TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos E Formadores Do Solo

Monografias: Processos E Formadores Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  4.178 Visualizações

Página 1 de 7

01) Quais os componentes do solo?

02) O que é terra fina? O que é esqueleto do solo?

Terra fina é definida como sendo a parte do solo que passa através de uma peneira de malha de 2,0 mm. A parte do solo que fica retida na peneira de 2,0 mm é denominada Esqueleto do solo. O esqueleto do solo pode ser classificado em: Cascalho fino ou seixo- 2 a20 mm, Cascalho grosso ou pedra-20-50 mm, Cascalho de 2 mm a 20 mm de diâmetro, Calhau de 20 mm a 20 cm dediâmetro e Matacão maior do que 20 cm de diâmetro.

03) Quais são as frações granulométricas do solo? Quais são as suas dimensões?

A fração sólida do solo apresenta-se na forma de uma mistura de grãos com formas e tamanhos variados, que são classificados de acordo com seu diâmetro em frações granulométricas de acordo com escalas pré-estabelecidas. A escala usualmente utilizada no Brasil é a seguinte:

Esqueleto do solo Matacão Diâmetro > 20 cm

(Diâmetro > 2 mm) Calhau 2 cm < diâmetro < 20 cm

Cascalho 0,2 cm < diâmetro < 2 cm

Terra Fina Areia 0,05 mm < diâmetro < 2 mm

(Diâmetro < 2 mm) Silte 0,002 mm < diâmetro < 0,05 mm

Argila Diâmetro < 0,002 mm

04) As proporções entre os constituintes do solo são iguais em todos os solos?

As proporções de cada constituinte variam, principalmente, de acordo com a natureza deste.

05) A proporções entre os constituintes do solo são iguais em todos os horizontes de um mesmo perfil de solo?

As proporções entre estes componentes são muito variáveis entre solos, entre horizontes de um solo, e mesmo temporalmente. Nos horizontes subsuperficiais do solo (horizontes B e C) a proporção dos componentes é diferente da superfície (horizonte A), pois, geralmente contém menos matéria orgânica, são mais compactos e predominam poros menores (que retém a solução do solo).

06) Quais são os componentes sólidos do solo? Quais componentes do solo ocupam o espaço poroso?

Os minerais e a matéria orgânica correspondem aos componentes sólidos do solo. O ar do solo e a solução do solo ocupam o espaço poroso do solo.

07) Diferencie humificação e mineralização.

A mineralização corresponde à decomposição da matéria orgânica em compostos inorgânicos (CO2, água, e nutrientes inorgânicos). C/N = Relação carbono/nitrogênio = C (g/kg) / N (g/kg). A relação carbono/nitrogênio (C/N) fornece uma estimativa da facilidade da mineralização da matéria orgânica (MO). Quanto menor a relação C/N mais fácil será a mineralização da MO, pois os microorganismos do solo terão disponibilidade de nitrogênio para efetuar esta atividade.

A humificação corresponde à formação de húmus promovida pelos organismos do solo à partir da matéria orgânica em decomposição. O húmus do solo consiste de uma série de substâncias ácidas, de coloração variável entre amarelada e marrom escura, de elevado peso molecular, contendo vários grupos funcionais ativos (carboxílicos, fenólicos, carbomil, amino, etc.) que permitem sua reação com outros colóides do solo (KER et al., 1997).

08) Quais processos ocorrem no solo após a adição de um resíduo orgânico fresco?

A matéria orgânica pode ser dividida em viva e morta. A matéria orgânica viva corresponde a aproximadamente 4% da matéria orgânica do solo, e engloba microorganismos (como fungos, bactérias, vírus), fauna (protozoários, nematóides, ácaros, minhocas, térmitas, etc.) e raízes das plantas. A matéria orgânica morta inclui a matéria macroorgânica (não decomposta), substâncias não húmicas (compostos com baixo peso molecular) e substâncias húmicas (ácidos fúlvicos, ácidos húmicos, humina). Os animais e vegetais que habitam a superfície ou o próprio solo, fornecem a matéria orgânica fresca (dejeções, excreções, cadáveres, folhas, etc.), a qual será decomposta pelos organismos heterotróficos do solo, formando CO2, água, energia (que é aproveitada pelos organismos decompositores), íons inorgânicos, e húmus.

09) Qual a importância (química e física) da matéria orgânica no solo?

A matéria orgânica afeta atributos físicos do solo: a) melhora a estruturação; b) aumenta a capacidade de retenção de água; c) reduz a dureza e pegajosidade; d) confere cor mais escura ao solo. Deve ser observado, no entanto, que solo escuro (“terra preta”) não é indicativo de solo com alta fertilidade química.

Além disto, a matéria orgânica também afeta atributos químicos do solo: a) troca de cátions (aumenta capacidade do solo em armazenar cátions como Ca+2, Mg+2, K+, etc.); b) complexação de metais (a formação de quelatos pode aumentar a solubilidade de alguns nutrientes como Zn, Cu, Mn); c) poder de tamponamento da acidez (aumenta a resistência do solo a mudanças do pH); d) fonte de nutrientes (libera nutrientes ao ser decomposta); e) Interação com argilominerais (favorecendo a estruturação do solo); f) reações com outras moléculas orgânicas (como agrotóxicos, resíduos urbanos ou urbanos, etc.).

10) O que é solução do solo? Qual a sua importância para as plantas?

A solução do solo constitui a fase aquosa do solo. Quase todas as reações químicas que ocorrem no solo são mediadas ou ocorrem na solução do solo, dentre as quais pode-se citar hidratação-hidrólise, ácido-base, oxidação-redução e complexação. Devido a essa característica, a solução do solo atua como mediadora de reações que controlam a retenção de substâncias pela fase sólida do solo, como precipitação-dissolução, adsorção-desorção e troca iônica. São essas reações que determinam o comportamento das diversas substâncias no solo. Para que a planta consiga se desenvolver é necessário existir no solo cinco fatores de crescimento indispensáveis: suporte, disponibilidade de nutrientes essenciais, disponibilidade de água, disponibilidade de oxigênio na zona radicial, e ausência de fatores inibidores. A ausência de qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com