando em conjunto, para o crescimento da empresa, mas si para o crescimento individual.

Danilo Galo: dentro do setor onde trabalho, não existe uma pessoa que comande todos os servidores, e sim varias pessoas que mandam e desmandam dentro da organização, este é um erro absurdo, não existe uma pessoa com habilidade suficiente para comandar uma organização.

Diego Lilge: no meu local de trabalho, tudo esta no seu devido lugar, existe um gestor que comanda toda a organização, cada servidor fazendo seu papel, onde andamos em conjunto para uma melhor organização, para o crescimento da organização. Acho que um gestor competente, sendo qualificado, consegue manter uma empresa com uma boa estabilidade.

Felipe Siqueira: missão, visão, valores, são fundamentais para cada empresa, e também para cada trabalhador, sim, pois seguindo e acreditando nesses conceitos, juntamente com o pessoal qualificado a empresa tem grandes chances de virar uma referencia no seu ramo.

Marina Franz: um bom gestor, precisa se acima de tudo um bom chefe, que se importe com seus funcionários, que saiba estabelecer regras, mas sem passar por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com