TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.485 Palavras (14 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RELATÓRIO PARCIAL

Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)

Antônia Clemente de Souza: 2895602210

Fabiano Gomes de Deus RA: 9932578162

Tânia de Oliveira Azevedo-RA: 1299105951

Viviane Clemente Martins-RA: 2895589479

                                Wagner Lopes Miranda-RA: 8945197098

Wilson de Sousa Dias RA: 9518898645

Tutor: EUYSDERSON BORGES

TAGUATINGA-DF 2015


SUMÁRIO

  1. Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------- 3
  2. Macro Informática------------------------------------------------------------------------------- 3

.1 Necessidades primárias para a implantação dos recursos humanos na empresa ---- 4

2.2 Cronograma de Aplicação do Setor de Recursos Humanos --------------------------- 4

  1. Considerações Finais---------------------------------------------------------------------------- 7
  2. Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------- 8
  3. Anexos -------------------------------------------------------------------------------------------- 9

INTRODUÇÃO

        Ao analisar o histórico da empresa verificou-se que o mundo dos negócios está mudado e nos dias atuais é de fundamental importância para as organizações planejar a área de recursos humanos, pois o ambiente empresarial esta cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo. A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem as organizações atrair , desenvolver e reter seus talentos humanos, pois precisam adequar-se as necessidades humanas de forma integrada ,sejam elas clientes proprietários, fornecedores ou colaboradores.

O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente que estão ocorrendo de forma rápida e ágil faz com que as  organizações busquem se  adaptar a esses novos cenários para se  manter competitiva no mercado. E neste trabalho serão apresentadas algumas dessas regras que tem como objetivo cerrar os conflitos, pontos críticos e opiniões que envolvem os colaboradores e empresa para o melhor convívio.

 Macro Informática LTDA

Atualmente essa empresa conta com vários clientes no setor de comercialização de produtos de informática, montagem e manutenção  de computadores, e sistemas de informatização tendo assim se  diversificado obtendo maior ascensão no mercado, hoje seu faturamento mensal costuma ser em torno de R$ 200.000,00, comparável as empresas mais desenvolvidas, porém, com muito potencial a ser explorado e que vem se apresentando um futuro cada vez mais promissor. Os investimentos em novos projetos são constantes, criando equipamentos e sistemas cada vez mais avançados e ao mesmo tempo mais sofisticados. Desta forma a MACRO INFORMATICA LTDA, visando atingir uma evolução tanto interna como externa está traçando um planejamento estratégico com seus sócios diretores e gestor de recursos humanos. Identificaram a necessidade de uma implantação e a estruturação do setor de recursos humanos, necessário para que a empresa atinja a meta estabelecida em longo prazo, facilitando a aplicação de técnicas administrativas em rotina de  pessoal ,elaboração de ações efetivas na aplicação do capital intelectual e conciliando as ações dos subsistemas de gestão de pessoas com as estratégias corporativas são essenciais para que o novo departamento de RH e  empresa funcionem em conjunto encontrando as soluções necessárias para sanar  os conflitos detectados.

 2.1 Necessidades primárias para a implantação dos recursos humanos na empresa

        Na atual conjuntura, é incontestável a importância de um Departamento de Recursos Humanos dentro de uma organização. Sendo ele responsável pelo êxito das operações dos negócios e pelo cumprimento das leis que favorecem o papel social que as mesmas precisam exercer frente a sociedade, não buscando somente o lucro e nem excluindo essa importante função da empresa.

        Acarretando maior complexidade dos recursos necessários as operações, aumento de capital bem como aplicação de conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis a manutenção e competitividade dos negócios. As tecnologias de gestão de pessoas vieram revolucionar as empresas no sentido de organização e redução de riscos comerciais e incertezas em seus futuros, com a intenção de melhorar a capacidade organizacional de pequenas, médias e grandes empresas.    

        Considerando a necessidade que o mundo empresarial tem de se adaptar às rápidas mudanças, dai a necessidade de se fazer uma análise, identificar os pontos fracos e propor um processo eficiente onde todos saiam ganhando tanto colaboradores  quanto organização.

2.2 Cronograma de Aplicação do Setor de Recursos Humanos

Na instrumentação de seus recursos humanos e na composição de sua política de remuneração estratégica, a maioria das empresas sempre opta por dois programas de remuneração: um fixo e tradicional e outro variável com base em PLR. 

Um Plano de Remuneração Variável com base na Participação nos Lucros e Resultados sempre é o mais viável, sustentável e de fácil entendimento por parte dos colaboradores.
O Plano de Remuneração Variável com base na Participação nos Lucros e Resultados visa compartilhar os benefícios advindos do crescimento da organização mensurados pelo lucro obtido, bem como apresentar com clareza aos funcionários a relação entre suas contribuições pessoais e de equipe e o crescente valor da empresa. Tem como objetivo principal atender às necessidades imediatas e futuras vinculadas à estratégia e à gestão da organização em termos de remunerar empenho, esforço, dedicação, desempenho, produtividade e criatividade, de modo individual e coletivo, tendo como foco predominante os resultados corporativos, além da diagnose e impacto dos resultados individuais, das equipes e sua relação. 

Para a elaboração de um plano eficiente e eficaz, devemos seguir algumas premissas básicas: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (62.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com