TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisplinar Individual

Monografias: Produção Textual Interdisplinar Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

Abordagem clássica da administração.

A abordagem clássica da administração e desdobrada em dois rumos diferentes, e ate certo ponto opostas que se completam entre si .

De um lado vem a cientifica que desenvolvida por Taylor, que tinha como preocupação aumentar a eficiência no nível operacional, que seria os funcionários como era distribuído o trabalho aos colaboradores, pois defendia a tese que os trabalhadores era parte fundamental na organização ou seja defendia a tese que a abordagem da administração cientifica e uma abordagem de baixo para cima “operário para a cúpula” questionava o tempo de uma tarefa entre outras.

Do outro lado existiam os trabalhos de Fayol que defendia a teoria que chamamos de Teoria Clássica, que seria distribuir os trabalhos da empresa por departamentalização que ao contrario da administração cientifica de cima para baixo “cúpula para operários”.

A abordagem clássica se deve as consequências geradas pela revolução industrial que podem ser vistos abaixo:

“o crescimento acelerado desorganizado das empresas”

“A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações”

Em um sistema de comunicação existem os seguintes componentes: emissor ou fonte, mensagem, canal, receptor,feed-back.

Emissor ou Fonte e o individuo ou grupo de pessoas ou organização com ideias ou intenções, necessidades, informações com uma razão de se empenhar na comunicação.

Mensagem na comunicação humana existe forma física há a tradução de ideias, intenções e objetivos em um código, o emissor usa uma combinação de símbolos e códigos para expressar sua intenção.

Canal e o condutor da mensagem, o meio que permite a circulação da informação enviada pelo emissor.

Receptor e quem recebem e a mensagem o alvo do emissor, ou seja, o mais importante desse processo, pois se a mensagem não chegar ate ele nada vai servir este processo.

A comunicação tem hoje nas organizações uma função extremamente fundamental, pois ela e a ferramenta mais contundente na resolução de qualquer problema.

Os profissionais hoje não são exigidos somente nas suas habilidades técnicas ou conhecimentos mas sim do pontapé inicial de alguns negócios com lábia e know-how necessários para os desafios exigidos.

Podemos nos certificar como as posições acerca a divisão do trabalho são extremamente opostas dado que para Émile Dürkheim a divisão do trabalho e algo favorável porque ela propicia o advento da solidariedade entre as pessoas conforme os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica contidos em sua teoria, já para Karl Marx a divisão do trabalho é totalmente negativa dado que desta advém a exploração da mão de obra, ou seja, a alienação do trabalhador assim incitando a destruição das relações cordiais entre os homens e dividindo a sociedade em dois grandes grupos, os Burgueses (exploradores) e os Proletários (explorados).

Ademais outra diferença extremamente relevante é a visão epistemológica que estes autores têm acerca o mundo do trabalho, para Dürkheim a sociedade e as suas relações sociais formam a personalidade e a forma de agir dos indivíduos, ou seja, o individuo é formado de uma forma externa (sociedade), já para Marx a consciência individual é formada dialeticamente, ou através de como a pessoa lida com a influencia externa e transforma o que lhe é passado ou muitas vezes exposto.

Se formos aprofundar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com