TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdiciplina Individual

Artigos Científicos: Produção Textual Interdiciplina Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Após anos ainda convivemos com o fenômeno da inflação e nos dias atuais com a alta dos preços das mercadorias é comum sempre ouvir pessoas falando sobre o fantasma que tirou o somo de muita gente há algum tempo atrás e continua a assustas, para isso basta ter aumento de salário que é automático os preços vão subir o que muitas vezes faz com que diminua nosso poder de compra, pois os salários só reajuste e como a maioria da população é assalariada perdem seu poder compra por não conseguir acompanha o aumento dos produtos e serviços.

As empresas utilizam de vários métodos para estimular as vendas, prever o crescimento de um produto ou serviço comparando com outro do mesmo seguimento ou não tudo isso e feito através de estudos com aplicação de formulas e conceitos encontrados na economia. A sociedade é formada por normas e regras que acreditam ajuda na formação do caráter do individuo e seus comportamentos o que muitas vezes a Invés de ajuda muitas vezes prejudica.Depois de muitos anos sem ouvir fala em inflação?

Voltamos a conviver novamente com esse fenômeno que atinge todas as classes sociais de uma forma ou de outra, e quem não se lembra do tempo em que houver dias em que você compra um pão pela manhã por um preço e a tarde já estava o dobro do valor pago como em um passe de mágica.

Entretanto, Observem que uma serie de coisas distorções causadas pela inflação é a redução do poder aquisitivo das pessoas, principalmente assalariados, que não tem seus rendimentos aumentados quando os preços sobem (ao contrario dos fabricantes e comerciantes que muitas vezes conseguem repassar o aumento de custo para o consumidor). Vasconcellos e Garcia (2006).

Esse uno um dos vilões da inflação foi o tomate que subiu quase 200% do seu preço chegando a custa 1K até 6,00 R$ a cebola, o açúcar, o feijão, a farinha, o óleo e muitos outros produtos da cesta básica tiveram aumento relevantes em seus preços resultado inflação em alta e para impedir que a mesma pare de subir aumenta-se os juros.

A inflação nada mais é do que um aumento generalizado dos preços, sendo que ela possui autonomia própria fazendo como que o aumento de um determinado produto cause impacto em outros até mesmo de outros setores. Existem dois tipos de inflação a de custo que esta ligada a oferta, quando a aumento do custo da matéria prima a produção aumenta e assim os produtos a também provocando aumento na matéria prima, salários e estrutura de mercado.

Já a inflação da demanda é o exerço de oferta de um determinado bem ou serviço e isso ocorre quando a economia esta produzindo ao pleno emprego ou seja quando existe uma grande oferta de emprego e não tem mão de obra ou até maquinas para produzir a quantidade procurada no mercado consumidor.

O efeito contraria da inflação é a queda no desemprego por que com o aumento da inflação aquece a economia fazendo com que surgir novo as vagas de empregos geram renda as famílias.

A forma mais eficiente de impedir o crescimento da inflação é a aumentando das taxas de juros, porque assim os empréstimos e financiamento bancários ficam mais altos fazendo com que as pessoas deixem de ter acesso ao credito facilitado o que faz com que elas percam o poder de compra impedindo que a inflação fique sobe controle.

Com a taxa de juros, (selic) Sistema Especial de liquidação e Custodia. Utilizada pelo Banco Central, quando essa taxa esta em baixa inibe a aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com