TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administravivos

Projeto de pesquisa: Processos Administravivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.552 Palavras (27 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 27

Sumário

• INTRODUÇÃO 3

• DESENVOLVIMENTO 4

• PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL.............................................4

Planejamento Estratégico.....................................................................................................6

Planejamento Tático.............................................................................................................8

Planejamento Operacional....................................................................................................9

• ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL 10

• PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL 11

• DIREÇÃO.........................................................................................................13

• CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL.....................................................17

• DESAFIO..........................................................................................................19

• EMPRESA DE TELEFONIA ALÔ TELECOMUNICAÇÕES.......................19

Definição da Identidade Organizacional.............................................................................19

Analise do Ambiente...........................................................................................................21

Delineamento Estratégico...................................................................................................23

Conclusão e Controle...................................................................................................................24

• A ADMINISTRAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL.....................................24

• CONSIDERAÇÕES FINAIS 34

• REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35

Introdução

O Planejamento Empresarial tem como objetivo conhecer toda atividade diária dentro de uma empresa, mostrando que as empresas não agem de forma improvisada e que precisam de Planejamento, Organização, Direção e Controle para sobreviver.

O Planejamento representa a primeira função administrativa, significa decidir antecipadamente o que deve ser feito e onde queremos chegar. Planejar é uma ferramenta que analisar o ambiente externo e interno, coletando dados e os transformando em informações definindo os planos de ação.

A Organização significa organizar, agrupar pessoas e estruturar todos os recursos, todos em busca de atingir metas e objetivos.

Direção é o processo administrativo que conduz e direciona o pessoal na execução das tarefas, isto é, dirigir uma empresa significa conseguir que os funcionários executem suas tarefas.

O Controle consite em verificar se tudo está sendo feito com o que foi planejado e como foi ordenado. Corrigindo desvios e avaliando os resultados.

O objetivo deste trabalho é possibilitar o conhecimento do processo administrativo e sua importãncia para uma empresa sobreviver, competir e expandir.

Desenvolvimento

Planejamento da Ação Empresarial

Atualmente, a administração não se restringe aos limites nacionais, e nossa economia vai além da tecnologia, informação e produtividade. A administração é a ferramenta, o instrumento que torna todas as organizações capazes de desenvolver, produzir e alcançar seus objetivos. Ela é necessária não só para os administradores, mas para Cientistas, médicos, presidentes, prefeitos, profissionais liberais e todo tipo de empreendimentos social que requerem conceitos administrativos.

Os principais tipos de fundamentos do processo administrativos são; Planejamento, Organização, Direção e Controle. São elas funções administrativas muito importantes na vida de uma empresa, pois qualquer decisão deverá ser tomada de forma cuidadosa e planejada, sempre buscando alcançar os objetivos da organização e das pessoas que dela fazem parte.

Fonte: WWW.Gestoreficaz.blogspot.com.br

Para melhor assegurar o desempenho de uma organização, o planejamento representará a primeira função administrativa, e sequentemente as demais funções, como a organização, direção e controle.

Planejar consiste em antecipar suas ações, é um conjunto de intenções para melhor alcançar metas e objetivos com o mínimo de custo e de forma eficiente e eficácia. Mas nem sempre acertamos em tudo, mas o maior objetivo é somar o mínimo de prejuízos.

Com o Planejamento buscamos perceber a realidade, avaliando os melhores caminhos e sempre preparados para lidar com as mudanças e os desafios a fim de sobreviver, competir e expandir.

O Planejamento Organizacional pode ser divido em três níveis: Estratégico, Tático e Operacional.

Fonte:WWW.administradores.com.br

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é o mais amplo, consiste em prevê o futuro da empresa, é projetado com uma visão de longo prazo, em geral, cinco a dez anos. É um processo permanente e contínuo, está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa, envolvendo a empresa como um todo. É uma técnica de mudanças e inovações sempre em busca de melhores decisões e alcançar o objetivo e metas da empresa. Normalmente é elaborado e desenvolvido pelos níveos hierárquicos mais elevados da organização, sempre abrangendo toda a organização como um sistema único e aberto.

O Planejamento Estratégico exige sete etapas:

• Determinação dos Objetivos (Aonde queremos chegar?)

• Analise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com