TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos exotérmicos e endotérmicos

Projeto de pesquisa: Processos exotérmicos e endotérmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE AULA PRATICA

Processos exotérmicos e endotérmicos

Acadêmicas:

Ji-paraná

2012

Introdução

As reações exotérmicas possuem um balanço negativo de energia quando se compara a entalpia total dos reagentes com a dos produtos. Assim, a variação entálpica final é negativa e indica que houve mais liberação de energia, na forma de calor, para o meio externo que absorção. Já numa reação endotérmica, o fornecimento de energia desloca o equilíbrio para a formação de produtos. Uma vez que este processo absorve calor do meio. As reações endotérmicas têm como característica possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação dessa energia possui sinal positivo (+ΔH) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação. Assim o objetivo é verificar a ocorrência de processo que absorvem ou liberam calor e, aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula a respeito dos processos exotérmicos e endotérmicos, e analisar os resultados obtidos em todas as reações realizadas em laboratório.

Material

Sulfato de cobre

Água destilada

Bico de bunsem

Garra para tubo de ensaio

Pipeta 10ml

Copos de béquer

Bastões de vidro

Tubo de ensaio

Cloreto de potássio

Hidróxido de sódio

Métodos

Experimento 1

Adicione cerca de 150 ml de água destilada em um béquer, com o auxílio de uma espátula adicione o Cloreto de Potássio (KCl)

Experimento 2

Adicione cerca de 150 ml de água destilada em um béquer, com o auxilio de uma espátula adicione o Hidróxido de Sódio (NaOH)

Experimento 3

Com o auxilio de uma espátula coloque uma pequena quantidade de Sulfato de Cobre (CuSO4) em um tubo de ensaio. logo depois com a ajuda da pinça, levou-se ao bico de busem em alta temperatura por alguns minutos.

Na segunda fase esperamos esfriar um pouco o tubo de ensaio, logo depois com o auxilio da pipeta acrescentamos algumas gotas de água e logo depois também foi observado o resultado.

Resultados e Discussão

Experimento 1

Quando o cloreto de potássio é dissolvido na água, ha um esfriamento da parede do tubo de ensaio, podemos classificar como uma reação exodérmica que é uma reação onde o reagente libera energia para chegar ao produto. Quando tocamos o tubo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com