TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE MERCADO,MARKETING, NEGOCIAÇÃO

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. PESQUISA DE MERCADO,MARKETING, NEGOCIAÇÃO................4,5,6,7,8,9,10

3. CONCLUSÃO........................................................................................................11

4. REFERENCIAS......................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

Este trabalho tem como base apresentar fatores e situações considerados importantes para aqueles que pretendem investir e obter um retorno com base em um histórico já consolidado, com menor risco de investimentos.

Inicialmente, empreender em franquias parece ser um caminho curto e viável para o sucesso financeiro. Ao aprofundar o exame conclui-se que a questão não é tão simples assim. Não existem meras suposições no mundo dos negócios. Aquele que pretende empreender precisa seguir os conceitos mais básicos da Administração de Empresas e, para aquele que quer empreender em franquias, não basta à capacidade de assumir riscos.

PESQUISA DE MERCADO

A rede Dr. Jardim atua no segmento de manutenção de jardins e piscinas e começou a expansão por meio de franquias em 2010. Hoje, conta com 36 unidades franqueadas. O investimento inicial para ser franqueado da marca é de 20 mil reais. O capital de giro necessário é de três mil reais. O retorno acontece em até 12meses.

Para abrir uma franquia como esta será preciso da coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores. Uma pesquisa exploratória para uma definição mais formal de pesquisa de mercado é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações. Quando realizada de forma eficiente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes que, somadas à experiência das empresas com o seu negócio, tornam o processo decisório dos seus líderes mais rico e preciso.

Pesquisa de mercado deve ser feita para verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio como o potencial do mercado, a participação e a analise de vendas. Bem como a percepção que o consumidor terá do serviço, imagem, propaganda e preço serão necessário uma avalia desses tópicos para dar base na decisão da abertura da franquia, uma pesquisa descritiva se encaixa nessa etapa.

Na busca da franquia ideal se faz necessário o uso das abordagens quantitativas e qualitativas, estas são de suma importância para esta empresa, pois de uma forma geral, tal como a pesquisa experimental, os estudos de campo quantitativos guiam-se por um modelo de pesquisa onde o pesquisador parte de quadros conceituais de referência tão bem estruturados quanto possível, a partir dos quais formula hipóteses sobre os fenômenos e situações que quer estudar. Já a pesquisa qualitativa é aquela que trabalha predominantemente com dados qualitativos, isto é, a informação coletada pelo pesquisador não é expressa em números, ou então os números e as conclusões neles baseadas representam um papel menor na análise. Sendo assim tanto o uso da pesquisa quantitativa quanto o da pesquisa qualitativa é fundamental para que o franqueador adquira dados importantes sobre a empresa para que assim possa optar para abrir uma franquia.

Pode-se dizer que os métodos qualitativos são indicados para a pesquisa exploratória, seria o passo inicial para a realização de uma pesquisa que visa tentar responder de maneira inicial uma problemática encontrada, que nesse caso o método qualitativo é interessante pelo fato de proporcionar uma melhor compreensão do problema e é indicada para quando a empresa enfrenta um cenário de incertezas. No entanto, pesquisa quantitativa busca-se uma amostra representativa, quantificação de dados e, normalmente, aplica-se alguma forma de analise estatística.

Os dados primários caracterizam-se por serem coletados em pesquisas especificas, Onde serão obtidos dados precisos que conterão informações do tipo de pessoas que poderiam adquirir o serviço, qual a frequência de uso, qual o real interesse e muitas outras informações, que podem ser adquiridos de muitas maneiras, por exemplo: por meio de pesquisas pessoais em domicílios o famoso porta a porta ou em locais específicos, por meio de entrevistas pelo telefone, via eletrônica (e-mail, internet), podendo ser acrescentado ao questionário uma série de benefícios bem como suas especificações e a partir daí identificar o grau de interesse pela utilização do serviço. Ao término das respostas obtidas a partir dessa pesquisa quantitativa os responsáveis têm em mãos importantes dados com relação aos tipos de benefícios que são mais agradáveis aos funcionários de forma quantificável.

Vale ressaltar que, dependendo da nossa necessidade (do que queremos com a pesquisa), uma pesquisa apenas com os dados secundários pode nos trazer as informações das quais necessitamos.

Porém muitas vezes apenas os dados secundários podem não nos esclarecer toda a situação. Talvez nesse caso tenhamos que recorrer também a uma pesquisa com dados primários.

NEGOCIAÇÃO

Franquia é um sistema que envolve contrato legal entre duas partes, dando ao franqueado o direito de conduzir a marca como proprietário individual, entretanto, sempre de acordo com as normas e métodos impostos pelo franqueador é uma alternativa de diversificação, considerada uma estratégia cooperativa baseada em um relacionamento contratual, em que duas empresas independentes acordam entre si em fazer negócios sob a marca da outra em dada localização e em período de tempo determinado. Porém a empresa precisa avaliar e analisar o seu negócio através de um planejamento estratégico, que permite avaliar negócio e prover variáveis para um crescimento com rentabilidade, pois “como é um processo de seleção para comprar uma franquia”, cada negócio tem características diferentes uns dos outros, sendo recomendável que o franqueador conheça o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com