TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de eletrificação

Seminário: Processos de eletrificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos teóricos

Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado denomina-se eletrização.

Alguns dos processos de eletrização mais comuns são:

Eletrização por atrito: Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e inicialmente neutros em contato muito próximo, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe. Ao final, os dois corpos estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas.

Eletrização por contato: Dizemos que a eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro. De preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade.

Série Triboelétrica

Foi criada para classificar os materiais que se eletrizam por atrito, quanto à facilidade de trocarem cargas elétricas. Série triboelétrica é portanto o termo utilizado para designar uma listagem de materiais em ordem crescente quanto à possibilidade de perder elétrons. Ou seja, quanto maior a facilidade em adquirir cargas positivas, mais alta é a posição que ocupa na tabela. Deste modo, foram classificados conforme o quadro abaixo.

Descrição experimental

 Eletrização por atrito: Atritou a folha de papel toalha no canudo e encostou o mesmo na parede.

 Eletrização por contato: Amarrou o fio na ponta do canudo e atritou a folha de papel toalha, depois atritou outro canudo da mesma forma.

Conclusão

Utilizando-se matérias de fácil manuseio e observação, onde foi comprovado e observado o processo de atração e repulsão no decorrer da experiência.

 Eletrização por atrito: Após atrito dos corpos aparentemente neutros, um passou carga para o outro e fez com que “grudasse” na parede. Um corpo eletrizado é sempre atraído ou se atrai por um corpo neutro.

 Eletrização por contato: Após atrito do canudo amarrado pelo o fio com o papel toalha e depois feito o mesmo processo com o outro canudo observa se que quando os canudos se juntam eles se repelem pois estão comas cargas com o mesmo sinal. E quando juntam o canudo pendurado pelo fio e o papel toalha, eles se atraíram, pois possuem cargas com sinais diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com