TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projecto de desenvolvimento

Por:   •  28/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Todos os bairros do Município de Nacala principalmente em todos os postos Administrativos, necessitam de um desenvolvimento sustentável para garantir a subsistência das pessoas e que lhes tragam perspectiva de continuidade a vida, garantindo, assim um dos seus direitos a saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura, lazer e cultura. Assegurando a dignidade e segurança a vida humana.

Alem disso, todos cidadãos de um pais, município necessitam de gozar de seus direitos como garantia estabelecida nos princípios da administração pública e como direito de todo cidadão.

Estar à espera de um filho e, em especial, do primeiro, é um dos acontecimentos mais marcantes da vida de uma mulher e representa, sem dúvida, um desafio à sua maturidade e à estrutura da sua personalidade.

Apesar da gravidez ser um fenómeno biologicamente normal, encerra profundas alterações e reestruturações a nível físico, a nível das estruturas internas e auto-percepções, bem como das relações com os outros.

Por tudo isto, a gravidez requer um esforço suplementar de síntese e de reorganização da estabilidade, do qual pode resultar um acréscimo de vulnerabilidade, capaz de constituir um factor de risco para a saúde mental da mulher

Portanto o presente trabalho visa a implantação de um projecto designado “Casa Mãe espera” que visa garantir a protecção da saúde mulher gravida, que será implantado no bairro de Quissimajulo no Município de Nacala Porto.

O projecto esta estruturado em três (3) principais partes, das quais a Introdução onde iremos abordar de questões sobre o levantamento da problemática, contexto do trabalho, objectivos, justificativa, descrição, na segunda parte do projecto iremos abordar de questões de levantamento bibliográfico em relação a pesquisa, na terceira parte do projecto iremos abordar sobre as metodologias utilizadas no levantamento de dados estatísticos, apresentação de metas, descrição do plano de acção, o cronograma do projecto, a orçamentação, e apresentar a parceria que ira ajudar na materialização deste projecto.  

1. Tema:

O presente projecto tem como finalidade:

Construção de um bloco de 3 quartos e uma casa de banho no centro de saúde de Quissimajulo para beneficiar as mães grávidas que ficam na sala de espera.

1.1 Problematização

Diante da realidade de falta de centros de saúde e maternidades perto de algumas comunidades, evidenciamos uma grande dificuldade enfrentada pela comunidade de Quissimajulo e arredores principalmente a comunidade de Chivato que se distancia aproximadamente a 3.5Km do centro de saúde que se localiza na sede de Quissimajulo.

Nesta vertente as mulheres gravidas principalmente aquelas que estão no 9º mês de gestação enfrentam várias dificuldades para o acesso de uma maternidade pois as vezes quando já estão próximos dos dias devem percorrer esta distância e muitas vezes pela falta de transporte que se verifica nessa comunidade percorrem essa distância a pé.

Devido a este problema enfrentado surge a ideia de implantação do presente projecto.

1.2 Objectivos

O objectivo principal do projecto é de melhorar o bem-estar e o alívio da dor e do sofrimento das mulheres gravidas que encontram-se a residir longe nas maternidades.

Para isso, o projecto interessa-se especificamente a:

  • Aliviar a dor e os sintomas e melhorar o conforto e a qualidade de vida das mulheres gravidas que estão quase no período de parto;
  • Diminuir o sofrimento e reduzir as distâncias percorridas por mulheres a procura de uma unidade sanitária em situação de gravidez nas localidades de Chivato e Quissimajulo;
  • Melhorar os cuidados no tratamento da mulher gravida, que muitas vezes por não ter família nos arredores da maternidade são obrigadas a ficarem em filas de esperas nas varandas das maternidades.

1.3 Conteúdo do projecto

As principais actividades previstas no quadro do projecto preveem:

Componente 1: Alívio da dor e dos sintomas e melhoramento do conforto e da qualidade de vida das mulheres grávidas que estão quase no período de parto;

  • Melhorar as competências do pessoal de saúde de todos os cuidados de saúde principalmente mulheres grávidas,
  • Apoiar a unidade de referência para os cuidados de suporte e alívio da dor, cuidar as mulheres gravidas.

Componente 2: diminuição do sofrimento e reduzir as distâncias percorridas por mulheres a procura de uma unidade sanitária em situação de gravidez nas localidades de Chivato e Quissimajulo construção de centros adaptados sustentáveis, “Casa mãe espera”.

  • Melhoramento das competências dos profissionais de saúde e outras pessoas em contacto com as mulheres gravidas;
  • Cuidados de saúde das mulheres gravidas,
  • Sensibilização do público na conservação das casas “mae espera”.

Componente 3: melhores cuidados de saúde no tratamento da mulher gravida, que muitas vezes por não ter família nos arredores da maternidade são obrigadas a ficarem em filas de esperas nas varandas das maternidades.

  • Apoiar materialmente e financeiramente os voluntários e supervisar as actividades para manter as casas limpas e bem arrumadas;
  • Formar aos cuidados de saúde ao uso e utilização das casas,
  • Informar, sensibilizar e educar os profissionais e a comunidade sobre a importância das casas mãe espera e organizar reuniões de concertação e de coordenação.

2. Breve Caracterização do Distrito

2.1 Localização, Superfície e População.

O distrito de Nacala situado no litoral da província a 210 km da capital Nampula, tem como limites, a Sul o distrito de Mossuril, a Este o oceano Índico, a Norte o distrito de Memba e a Oeste os distritos de Eráti e Monapo. Com uma superfície1 de 1.169 km2 e uma população recenseada em 1997 de 77.918 habitantes e estimada, à data de 1/1/2005, em 93.553 habitantes, este distrito tem uma densidade populacional de 81.1 hab/km2. A relação de dependência económica potencial é de aproximadamente 1:1.1, isto é, por cada 10 crianças ou anciãos existem 11 pessoas em idade activa. A população é jovem (45%, abaixo dos 15 anos de idade), maioritariamente feminina (taxa de masculinidade de 49%) e de matriz rural (taxa de urbanização de 6%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (587.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com