TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor E Aluno

Exames: Professor E Aluno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

TITULO

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

2012

título do trabalho

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

.

2012

Introdução

Muitas vezes paramos para tentar compreender a relação existente entre a Escola, o Aluno, o Professor, e suas principais funções dentro da educação. Pensamos que a escola é apenas um lugar de aprendizado, que o aluno tem o dever de aprender e o professor de ensinar; mas será que é só isso mesmo? E será que ocorreu muitas mudanças ao longo da nossa história referente a forma de ensinar? Então, é isso que vamos descobrir ao decorrer desse trabalho.

Quando olhamos para uma escola rapidamente pensamos que é apenas mais uma construção, um lugar onde crianças e adolescentes passam algumas horas do dia para ter um futuro melhor. Mas, se procurar aprimorar o conhecimento vemos que a escola enquanto instituição é responsável pela socialização e democratização do saber, pois, como outras instituições não serve apenas para reproduzir uma história linear, pelo contrário, o mínimo que se exige do espaço escolar é que ele possa ser um momento de pensar a história da humanidade, levando em consideração a ação nas continuidades e mudanças do tempo. Tendo assim, a formação de conscientes cidadãos, dando aos alunos os ensinamentos que eles necessitam para viver e trabalharneste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida.

A escola sofreu inumeras mudanças em seu processo de constituição, atendendo a diferentes objetivos, conforme o momento histórico, cultura, religiões e povos aos quais esteve vinculada, Também é importante perceber que a constituição da escola moderna deve ser entendida enquanto processo, portanto, em constante transformação.

Devemos compreender que “ Cada escola, seja qual for o seu grau, dos jardins às universidades, deve, pois reunir em torno de si a família dos alunos; estimulando as iniciativas dos pais em favor da educação [...]” (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova – um documento que defende a função social da escola, pautada nos príncipios de laicidade, obrigatoriedade e gratuidade da educação para todos os brasileiros); mantendo assim a harmonia e o respeito entre pais, alunos, professores e funcionários.

Aos professores cabe a participação da elaboração da proposta pegagógica do estabelecimento de ensino, elaboração e cumprimento do plano de trabalho segundo a proposta pedagógica , compromisso com a aprendizagem dos alunos, estabelecimento de estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento e de articulação da escola com a famílias e a comunidade. Também um bom educador no plano dos processos de ensino, deve levar em consideração os saberes presentes no senso comum do aluno, que foram construídos apartir de suas práticas sociais e culturais mais amplas. Assim, o professor poderá organizar e programar técnicas e didaticamente os diferentesconteúdos e práticas de ensino. O professor nesse contexto é representado pelas incertezas, não propriamente de promover e desenvolver uma ação com significado social e político.

A formação do professor, deve ir além de técnica e científica, ou seja, esta deve estar ligada a uma perspectiva de projeto social democrático e solidário, que possa levar em consideração a história não contada das culturas silenciadas, tais como: dos indigenas, dos negros, das mulheres, entre outras. O profissional da educação necessita ter um novo olhar em relação à leitura de mundo e a condição humana. E o aluno juntamente com o professor têm de ser entendidos como sujeitos que se relacionam na dinâmica histórica da sociedade.

Ocorreu muitas mudanças ao longo da nossa história; uma delas que causou um impacto maior na questão da educação, foi os métodos de ensino; pois enquanto o método histórico busca mais a utilização do raciocínio e uma aula de qualidade, o método tradicional se preocupa com a variedade e a quantidade de informações e não a formação do pensamento reflexivo.

O método histórico é considerado como uma construção contínua, fruto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com