TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Relatorio Parcial E Relatorio Final

Artigo: Prointer Relatorio Parcial E Relatorio Final. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  4.449 Palavras (18 Páginas)  •  2.102 Visualizações

Página 1 de 18

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

CURSO: Tecnologia em Gestão Pública

DISCIPLINA: Processos Gerenciais

Nome: Felipe Pimentel RA: 7160519341

Nome: Gláucia Buganza RA: 7302537763

Nome: Isabel Carvalho RA: 6395247791

Nome: Kethilin Souza RA: 7126530657

Nome: Rodrigo Oliveira RA: 7302522193

Nome: Rosilene Rodrigues RA: 6942017504

Professor Tutor à Distância: Ademir Leite

Professor Tutor Presencial: Rogério Dias

Sorocaba, Outubro de 2013.

SUMÁRIO

ETAPA 1 _________________________________________________________________03

ETAPA 2 _________________________________________________________________09

ETAPA 3 _________________________________________________________________11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS __________________________________________20

ETAPA 1

FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO

O Planejamento é uma ferramenta da administração que tem como finalidade a ilustração de como as empresas determinam seus objetivos principais, explicando como elaboram análises ambientais e organizacionais, como formulam suas estratégias e demonstração de como implantá-las, para melhor conhecer suas vulnerabilidades.

O Planejamento:

O planejamento é um guia e uma ferramenta da administração; tem como função a elaboração de um estudo sobre as ações a serem desenvolvidas, considerando objetivar um organograma que visa à ordenação administrativa para as empresas.

Falar de planejamento é falar de algo que envolve toda uma organização. É através do planejamento que podemos desenvolver ações, discutir sobre metas administrativas, enfim, construir um futuro estudado e elaborado para a empresa; reavaliar todo e qualquer processo sempre que houver condições objetivas. Buscando assim, alcançar a excelência em qualidade e determinação de objetivos. Por fim, o objetivo principal do planejamento é minimizar a necessidade de revisões de direções, durante a execução das ações determinadas.

Um planejamento bem realizado, só oferece vantagens à equipe de projetos.

Uma frase de Confúcio: “Aquele que não prevê os acontecimentos em longo prazo se expõe a infelicidades próximas.”.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

De acordo com os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planejamento:

• Planejamento Estratégico;

• Planejamento Tático;

• Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico

É o processo que mostra as orientações que permitem às empresas melhorar, fortalecer ou modificar sua posição em relação à concorrência. Todas as empresas têm seus objetivos específicos, porém todas buscam um único objetivo, que é o lucro. E para isto, é fundamental que conheçam o significado de visão, missão e valores, pois estes conceitos norteiam as diretrizes de um planejamento. Sendo assim, uma empresa que põe em prática estes conceitos, utilizando-os corretamente no exercício da liderança, gera impactos efetivos no seu desempenho. O planejamento estratégico define a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais. Está orientado para o futuro num horizonte com longo prazo, como não se têm dados ou informações sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. Ele visa antecipar o futuro da empresa, em relação ao futuro. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira.

De acordo com OLIVEIRA (1993 PÁG. 38) – “O Planejamento Estratégico é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos em ação a serem seguidos para sua consecução.”.

Segundo o pensamento de LACOMBE (2003, pág. 164) – “O conceito Planejamento Estratégico está intimamente vinculado ao de eficácia, isto é, fazer a coisa certa ou correta, ou seja, aquilo que precisa ser feito para atingir resultados que sejam válidos para a organização.”.

O Planejamento Estratégico apresenta três características fundamentais:

1 ) É projetado no longo prazo: Envolve a empresa (como um todo) definido pela cúpula da administração. Seu limiar cobre algo de 2 a 5 anos e às vezes, em alguns casos, chega a levar 10, 15 a 20 anos, dependendo dos investimentos.

2) Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: Portanto, sujeitos à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais.

3) Envolve a empresa como um todo no sentido de obter de todos as capacidades, competências, e potencialidades da empresa, um efeito sinergético. Há muita ênfase nos seus objetivos e refere-se a eles como parâmetros chaves, qualitativos e quantitativos.

Planejamento Tático

Desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional. É menos genérico e mais detalhado, é em médio prazo, sua articulação é interna abordando cada unidade de trabalho ou de custo separadamente.

Apresenta as seguintes características:

- Processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com