TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III RELATORIO FINAL

Por:   •  9/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso Superior Tecnologia em Logística

3ª Série - Turma: quinta-feira

Tutor Presencial: Bruno Moraes

Ednei Benedito Lourenço - RA: 8520919807

Patrícia Aparecida de Sousa - RA: 8520919825

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER III)

RELATÓRIO FINAL

Disciplinas norteadoras:

 

Gestão de Custos Logísticos;

Gestão de Marketing: e

Intermodais

Roseira/SP

2015

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo principal para elaboração do Desafio Profissional desenvolvido sob a luz das disciplinas: Gestão de Custos Logísticos; Gestão de Marketing; e Intermodais é apresentar propostas para a remodelagem do planejamento mercadológico e logístico de uma organização industrial do ramo alimentício que produz laticínios devido à expansão da região onde seus produtos são fornecidos. Para tanto, necessitamos realizar levantamento a respeito de como é o funcionamento da indústria, como é sua gestão, como realizada a aquisição de matéria prima, como é o processo produtivo e principalmente como é realizado a distribuição dos seus produtos. Diante destes questionamentos levantaremos informações importantes que nos ajudarão no desenvolvimento de um plano condizente com a realidade da empresa e alinhado aos seus objetivos.

O custo logístico, no segmento alimentício, é decisivo para determinar competitividade da empresa, segundo Lambert et al. (1998). Nesse caso o valor agregado chega próximo aos 40%. Desta forma os custos logísticos são ainda mais expressivos num país de grande dimensão territorial como é o caso do Brasil impactando de forma intensa na competitividade da empresa. Desta forma nosso trabalho é desenvolver um projeto que permita atender a demanda do mercado com eficiência, reduzindo ao mínimo possível os custos relacionados com a logística de distribuição. É nosso dever levar em conta a satisfação do cliente oferecendo produtos de boa qualidade, com preço atrativo e no menor prazo de entrega. No cenário atual, em que o mercado destaca a importância de termos parceiros responsáveis, manter a regularidade das entregas agrega valor a imagem da empresa. Por isso a escolha do modal adequado que atenda a indústria da forma que ela necessita respeitando sua singularidade é fundamental para sua sobrevivência junto ao mercado.

Segundo Ballou (1993): “transporte refere-se aos vários métodos para se movimentar produtos. Algumas das alternativas populares são os modos rodoviários, ferroviários e aeroviários. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos”.

Para a indústria em questão há que se advertir que os produtos que ela desenvolve são altamente perecíveis necessitando de transporte e armazenamento adequados com controle térmico eficiente. Temos que levantar os custos referentes à aquisição de nova frota ou terceirizar, aos itinerários a serem utilizados, ao uso ou não de um centro de produção para terceiros, O modal escolhido deverá ser compatível com a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa e podem ser pautados em cinco características básicas: velocidade; consistência; capacitação; disponibilidade; e freqüência.

Se ao final da analise houvermos optado pela contratação de terceiros teremos, ainda, uma longa jornada para realizar a seleção do prestador que deverá se enquadrar em sete princípios básicos: confiabilidade; preço; flexibilidade operacional; flexibilidade comercial, saúde financeira; qualidade do pessoal operacional; e informações de desempenho.

Para estruturarmos uma proposta condizente com a realidade da indústria e com os projetos futuros analisamos diversas situações dentre as muitas destacamos algumas: Os produtos fabricados pela empresa pertencem ao segmento de alimentos e por isso o consumidor o adquire com grande freqüência. Neste sentido o consumidor busca comodidade ao adquiri-lo. Portanto a rapidez na reposição do produto na prateleira influencia diretamente na sua venda, ou seja, na falta do produto que o consumidor está acostumado a consumir ele levará outro de qualidade similar que se encontra disponível na prateleira do comércio.  

A construção de pequenas instalações de produtivas próximas as concentrações de mercado é uma boa opção que facilita o transporte dos produtos contribuindo para o aumento da sua disponibilidade.

Segundo Harmon (1994), a eliminação de intermediários entre fornecedor e cliente também auxilia na redução de custo dos transportes. Desta forma pressupomos que os custos do transporte estão relacionados com o tempo, com os equipamentos e a mão-de-obra adicionados ao carregamento e descarregamento dos produtos para que os mesmos possam ser enviados dos depósitos para os clientes. Neste caso especifico em que trabalhamos com produtos altamente perecíveis é importante que haja centros de distribuição ou armazéns, ou seja, um ponto intermediário entre a indústria e os clientes. Os centros de distribuição ainda facilitam a reposição dos estoques dos clientes diminuindo a vacância em suas prateleiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (753.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com