TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer III Final

Casos: Prointer III Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  3.640 Palavras (15 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 15

APRESENTAÇÃO

Através do estudo que será apresentado nesse trabalho veremos que o recrutamento e a seleção é essencial, pois apresenta as oportunidades ao mercado, onde pessoas e empresas se beneficiarão, criando soluções e direcionando os resultados dos trabalhos. Serão mostradas as etapas de forma apropriada para que as empresas possam evitar altos índices de rotatividade gerados pela má contratação.

O processo de Recrutamento e Seleção dentro de uma organização apresenta todo um conjunto de premissas que servem para o desenvolver de um novo trabalho, pois quando se tem pessoas capacitadas, o processo flui de forma a agregar valores, a estruturar uma cultura a fortalecer os desempenhos intelectuais e organizacionais de forma geral.

As empresas possuem uma grande necessidade de obter pessoas comprometidas com as suas atividades, pois, o cenário mundial está em constante mudança, como a globalização a revolução tecnológica e a complexidade das estruturas organizacionais. Cada vez mais, a empresa tem necessidade de se adaptar às mudanças do ambiente externo em pouco tempo, e isso acaba exigindo que o setor de Recursos Humanos trabalhe dobrado, buscando recrutar e selecionar os candidatos, sejam eles como recrutamento interno, externo ou recrutamento misto, e isto se deve ao fato da necessidade das organizações terem que estar sempre revendo suas carências de recurso humano há curto, médio e longo prazo.

Atrair e manter talentos são o grande desafio da gestão de pessoas. O início deste desafio está em identificar a pessoa certa para o lugar certo nas empresas.

A crescente complexidade das relações trabalhistas requer capacitação de profissionais para a condução apropriada das relações sindicais e das negociações coletivas. Os acordos afetam diretamente o clima organizacional e a própria viabilidade econômica das corporações.

A gestão estratégica das relações sindicais evitam paralisações, minimizam conflitos trabalhistas e promovem um melhor clima organizacional. É necessário que os profissionais envolvidos nesse processo estejam atualizados sobre as técnicas de negociação e de gestão do relacionamento sindical e trabalhista.

DESENVOLVIMENTO

Recrutamento e seleção: a importância para as organizações

Há uma grande importância para as empresas na questão de recrutamento e seleção porque sendo utilizado de maneira correta proporcionará à organização mais sucesso ao integrarem colaboradores mais comprometidos com a empresa, ou seja, colocando profissionais capacitados para ocuparem o cargo e que se esta ofertando através de oportunidades dada pelo mercado de trabalho em que resulta no recrutamento e na seleção.

Isso acontece porque quando se cria no mercado muita oferta de trabalho funciona como uma corrente ligando recrutamento com a seleção que é a etapa que filtra os candidatos pretendidos a vaga, as empresa devem buscar pessoas qualificadas e preparadas para exercer sua função, por isto, deve realizar processos de busca e localização de pessoas adequadas para preencherem os cargos que estão disponíveis.

Toda empresa procura se destacar entre seus concorrentes, e não basta apenas possuir máquinas e equipamentos de última geração, deve contar com colaboradores bem capacitados e adequados para desempenharem seus cargos e funções de maneira eficiente, buscando sempre a eficácia organizacional.

De acordo com Maximiano (2012, p.5) “eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos”. Todo colaborador que trabalha com os conceitos da eficiência organizacional, está realizando o seu trabalho de maneira correta. As organizações são importantes, pois, delas vem todos os recursos e possibilidades de satisfação das necessidades humanas. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos), assim sendo, as empresas devem ser classificadas como organizações, pois, elas são formadas por pessoas que trabalham com objetivos estabelecidos por sua administração.

Assim como as organizações, os colaboradores também têm seus objetivos individuais, e cabe às empresas fazer com que os contratados identifiquem seus objetivos com os da empresa, para assim, criar um vínculo forte. As empresas devem se atentar ao conceito de que são organizações e que toda organização é formada por seres humanos, e para isso, precisam de indivíduos que realmente se identifiquem com os objetivos organizacionais. Após a elaboração do recrutamento, divulgação na mídia mais adequada, realização da triagem dos candidatos que enviaram seus currículos, (ou entraram em contato com a empresa), entra a segunda fase do processo de contratação de pessoas, que é a seleção.

O processo de recrutamento, de acordo com Chiavenato, começa quando há necessidade da organização em substituir ou aumentar seu quadro de funcionários. Para início do recrutamento deve haver um documento evidenciando a necessidade da contratação, esse documento é chamado de requisição de pessoal. Deste documento são tiradas todas as informações necessárias para o processo de recrutamento e seleção ser eficaz. As informações principais são: requisitos pessoais, habilidades profissionais, conhecimentos, experiências anteriores e informações sobre o cargo (horário de trabalho, quantidade de vagas, descrição da função).

Nas organizações são utilizadas três formas de recrutar: o recrutamento interno, recrutamento externo e o recrutamento misto.

Recrutamento interno - O processo de recrutamento pode acontecer no âmbito interno das organizações quando ocorre o surgimento de uma vaga para o novo cargo, remanejando o colaborador, dando-lhe a oportunidade de uma promoção dentro empresa.

Segundo Chiavenato o recrutamento interno exige uma intensa e continua coordenação e integração do órgão de recrutamento com os demais órgãos da empresa. É baseado em informações relacionadas com dados adquiridos pela organização a partir de contatos anterior, ou posterior ao seu ingresso à empresa, como por exemplo: resultados obtidos pelo candidato interno nos testes de seleção a que se submete quando de seu ingresso e resultado de desempenho do candidato. Atualmente passamos por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com