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Processos Gerncias

Por:   •  18/6/2013  •  2.908 Palavras (12 Páginas)  •  41 Visualizações

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INTRODUÇÃO

Este trabalho usara como base a reportagem “Quem disse que seria fácil? Em dois anos, o grupo Boticário lança cinco marcas. A Eudora, a primeira delas já enfrenta problemas”. Nesta atividade será aprofundado conhecimentos teóricos discutidos nas disciplinas do semestre

QUESTÃO 1 - COMPONENTE DO MIX

O Mix de Comunicação è composto por: Propaganda, Promoção de Vendas, Eventos, Venda Pessoal, Relações Públicas, Marketing Direto.

Dentro do Mix de Comunicação a Propaganda tem como função informar, persuadir ou lembrar. É um dos itens mais famosos e utilizados do mix, que se utiliza dos meios de comunicação para chegar ate o cliente. Exemplos: anúncios impressos e eletrônicos, espaços externos de embalagens, encartes da embalagem, filmes, manuais, cartazes e folhetos, catálogos, outdoors, painéis, displays nos pontos de venda, material audiovisual, símbolos e logotipos. Propaganda vem do latim Propagare: reproduzir doutrinas e princípios, sua principal característica é criar a imagem ajudando no posicionamento do produto. Portanto seus efeitos serão sempre a médio e longo prazo.

QUESTÃO 2 - MERCHANDISING

Termo que não tem tradução na língua portuguesa vem do inglês merchandise: mercadoria. É toda atividade desenvolvida no ponto de venda como finalidade de gerar visibilidade e disponibilidade de um produto. Conjunto dos instrumentos de comunicação, promoção, demonstração e exposição do produto no ponto de venda, visando estimular a compra imediata pelo consumidor. O fator de sucesso do merchandising á a compra por impulso. 81% das compras de consumidores brasileiros são feitas por impulso.

QUESTÃO 3 – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

3.1 Atmosfera de loja

A Atmosfera de loja tem grande influência no comportamento do consumidor. Aspectos relacionados ao ambiente de loja (ponto de venda), como localização, decoração e materiais do ponto de venda-cores, músicas e vendedores, além de outros elementos mercadológicos, como produtos, promoções, ofertas e merchandising- também representam influências situacionais físicas importantes. No ponto de venda, por exemplo, um consumidor pode variar seu comportamento conforme a situação, comprando produtos por impulso (em função de alguma oferta ou merchandising). A combinação de uma música adequada com cores e objetos de decoração congruentes com a atmosfera pretendida é um recurso físico poderoso sob o controle do profissional de marketing. A percepção de segurança é outro fator controlado, em parte, pelo ambiente físico. As pessoas se sentem mais seguras em comprar à noite em shopping centers, em parte por causa de seus estacionamentos internos.

A aglomeração e a densidade de pessoas na loja são também uma situação que pode influenciar o consumidor. Ao perceber uma densidade de compradores dentro do ambiente e uma sensação de multidão, o indivíduo pode ter sentimentos desagradáveis e deixar a loja.

3.2-Influência do vendedor

Os vendedores tem grande importância no processo decisório de compra do consumidor. Um bom atendimento hoje é fundamental e torna-se o diferencial competitivo de grandes empresas. Outro fator importante e muito relevante é o conhecimento que o vendedor possui sobre o produto ou serviço a ser vendido. Esses dois fatores bem combinados influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor

3.3- Demonstrações na loja

Essa atividade se tornou muito importante á medida que o varejo ampliou e diversificou a quantidade de itens e as opções de marca a serem comercializados. Atualmente, um hipermercado chega a comercializar 50 mil itens. Portanto sem uma boa organização e demonstração na loja das mercadorias ficaria impossível clientes encontrarem os produtos e conhecerem novas marcas que estão entrando no mercado. A atividade de demonstração e exposição dos produtos no ponto de venda se da através de cartazes, banners, stoppers, mobiles e displays

3.4 Promoções

A estratégia de promoção pode influenciar o processo decisório de compra do consumidor. Suas mensagens podem lembrar aos consumidores que eles têm um problema, que o produto pode resolver o seu problema, e que ele proporciona um maior valor do que seus concorrentes.

Informações sobre novos produtos podem estimular um desejo por esses produtos,

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