TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Producao Textual Sobre Acne

Artigos Científicos: Producao Textual Sobre Acne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

Apresentamos um caso comum de acne facial em um jovem de 20 anos onde podemos perceber que suas principais causas estao, além da existência de uma pré-disposicão genética a alimentacao errada consistindo em escesso de frituras, baixo consumo de frutas, verduras e agua, tendo como consequencia o excesso de sebo. Para encontrarmos qual a melhor forma de tratamento daremos inicio a pesquisas sobre a acne, tipos e graus da acne, principais causas, fisiopotologia, tratamento, e deveremos aprender como orientar ao cliente a mudança de seus habitos alimentares, evitando alimentos doces, fermentados e gordurosos a higienização correta da pele, principalmente da face, por estar mais exposta aos raios solares e poluições diárias, evitar manipulação indiscriminada da pele, assim como sabonetes e esfoliantes em excesso.

Acne é uma doença dermatológica bastante comum associada à produção dos hormônios sexuais masculinos. Ela afeta as glândulas pilossebáceas que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa. Essa secreção não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumula formando comodões abertos (cravos pretos) que oxidam e escurecem em contato com o ar, ou comedões fechados (cravos brancos). O acúmulo dessa substância retida pela obstrução dos folículos pilosos favorece a infecção por bactérias, especialmente pela Propionibacterium acnes, se manifesta mais na puberdade, adolescência e nos adultos jovens. Nas mulheres, pode persistir por mais tempo e é chamada acne da mulher adulta.

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ACNE GRAU I (COMEDÔNICA)

Caracteriza-se pela presença de comedões, porém a existência de algumas pápulas e raras pústulas ainda permite considerar o quadro como Grau I.

2.2 ACNE GRAU II (PÁPULO-PUSTULOSA)

Caracteriza-se pela presença de comedões, pápulas eritematosas e pústulas. O quadro tem intensidade variável, desde poucas até numerosas lesoes, com inflamação bem intensa.

2.3 ACNE GRAU III (NÓDULO-CISTICA)

Há comedões, pápulas e pústulas. Devido à ruptura da parede folicular, há reação inflamatória que atinge a profundidade do folículo até o pêlo, formando nódulos furunculóides. No interior destes nódulos pode ocorrer a formação de pús. Estes nódulos são chamados de cistos.

2.4 ACNE GRAU IV (GONGLOBATA)

Constitui uma forma grave de acne, em que ao quadro anterior, associam-se nódulos purulentos numerosos e grandes, formando abscessos e fístulas ("túneis" que o corpo cria para levar um material para a superfície) que drenam pus. Esta forma, em geral, acomete face, pescoço, faces anterior e posterior do tórax, podendo chegar até a região glútea.

2.5.ACNE GRAU V (FULMINANTE)

Forma extremamente rara em nosso meio, na qual, associado às formas de acne nódulo-cística ou conglobata, surge subitamente febre, leucocitose (aumento do número de células de defesa no sangue), poliartralgia (dor em várias articulações).

3. PRINCIPAIS CAUSAS DA ACNE

3.1 ESTRESSE

Quando o nível de estresse é muito alto, a produção de cortisol no organismo aumenta, estimulando os hormônios androgênios e acionando as glândulas sebáceas, que liberam óleos na pele, principais substâncias causadoras das espinhas e dos cravos.

3.2 HIGIENE DA PELE

Para um melhor tratamento da pele acneica devemos afirmar que a higiene diária da pele oleosaé importantíssima e deve ser realizada com sabonetes que contenham em sua formulação agentes que removam a oleosidade da pele e ácido salicílico, para diminuir a formação de cravos e espinhas. A limpeza da pele deve ser realizada de forma equilibrada, pois a lavagem em excesso pode provocar sensibilização ou mesmo efeito “rebote”. Deve-se evitar produtos com fragrância, esfoliacoes constantes, e deve ser protegida diariamente com filtros solares livres de óleo.

3.3 ALIMENTAÇÃO

Uma alimentaçao a base de doces, frituras e a ausência de frutas verduras e água são o carro-chefe para o surgimento de acne, portanto devem ser evitados, salgadinhos, refrigerante, açúcar, balas, alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, pois acumulam toxinas. Os carboidratos de alto índice glicêmico (doces, farinha branca, açúcar refinado...) elevam o hormônio insulina (que regula o açúcar do sangue), contribuindo para a inflamação da pele.

3.4 COSMÉTICOS

A maquiagem não retirada adequadamente é um dos principais motivos para o surgimento da acne cosmética, por entupir os poros da pele. A função básica dos poros é liberar o sebo para a pele, que é fundamental para a proteção da mesma. Quando o poro é obstruído, essa produção de sebo fica presa dentro do poro, causando assim os cravos. Isso favorece a proliferação de bactérias como o Propionibacterium acnes, que se alimenta do sebo produzido pela pele e causa infecções, as terríveis espinhas.

4.FISIOPATOLOGIA

4.1 PRODUÇÃO DE SEBO PELAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS

As glândulas sebáceas são responsáveis pela produção do sebo através da estimulação hormonal dos hormonios sexuais andrógenos como a testosterona. Sabe-se que, na acne há maior produção de sebo por aumento de atividade da glândula sebácea.

4.2 HIPERQUERATINIZAÇÃO FOLICULAR

Ocorre um processo exarcebado de produção da queratina na camada córnea com consequente formação de oclusao no orificio do canal folicular. Dessa maneira há uma dificuldade na liberação desse sebo que fica no canal folicular, dando origem ao que e chamado de comedão.

4.3 COLINIZAÇÃO BACTERIANA

Os micro-organismos mais envolvidos com o desenvolvimento da acne são Propionibacterium acnes, Stafhylococcus epidermidis e Malassezia furfur, sendo o primeiro, seguramente o mais importante, permanecem isolados da superficie da pele e dos ductos das glândulas sebaceas de indivíduos com acne.

Com o aumento da producao de sebo, instala-se um meio favoravel a proliferacao bacteriana da acne. Lembre-se que o meio ambiente das bascterias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com