TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Individual Interdiciplinar

Pesquisas Acadêmicas: Produção Individual Interdiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi pesquisado com intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados á macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.

Abordando a problemática do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMOA E MACROECONOMIA

2.1.1 Inflação

A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços.

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, conseqüentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.

Noticia: O Estado de S.Paulo

A arrecadação tributária de R$ 83,9 bilhões, em agosto, foi recorde para o mês. Ainda que o crescimento real tenha sido modesto em relação a agosto de 2012 (+2,68%), o montante significa que a Receita Federal continua extraindo recursos vultosos das empresas e das famílias contribuintes, num ano de atividade econômica insatisfatória. A questão é avaliar de que forma consegue obter esses resultados.

Comentário:

O governo sempre consegue aumentar a arrecadação sempre cria novos impostos e embute na fabricação ou na conta do consumidor, no final sempre pagamos o pato.

2.1.2 Taxas de juros

Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).

Noticia:

Edição do dia 10/07/2013

11/07/2013 01h34 - Atualizado em 11/07/2013 01h52

O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou, pela terceira vez seguida, a taxa básica de juros, que agora está em 8,5% ao ano. Isso desestimula o consumo e investimentos em um momento em que a economia está desacelerando.

O anúncio já era esperado pelo mercado. Pela terceira vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária decidiu elevar a taxa básica de juros da economia. Com mais um aumento de meio ponto percentual, a Selic chegou a 8,5%.

O principal objetivo é conter a inflação.

Comentário:

Um dos meios que o governo tem para controlar a inflação é aumentando os juros no mercado, assim diminui o consumo excessivo e estabiliza a procura com a demanda.

2.1.3 Taxa de cambio

Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo).

Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é o preço de uma moeda em termos de outra.

Noticia: Estadão Conteúdo – qua, 25 de set de 2013 14:55 BRT O dólar no Brasil chegou ao nível de R$ 2,45 de forma muito abrupta, o que não é bom para os negócios, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega em entrevista a jornalistas em Nova York, nesta quarta-feira, 25. "Essa oscilação só causa instabilidade e insegurança. O câmbio pode se desvalorizar ao longo do tempo, mas tem que ser gradual."

Comentário:

A taxa de cambio pode ajudar um país a manter a sua balança comercial, mas o governo tem que fazer a intervenção no momento certo, para manter a exportação e importação no nível coerente.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Tal método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com