TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerneciais

Exames: Processos Gerneciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  5.636 Palavras (23 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

Toda empresa é parte integrante do seu ambiente externo, enquanto os níveis mais baixos da empresa (nível operacional) estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (nível estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa. Administração significa, em primeiro lugar, ação, assim, o conhecimento objetivo sobre o ambiente é fundamental para o processo estratégico administrativo, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a empresa e o meio ambiente que afetam direta ou indiretamente seus propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas, estrutura, recursos, planos, programas, projetos, procedimentos, etc., e para alcançar os resultados desejados é necessário que a empresa modifique algumas decisões para que essas ações sejam transformadas em resultados positivos.

A equipe de gerentes e diretores da empresa desempenham a missão de administrar o processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. Estes processos administrativos são também chamados de funções administrativas ou funções gerenciais. Outros processos ou funções importantes, como coordenação, direção, comunicação e participação, contribuem para a realização dos quatro processos principais. É necessário identificar fatores competitivos de mercado e potencial interno, para atingir metas e planos de ação que resultem em vantagem competitiva, com base na análise sistemática de mudanças ambientais previstas para um determinado período.

E para este trabalho foi tomado como referência o planejamento estratégico que deve considerar a empresa como um todo e não apenas um de suas partes. É para esse efeito que as organizações adotam estratégias que possam proporcionar aos seus clientes mais valor do que a concorrência, aproveitando as potencialidades dos recursos à sua disposição, portanto, o planejamento estratégico não deve ser considerado apenas como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui também o que deve ser feito para transformar essas aspirações em realidade. Neste trabalho também iremos apresentar um projeto que foi criado para atender a uma comunidade carente com serviços culturais e sociais.

Definição de Planejamento

O propósito do planejamento é definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e conseqüentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos para a empresa.

O planejamento é um processo essencialmente participativo, e todos os funcionários que são objetos do processo devem participar.

O planejamento representa a primeira função administrativa por ser exatamente a base para as demais funções, como organização, direção e planejamento, está sempre ligado ao futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalhes do plano necessário para atingi-lo com eficiência e eficácia, assim planejar significa definir objetivos e escolher antecipadamente o melhor caminho de ação para alcançá-lo com o mínimo de esforço e custo otimizado. Com o planejamento é possível definir onde se pretende chegar, o que deve ser feito e como e qual seqüência a ser aplicada para alcançar o objetivo de uma maneira mais adequada, é por intermédio de ações baseadas em métodos, planos ou lógica, e não ao acaso. Assim, planejar envolve soluções de problemas e tomadas de decisão.

Podemos definir planejamento como o processo de estabelecer objetivos e o curso da ação adequado para atingi-los:

• É uma reflexão que antecede a ação;

• É um processo permanente e contínuo;

• É sempre voltado para o futuro;

• É uma relação entre as coisas a fazer e o tempo disponível para tanto;

• É mais uma questão de comportamento e atitude da administração do que propriamente um elenco de planos e programas de ação;

• É a busca da racionalidade nas tomadas de decisões;

• É um curso de ação escolhido entre várias alternativas de caminhos potenciais;

• É interativo, pois pressupõe avanços e recuos, alterações e modificações em função de eventos novos ocorridos no ambiente externo e interno da empresa.

Tipos de Planejamentos

Planejamento Estratégico

É o planejamento mais amplo e envolvente que abrange toda a organização como um sistema único e aberto, o planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”, é identificar “O como fazer?’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Contudo este planejamento deve ser aplicado à longo prazo, quando se trata de um local estável e ou estabilizado, considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos. Já em um local turbulento o longo prazo é de no máximo doze meses estando assim com atualizações constantes. O planejamento estratégico existe para que possa haver a coerência e a consistência ao que está incerto. Deve-se contar com a participação não apenas de níveis institucionais, mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação. É voltado para eficiência da organização: alcançar seus objetivos globais, apresentar resultados, esse é o sentido da excelência organizacional.

Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele não é de longo prazo, mas deve ir além do dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com