TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Interdiciplinar Individual- As Tranças De Bintou

Tese: Produção Interdiciplinar Individual- As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO

O cérebro humano por ser um sistema dinâmico se desenvolve de acordo com os estímulos recebidos do meio.

Para aumentar o desempenho mental e enriquecer a variedade de conexões entre os neurônios, faz-se necessário a integração entre as diferentes disciplinas, como a matemática, a música, a literatura, as atividades artísticas, as situações de dramatização.

Cada área tem a sua importância quando integradas às atividades científicas. As crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros à medida em que enriquecemos suas variedades de conexões e as relações entre diferentes estilos de aprendizagem, a associação e aplicações dessas informações, aumentando assim um acúmulo de conceitos. Faz-se necessário então, uma grande variedade de extensões enriquecedoras a cada um dos principais tópicos científicos.

As diversas formas de atividades propostas às crianças têm como finalidade estimular seu desenvolvimento. As atividades de matemática oferecem vias de quantificação e registro de observações que fazem parte de toda a ciência. A melodia pode provocar sensações positivas acerca dos conceitos. Crianças envolvidas com canções, teclados e outros instrumentos desenvolvem o seu raciocínio espaço-temporal com mais eficácia que outras crianças que não possuem este contato, já que as canções passam pela mente das crianças fazendo com que elas lembre-se de suas idéias contidas em suas letras.

Estimular as crianças à contarem suas próprias histórias e seus poemas promove a criação de fatos, fantasias e sentimentos, utilizando a inteligência lingüística. Outra forma de estimular as expressões intuitivas e criativas nas crianças é sugerindo à elas atividades artísticas. As crianças enquanto pintam, desenham e modelam para se expressar o que aprenderam fazem uso de sua inteligência cinestésico-corporal, estimulando o seu desenvolvendo cognitivo. Nas situações de dramatização as crianças usam a imaginação. As dramatizações encorajam as crianças a terem comportamentos criativos e atitudes positivas nas resoluções de problemas. O movimento criativo torna-se um momento relaxante e muito agradável, aumentando as condições de compreensão e armazenamento de informações.

A ingestão de alimentos ligada às experiências científicas podem aumentar a obtenção de conceitos, pois usam o paladar e o olfato. E as saídas de campo tornam válidas as informações científicas aprendidas na escola, permitindo a interação direta da criança com a natureza.

A criança está disposta à aprender tudo que se relaciona com as suas necessidades. E é de fundamental importância que o professor saiba estimulá-las, planejando suas atividades pedagógicas de maneira que elas venham proporcionar a construção de conhecimentos físicos, lógico-matemáticos e sociais.

Cada criança tem sua cultura. O texto “Uma abordagem integrada da Aprendizagem” e a história “ As tranças de Bintou”, vem reforçar este conceito. Na história de Bintou existem elementos que podem e devem ser aproveitados para se trabalhar os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento. Como o ensino da alfabetização; da matemática; das artes e da música e o ensino da natureza e da sociedade. Na história , fica muito evidente a cultura do povo de Bintou, uma criança feliz, que crescia e que tinha indagações. Seu sonho era usar os cabelos trançados e com miçangas mas que não era permitido na sua idade, por acreditarem que as meninas perdiam sua infância se preocupando só com os cabelos. À partir desta história podemos propor várias atividades à serem realizadas com as crianças, integrando as diferentes áreas de conhecimento.

Ensino da Natureza e Sociedade: Conhecer uma sociedade significa compreender o seu funcionamento, que origina na organização política,na produção científica, nas expressões artística em todas as dimensões de cultura e no conjunto de suas relações sociais.A natureza precisa ser entendida no contexto das relações sociais. Para tanto faz-se necessário que as crianças entendam que a relação entre seres humanos e natureza é histórica e social.

Atividade : Com crianças de até três anos de idade:Trazer para a sala de aula vários animaizinhos, para que elas tenham contatos com os pequenos animais, como por exemplo as formigas, passarinhos, peixes, etc.,para que através desta observação as crianças possam trocar ideias de como podem cuidar desses animais. Objetivos: Levar as crianças à conhecerem as singularidades de cada animalzinho, os cuidados necessários para com eles e uma possível criação desses animais com a ajuda e o consentimento dos pais. Estes tipos de atividades para esta faixa etária são desenvolvidas para privilegiar a exploração e a observação das crianças com o meio em que elas vivem e as futuras relações que podem ser criadas através destas experiências.

Artes e Música: A arte, trabalhada com seriedade pelo profissional comprometido com a educação, pode suprir as necessidades das crianças em todos os seus aspectos. A arte é uma linguagem universal. O desenvolvimento artístico das crianças dependem de várias formas de aprendizagem e essas formas envolvem tudo o que elas vivenciam desde o seu nascimento, como a cultura, o contexto familiar, estímulos recebidos. A música é e forma mais completa de manifestar as diversidades culturais, é a expressão do sentimento, do prazer, do protesto, etc.

Atividades: Desenho livre com crianças de até três anos de idade:

Levar para a sala de aula papéis, lápis de cores, giz de cera, tintas e pinceis. Objetivo: Deixar as crianças livres para representar através de seus desenhos como a história de Bintou foi sentida por eles. Observando as várias maneiras que as crianças usam para se expressar e comunicar-se.

Avaliação:Depois de finalizados os desenhos das crianças, fazer uma roda de apreciações dos seus trabalhos. Comentar sobre eles, que significados tem pra cada um o seu desenho, as cores utilizadas e como se sentiu ao criá-lo, respeitando sua maneira de expressar e sua idade.

Já a música pode e deve ser inserida em vários momentos do dia das crianças, como a hora da chegada, a hora do lanche, hora da história e também com momentos de musicalização infantil.

Atividade para crianças com até três anos de idade, utilizando a música com base na história de Bintou:

Trazer para a sala de aula vários instrumentos para que as crianças percebam os sons, as melodias e como é divertido criar suas próprias músicas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com