TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos logísticos

Pesquisas Acadêmicas: Processos logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SUPERIOR TECNOLÓGICO EM LOGÍSTICA

PROINTER III

RELATÓRIO PARCIAL

EQUIPE: ANA CLECIA BEZERRA GOMES RA 7988731004

EDSON DIAS DE FIGUEIREDO RA 438681

SIGIFREDO SOARES MELGUEIRO RA 427929

VALQUES DE CARVALHO DE OLIVEIRA RA 429218

WALDIR PEREIRA DOS SANTOS RA 438676

PROFESSOR PRESENCIAL: FELIPE MALCHER

MANAUS/AM

2014

Ensaio acadêmico - Relatório Parcial

Os processos logísticos são importantes para o desempenho das organizações, mas é necessário medi-lo e compará-lo com padrões pré-estabelecidos. Para Ballou (1995), as atividades logísticas devem ser encaradas como processo contínuo, cujo desempenho deve ser monitorado. Sua função é prover informações sobre o desempenho das atividades logísticas, especialmente quando a variabilidade exceder uma amplitude aceitável. Para Bowersox e Closs (2001, p.560), à medida que a competência logística se torna um fator mais crítico na criação e na manutenção de vantagem competitiva, a precisão nessas tarefas torna-se mais importante, pois a diferença entre operações rentáveis e não rentáveis torna-se cada vez menor.

Os três objetivos principais do desenvolvimento e da implementação de sistemas de medição de desempenho logístico, segundo Bowersox e Closs (2001, p. 569), são monitorar, controlar e direcionar as operações logísticas conforme detalhado a seguir:

Medidas de monitoramento: O monitoramento dos indicadores acompanha o desempenho histórico do sistema logístico.

Medidas de monitoramento típicas incluem nível de serviço e os componentes dos custos logísticos;

Medidas de controle: Acompanham continuamente o desempenho e são utilizadas para aprimorar um processo logístico de modo a colocá-lo em conformidade quando excede padrões de controle e;

Medidas de direcionamento: São projetadas para motivar o pessoal, incluindo aqui as práticas de pagamento de adicional por produtividade.

A partir da definição que envolve a medição de desempenho e das funções ou objetivos de um sistema de medição de desempenho, ou seja, conhecendo melhor o que se espera de um MDL, serão apresentadas a seguir diferentes abordagens de como alcançá-lo, conforme proposta de diversos autores, em trabalhos considerados importantes para a proposta do modelo de desenvolvimento de SMDL apresentada nesta dissertação.

A logística está em destaque atualmente e vem se tornando uma das áreas centrais para as organizações, devido sua importância no cenário das transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos, as integrações comerciais e financeiras e a acirrada concorrência mundial. Este reconhecimento é derivado do potencial da logística em agregar valores aos clientes e criar vantagens competitivas às empresas.

A globalização e a necessidade de reduzir os custos com as entregas, distribuição e armazenagem ampliam a importância da logística.

É através dos processos logísticos que os insumos chegam até as fábricas e os produtos são distribuídos aos consumidores. Além disso, a logística assume responsabilidade pelo ressuprimento dos insumos e a distribuição dos produtos acabados.

Nas interfaces entre os fornecedores, a empresa e os clientes, ela passa a ser responsável por gerir os instrumentos contratuais que assegurem o desempenho dos sistemas de transportes que reabastecem os insumos e distribuem os produtos até aos consumidores. Mas, é necessário realizar um bom trabalho em operações Logísticas para que os custos sejam reduzidos e para que traga vantagens e benefícios para as empresas. Por isso, consideramos que os estoques dos insumos e dos produtos acabados, a infra-estrutura de transporte e a capacidade de gestão logística são cruciais para o desempenho das organizações e o sucesso das operações logísticas. Mais do que apenas reduzir custos, é necessário construir vantagens competitivas que proporcionem crescimento, vendas, a conquista de novos clientes e mercados através da agregação de valor ao cliente.

Os resultados futuros serão positivos se as empresas gerarem hoje satisfação para seus clientes, por isto um dos objetivos principais da logística é satisfazer aos clientes.

A empresa consegue assegurar sua vantagem competitiva a partir do momento em que ocorre a criação de valor nas atividades logísticas. O resultado econômico não corresponde apenas à criação de valor em si, mas também pelo aumento na capacidade da empresa produzir riquezas ou benefícios no longo prazo (futuro) estando diretamente relacionado à capacidade da empresa gerar valor.

Martel (2010) salienta que os custos logísticos no Brasil chegam a 12% do PIB, enquanto nos EUA correspondem a 9% do PIB, sendo a média mundial de 11% do PIB. Para as empresas brasileiras os custos logísticos variam de 4 a 30% das vendas variando em função do tipo de segmento de mercado.

Somente os custos do produto são maiores do que os custos logísticos. Desta forma os custos logísticos envolvem grandes dispêndios financeiros, muitas vezes são maiores até do que a própria margem de lucro do produto, conseqüentemente qualquer redução nestes custos representaria aumento nas margens de lucro.

Para um país com dimensões continentais e infra-estrutura logística deficiente como o Brasil, o enfoque em custos logísticos é um ponto crítico. De forma que os administradores brasileiros precisam ter uma visibilidade mais apurada dos custos e realizar uma análise dos custos logísticos totais.

Apesar de os custos com frete corresponderem a 60% dos custos logísticos ou até 10% do PIB de uma nação relativamente desenvolvida, o gerenciamento das atividades de transporte ainda são colocados em segundo plano pelas empresas brasileiras. Estas apresentam um elevado grau de ineficiência no transporte, destacando-se as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com